Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Linhas Críticas?
Acesso

 

Diretrizes para Autores

Instruções aos autores


Linhas Críticas aceita para análise artigos inéditos de autores e autoras brasileiros e estrangeiros, com no máximo três autores, que apresentem consistência, rigor e originalidade na abordagem do tema. Publica dossiê temático, artigos oriundos do fluxo contínuo, resenhas, homenagens e entrevistas.A revista não aceita para publicação artigos que sejam resultados de revisões bibliográficas. Não serão aceitos trabalhos encaminhados concomitantemente para mais de uma revista.

 

O resumo e as palavras-chave do artigo devem vir em português, espanhol, inglês e francês. O artigo não pode apresentar identificação de autoria e da instituição em qualquer parte do texto e deve ser encaminhado pelo sistema de submissão online através do endereço:

http://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/about/submissions#onlineSubmissions.

 

Os dados de identificação do autor e da instituição deverão ser digitados nos campos apropriados da página de cadastramento, incluindo nome completo, endereço postal, minicurrículo, telefones e e-mail para contato com leitores. O mini currículo deve ter um máximo de cinco linhas contendo as seguintes informações: última titulação, instituição, área ou grupo de pesquisa em que atua e endereço eletrônico para correspondência (E-mail). A comissão editorial não avalia, simultaneamente, dois artigos de um mesmo autor e se reserva o direito de não publicar trabalhos de um mesmo autor ou coautor em intervalos menores de três edições.

 

A revista receberá para publicação artigos em português, espanhol, francês e inglês, já revisados em seu idioma de origem. Após aprovação, os artigos em inglês e francês serão traduzidos para o português e revistos pelos autores. Nesses casos os artigos serão publicados nos dois idiomas. Os artigos em espanhol serão publicados somente no idioma de origem

 

Para artigos em coautoria, Linhas Críticas considera como autores aqueles que têm efetiva contribuição intelectual e científica na realização do trabalho. O autor principal é o responsável pela submissão e integridade ética do artigo como um todo, assumindo a responsabilidade pela participação efetiva de cada autor e que todos os autores concordaram com o conteúdo do artigo.

 

A abreviatura da revista Linhas Críticas é Linhas Críticas, que deve ser usada em bibliografias, notas de rodapé e em referências.

 


Orientações de formatação do texto:



  1. Incluindo tabelas, gráficos e referências, deverá conter entre 30.000 a 50.000 caracteres (com os espaços), formatados para folha A4, texto justificado, digitados em espaço 1.5, fonte Arial, corpo 11.

  2. A resenha de livro publicado nos últimos dois anos não pode ultrapassar os 10.000 caracteres (com os espaços) e deve observar as mesmas regras para a formatação dos artigos. No texto da resenha deve conter a indicação completa da obra resenhada.

  3. Título do artigo: máximo de 12 palavras, negrito, corpo 16. Título das seções: negrito, corpo 13, sem numeração. Título das subseções: negrito, corpo 11, sem numeração. Deve haver um espaço de parágrafo 1,5 antes e um depois dos títulos. Apenas a inicial da primeira palavra é grafada em maiúscula em todos os títulos.

  4. Resumo em português, espanhol, inglês e francês (entre 550 e 700 caracteres, incluindo os espaços). O resumo deve ser seguido por três a cinco palavras-chave, separadas por ponto.

  5. Tabelas, gráficos, quadros e figuras devem vir numerados em algarismos arábicos, na sequência em que aparecem no texto. Deverão estar acompanhados de um título acima (Tabela 1: título) e da fonte logo abaixo (Fonte: Sobrenome, ano, página). Margem direita e esquerda justificada.

  6. As imagens deverão ser digitadas eletronicamente em JPG com resolução de 300 dpi, com dimensões que permitam sua ampliação ou redução sem perder legibilidade.

  7. Deve-se evitar a utilização de notas de rodapé de caráter explicativo. Em caso de necessidade, a nota de rodapé deverá aparecer numa numeração consecutiva em algarismos arábicos e com, no máximo, três linhas de extensão, espaço simples, corpo 10.

  8. A utilização de itálico no corpo do texto, se restringe a palavras estrangeiras. Recomenda-se evitar termos e citações em língua estrangeira, adotando traduções ou correspondentes em língua portuguesa sempre que possível.

  9. Grafa-se em maiúsculo: Nomes de entidades e organizações; títulos de documentos; fatos históricos, eventos, datas e eras, inicial da primeira palavra dos títulos de obras e partes de obras; citações diretas precedidas de  dois pontos.

  10. Grafa-se em minúsculo:  Títulos e profissões (mestre, professor, pedagogo), áreas do conhecimento, cursos e disciplinas (ciências humanas, pedagogia, pesquisa em educação), níveis e modalidades de educação (educação básica, educação superior, educação de jovens e adultos). O uso de letra maiúscula nesses casos está amparado pelo Acordo Ortográfico de 1990, em vigor no Brasil desde janeiro de 2009.

  11. Maiúsculas, caso em sua leitura seja necessário soletrá-la (IBGE, INSS). Devem ser citadas primeiro por extenso, e em seguida indicadas entre parênteses: Ministério da Educação (MEC). Siglas que tradicionalmente misturem iniciais maiúsculas e minúsculas são mantidas em sua forma original (CNPq).

  12. As referências devem seguir as normas da American Psychological Association [APA]. 

    Disponível em:

    http://www.anpad.org.br/rac/rac_guia_apa.pdf;

    https://www.uc.pt/fpce/prodco/apa;

    http://www.mtroyal.ca/library/files/citation/apa.pdf.



De acordo com o Regulamento da Revista:

Art. 16 - Qualquer tentativa de assédio ou pressão por parte do(s) autor (autores) sobre os membros do Comitê Editorial, para a publicação e/ou aprovação de artigos derivará na exclusão automática do texto submetido.


 Solicitações de reformulação

 

Após a avaliação, o autor recebe os pareceres emitidos, que podem solicitar alterações ou adaptações, sempre visando o aprimoramento do texto.

O artigo deverá ser reformulado e reapresentado à revista (através do sistema) em, no máximo, 30 dias, a contar da data da solicitação de reformulação. Decorridos 30 dias, o texto será rejeitado.

O texto deverá estar com as modificações realçadas com a cor amarela.

Os editores reservar-se-ão ao direito de recusar o artigo para o qual foram solicitadas reformulações que não foram atendidas, ou entregues fora do prazo, bem como, no que diz respeito à publicação, a palavra final é do (a) editor (a).

Após apreciação, e não sendo o artigo aprovado para a publicação, a revista comunicará ao autor sobre o processo editorial através do portal de revistas, e arquivará o artigo, não se obrigando a devolver os originais.


 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word (desde que não ultrapassem 2MB)
  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  5. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

    1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.

    1. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

  1. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.