Mapeamento da produção intelectual em periódicos científicos: estudo em uma Faculdade de Educação
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v11.n3.2018.10435Palavras-chave:
Cientometria., Faculdade de Educação., Periódicos científicos., Produção científica., Educação.Resumo
O presente artigo tem como objetivo geral analisar a produtividade da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em periódicos científicos. Pesquisa cientométrica, com abordagem de métodos quantitativo, exploratório e descritivo. Coleta de dados da produção intelectual da FACED inserida no Sistema de Bibliotecas da Universidade de 2000 a 2014, tratada em planilha eletrônica. Para contextualização dos dados, na primeira etapa é realizada a análise da produção em geral, com todos os tipos de documento, para o posterior aprofundamento e resposta do objetivo geral e específicos. A pesquisa aponta, entre diversos resultados, a maior produtividade em periódicos nacionais não indexados. Esse tipo de documento não seria recuperado em bases de dados tradicionais. Também indicou o crescimento da produção em periódicos científicos, possivelmente ligado ao crescimento da Pós-Graduação no país.
Downloads
Referências
ANDRADE, Rodrigo de Oliveira. Para publicar com critério. Pesquisa FAPESP, São Paulo, v. 244, 2016, p. 96-97. Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/2016/06/15/para-publicar-com-criterio/ Acesso em: 28 fev. 2018.
CAFÉ, Lígia; BRÄSCHER, Marisa. Organização da informação e bibliometria. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v. 13, n. esp., 1º sem. 2008, p. 54-75.
CARVALHO, Y.M.; MANOEL, E.J. Para além dos indicadores de avaliação da produção intelectual na grande área da saúde. Movimento, Porto Alegre, v. 12, n. 3, p. 193-225, set./dez. 2006. Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/2915/1551 Acesso em: 15 mar. 2015.
CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÃFICO E TECNOLÓGICO (CNPQ). Censos: plano tabular. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/web/dgp/sobre12 Acesso em: 30 out. 2016.
COSTA, Ana Ludmila Freire. Publicação e avaliação de periódicos científicos: paradoxos da classificação Qualis em Psicologia. 2006. 213 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006. Disponível em: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/bitstream/123456789/17430/1/AnaLFC.pdf Acesso em 15 ago. 2015
EVANS, James A.; REIMER, Jacob. Open Access and Global Participation in Science. Science, Washington, v. 323, n. 5917, p. 1025, Feb. 2009. Disponível em: http://www.sciencemag.org/cgi/content/full/323/5917/1025 Acesso em: 24 ago. 2015.
FORATTINI, Oswaldo Paulo. A tríade da publicação científica. Revista Saúde Pública, São Paulo, v. 30, n. 1, p. 3-12, fev. 1996. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rsp/v30n1/5037.pdf Acesso em: 30 set. 2015.
FRIGERI, Mônica; MONTEIRO, Marko Synésio Alves. Qualis Periódicos: indicador da política científica no Brasil? Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 19, n. 37, 2015. Disponível em: http://seer.fclar.unesp.br/estudos/article/view/6266/5227 Acesso em: 19 set. 2015.
GLÄNZEL, Wolfgang. Bibliometrics as a research field: a course on theory and application of bibliometric indicators. [S.L.]: Courses Handout, 2003. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/242406991_Bibliometrics_as_a_research_field_A_course_on_theory_and_application_of_bibliometric_indicators
Giménez-Toledo, E., Tejada-Artigas, C., & Mañana-Rodríguez, J. Evaluation of scientific books’ publishers in social sciences and humanities: Results of a survey. Research Evaluation, v. 22, n. 1, p. 64-77, 2013. doi:10.1093/reseval/rvs036
HOOD, W. W; WILSON, C. S. The literature of bibliometrics, scientometrics, and informetrics. Scientometrics, Budapest v. 52, n. 2, p. 291-314, Oct. 2001.
KUHN, Thomas. A estrutura das revoluções científicas. 5. Ed. São Paulo: Perspectiva, 1998.
MEADOWS, Arthur J. A Comunicação Científica. Brasília: Briquet de Lemos, 1999.
MEIS, Leopoldo de; LETA, Jacqueline. O Perfil da Ciência Brasileira. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1996.103 p.
MENEGHINI, Rogério. Pesquisador Desmente Ministro Sobre Produção Científica. Agência FAPESP. Artigo publicado no jornal Folha de São Paulo em 12/5/2009. Disponível em: http://www.fapesp.br/materia/5175 Acesso em: 15 set. 2015.
MENEGHINI, Rogério. Publicação de periódicos nacionais de ciência em países emergentes. Educação em revista, Belo Horizonte, v. 28, n. 2, p. 435-442, Jun. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/edur/v28n2/a20v28n2.pdf Acesso em: 06 set. 2015.
MUGNAINI, Rogério. Caminhos para adequação da avaliação da produção científica brasileira: impacto nacional versus internacional. 2006. 254 p. Tese (Doutorado em Cultura e Informação) -Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-11052007-091052/ Acesso em: 1 jun. 2015.
NEDERHOF, A. J. Bibliometric monitoring of research performance in the Social Sciences and the Humanities: a review. Scientometrics, Budapest, v. 66, n. 1, p. 81”“100, 2006. Disponível em: http://link.springer.com/article/10.1007%2Fs11192-006-0007-2 Acesso em: 17 set. 2015.
OLIVEIRA, Z. P. et al. O uso do campo MARC 9XX para controle bibliográfico institucional. Ciência da Informação, Brasília, v.33, n.2, dez. 2004. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/article/view/105 Acesso em: 21 mar. 2016.
PACKER, Abel L; MENEGHINI, Rogério. Visibilidade da Produção Científica. In: POBLACION, Dinah Aguiar; WITTER, Geraldina Porto; SILVA, José Fernando Modesto da (Org.). Comunicação & Produção Científica: contexto, indicadores e avaliação. São Paulo: Angellara, 2006.
PIZZANI, Luciana; SILVA, Rosemary Cristina da; HAYASHI, Maria Cristina Piumbato Innocentini. Bases de dados e bibliometria: a presença da Educação Especial na base Medline. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, Nova Série, São Paulo, v. 4, n. 1, p. 68-85, jan./jun. 2008.
SANTOS, Solange Maria dos. Perfil dos periódicos científicos de Ciências Sociais e de Humanidades: mapeamento das características extrínsecas. 2010. 176 f. Dissertação (Mestrado) - Escola de Comunicação e Artes, Pós-graduação em Ciência da Informação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.
PRICE, Derek de Solla. O desenvolvimento da ciência: análise histórica, filosófica, sociológica e econômica. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1976. 77p.
SPINAK, Ernesto. Indicadores Cienciométricos. Ciência da Informação, Brasília, v. 27, n. 2., p. 141-148, maio/ago. 1998. Disponível em: http://revista.ibict.br/cienciadainformacao/index.php/ciinf/article/view/349/1690 Acesso em: 15 jun. 2015
VALÉRIO, Palmira Mariconi. Espelho da Ciência: avaliação do programa setorial de publicações em ciência e tecnologia da FINEP. Brasília: FINEP/IBICT, 1994.
VANZ, Samile Andrea de Souza; STUMPF, Ida Regina Chittó. Procedimentos e ferramentas aplicados aos estudos bibliométricos. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 20, n. 2, p. 67-75, maio/ago. 2010. Disponível em: http://www.ies.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/4817/4358 Acesso em: 7maio 2015.
VASCONCELOS, Sonia Maria Ramos de; SORENSON, Martha Meriwether; LETA, Jacqueline. Scientist-friendly Policies for Non-native English-speaking authors: timely and welcome. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, Ribeirão Preto, v. 40, n. 6, jun. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/bjmbr/v40n6/6753.pdf Acesso em: 29 jul. 2015.
VINKLER, Peter. Publication growth in science. In: VINKLER, Peter. The evaluation of research by scientometric indicators. Oxford: Chandos, 2010, cap. 4, p. 23-34.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2006. Resolução 38/2006, de 6 de setembro de 2006. Disponível em: http://www.ufrgs.br/cepe/legislacao/resolucao-no-38-2006-de-06-09-2006 Acesso em: 17 out. 2016.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Conselho Universitário. 2001. Decisão 118/2001, de 17 de agosto de 2001. Disponível em: http://www.ufrgs.br/consun/legislacao/documentos/decisao-no-118-2001 Acesso em: 11 dez. 2016.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Faculdade de Educação UFRGS. 2015. Disponível em: http://www.ufrgs.br/faced/ Acesso em: 22 jul. 2015.
ZANOTTO, Sonia Regina et. al. Análise de citações utilizando o Google acadêmico: estudo com os periódicos Intexto e Em Questão. In: Hayashi, Maria Cristina Piumbato Innocentini; Mugnaini, Rogério; Hayashi, Carlos Roberto Massao (Org.). Bibliometria e Cientometria: metodologias e aplicações. São Carlos: Pedro & João, 2013. p. 171-181
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Notas de direitos autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 4.0, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: distribuir em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.