A “inclusão digital indígena" na Sociedade da Informação

Autores

  • Alejandra Aguilar Pinto

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v1.n2.2008.1162

Palavras-chave:

inclusão digital, povos indígenas, indios, sociedade da informação, politicas públicas

Resumo

Este documento faz parte da atual pesquisa de doutorado, intitulada A Identidade/Diversidade Cultural no ciberespaço: práticas informacionais e de inclusão digital nas comunidades indígenas, o caso dos Kariri-Xocó e Pankararus. A metodologia empregada consistiu de uma pesquisa documental, entrevistas a especialistas, assim como uma visita a campo para conhecer a realidade da “inclusão digital indígena" em duas comunidades. A pesquisa deu como resultado que a inclusão digital indígena começou como uma política pública, mas logo o setor privado começou a participar com medidas deste tipo.Por outro lado, os povos indígenas apresentaram um entusiasmo e uma vontade de aprender, porém foram críticos e questionadores a estes programas, sobretudo os governamentais, por a sua lentidão, burocracia e escassez de recursos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alejandra Aguilar Pinto

Mestre em Ciência de Informação (C.I). Atualmente Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Ciência de Informação-PPGCI, Linha de pesquisa: Comunicação da Informação.

Downloads

Como Citar

Pinto, A. A. (2011). A “inclusão digital indígena" na Sociedade da Informação. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 1(2), 37–51. https://doi.org/10.26512/rici.v1.n2.2008.1162

Edição

Seção

Artigos