FATORES RELACIONADOS AO ABSENTEÍSMO POR DOENÇA EM PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM:

UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Keille Neves Moraes Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIP-Moc)
  • Alline Antunes Rocha Ferreira Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIP-Moc).
  • José Ronivon Fonseca Faculdades Unidas do Norte de Minas (Funorte)
  • Patrick Leonardo Nogueira da Silva Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Valdira Vieira de Oliveira Universidade Estadual de Montes Claros Hospital Universitário Clemente de Faria

Resumo

Introdução: o absenteísmo nas instituições de saúde vem surgindo em decorrência do aumento de atestados médicos e do desgaste físico, psicológico e social, tendo como consequência o adoecimento. Objetivo: investigar fatores relacionados ao absenteísmo por doença entre profissionais de enfermagem. Método: trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura científica. Foram selecionados artigos das seguintes bases de dados: Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Eletronic Library Online (SciELO) na qual foram encontrados 735 artigos, sendo 86 em texto completo na base de dados da BVS. Resultados: ficaram evidenciadas as doenças do sistema osteomuculares como a principal causa do absenteísmo; quanto às estratégias, foram encontradas as seguintes ações preventivas: educação em saúde e o dimensionamento de pessoal na equipe de enfermagem. Conclusão: por meio do conhecimento da ausência dos trabalhadores de enfermagem nos serviços de saúde, pode-se ter uma organização do serviço de forma a minimizar o absenteísmo e promover o aumento da qualidade do atendimento prestado ao cliente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Keille Neves Moraes, Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIP-Moc)

Enfermeira pelas FIP-Moc. Especialista em Auditoria em Saúde pelas FIP-Moc.

Alline Antunes Rocha Ferreira, Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIP-Moc).

Enfermeira pela Faculdade de Saúde Ibituruna de Montes Claros (FASI-Moc). Especialista em Enfermagem do Trabalho pelas Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIP-Moc).

José Ronivon Fonseca, Faculdades Unidas do Norte de Minas (Funorte)

Enfermeiro pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Especialista em Saúde da Família pelas Faculdades Unidas do Norte de Minas (Funorte). Mestrando em Cuidados Primários à Saúde pela Unimontes. Docente da Funorte.

Patrick Leonardo Nogueira da Silva, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Enfermeiro pelas Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIP-Moc). Especialista em Saúde da Família Universidade Estadual de montes Claros (Unimontes).

Valdira Vieira de Oliveira, Universidade Estadual de Montes Claros Hospital Universitário Clemente de Faria

Enfermeira pela Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG). Especialista em Saúde Pública pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Docente da UNIMONTES.

Downloads

Como Citar

1.
Moraes KN, Ferreira AAR, Fonseca JR, da Silva PLN, de Oliveira VV. FATORES RELACIONADOS AO ABSENTEÍSMO POR DOENÇA EM PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM:: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Rev. G&S [Internet]. 2º de fevereiro de 2015 [citado 16º de abril de 2024];6(1):pag. 565-590. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2582

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)