Competência que transforma: o papel da biblioteca no ambiente acadêmico
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v19.n1.2026.61396Palavras-chave:
Competência informacional, Bibliotecas universitárias, Formação do usuário, Estudo de usuáriosResumo
Este trabalho tem como objetivo descrever as ações de formação em competência informacional desenvolvidas pelos bibliotecários da Universidade Federal Fluminense, entre 2020 e 2024. As iniciativas visam promover o desenvolvimento, a capacitação e a autonomia de usuários, pesquisadores, estudantes e técnicos administrativos, contribuindo diretamente para a qualidade da pesquisa científica. A abordagem é exploratória e descritiva, com base na análise das práticas educativas implementadas no período. Dentre as principais ações, destacam-se os treinamentos voltados para a normalização de trabalhos acadêmicos conforme as normas da ABNT, o uso eficiente do Portal de Periódicos CAPES, o auto arquivamento e acesso ao Repositório Institucional da universidade e a utilização de fontes de informação em acesso aberto, entre outras. Os resultados indicam uma melhora significativa na habilidade dos participantes em aplicar normas técnicas, acessar informações confiáveis e utilizar recursos acadêmicos com maior eficiência. Tais avanços refletem-se na produção científica da instituição, reforçando o papel estratégico da biblioteca como mediadora da informação e promotora da aprendizagem contínua. Conclui-se que a formação em competência informacional é essencial para fortalecer o pensamento crítico, o incentivo à autonomia na pesquisa e a democratização do acesso ao conhecimento. Recomenda-se a continuidade e ampliação dessas ações, com a constante atualização das metodologias pedagógicas, a fim de atender às demandas crescentes do ambiente acadêmico.
Downloads
Referências
BELLUZZO, Regina Célia Baptista. Informação & Sociedade: Estudos., João Pessoa, v. 30, n. 4, p. 1-28, out./dez. 2020.
BELLUZZO, Regina Célia Baptista; SANTOS, Gildenir Carolino dos. Competência em informação: fundamentos, contextos e práticas. 2. ed. São Paulo: Polis, 2017.
BELLUZZO, R. C. B.; MACEDO, N. D. Da educação de usuários ao treinamento do bibliotecário. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 23, n. 1/4, p. 78-111, jan./dez. 1990.
DUDZIAK, Elisabeth Adriana. Políticas de competência em informação: leitura sobre os primórdios e a visão dos pioneiros da information literacy. Competência em informação: políticas públicas, teoria e prática. Salvador: EDUFBA, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/22598/1/CompetênciaEmInformação-PolíticasPúblicasTeoriaePrática_%AlvesFernanda-CorrêaElisa-LucasElaine.pdf. Acesso em: 29 ago. 2025.
DUDZIAK, E. A. Information literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 1, p. 23-35, 2003.
GASQUE, Karla. Formação em competência informacional: desafios e práticas em bibliotecas universitárias. São Paulo: Editora Unesp, 2018.
LAURINDO, A. P.; SILVA, J. A. P. Introdução à pesquisa: características e diferenças teórico-conceituais entre o estudo qualitativo e quantitativo. Revista Uniabeu, v. 10, n. 26, 2017.
SANTOS, Schettino Jacob dos Júlia; MATA, Leandro da. Práticas educacionais relacionadas à competência em informação nas bibliotecas das universidades federais brasileiras. Brazilian Journal of Information Science: research trends, Marília, v. 17, 2023. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/14170. Acesso em: 29 ago. 2025
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. Sistema de Transparência da UFF. 2025. Disponível em: https://app.uff.br/transparencia/graduacao. Acesso em: 22 ago. 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Verônica de Souza Gomes, Ana Paula Matos Bazilio

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Notas de direitos autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 4.0, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: distribuir em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.













