O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Ler atentamente as "Diretrizes para autores".
  • Contribuição original, inédita e não avaliada em outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao editor".
  • O artigo deve vir sem autoria (remover do arquivo e da opção Propriedades no Word), garantindo sigilo na avaliação duplo-cego, por pares.
  • Devem constar título, resumo, palavras-chave em português, francês, espanhol, e inglês
  • O arquivo da submissão deve estar em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (tamanho 2MB).
  • Informar URL e DOI para as referências, quando possível.
  • O texto deve seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores
  • As citações e referências devem seguir as normas da American Psychological Association [APA]
  • Informar o ORCID no cadastro. (https://orcid.org/)

Diretrizes para Autores

Normas gerais

 

Identificação

O artigo deve ser submetido sem identificação de autor e instituição. Esses dados devem registrados apenas na plataforma (retirar dados de autoria em "propriedades" no Word).

 

Resumo e as palavras-chave

Português, espanhol, inglês e francês.

 

Minicurrículo

Máximo de cinco linhas contendo as seguintes informações: última titulação, instituição, área ou grupo de pesquisa em que atua, E-mail e ORCID.

 

Revisão e tradução

Os artigos podem ser encaminhados em português, espanhol, francês e inglês, mas devem ser revisados antes da submissão.

Após aprovação, os artigos em inglês e francês devem ser traduzidos para o português e revistos pelos autores. Nesses casos os artigos serão publicados nos dois idiomas. Os artigos em espanhol serão publicados somente no idioma de origem.

 

Coautoria

Consideramos como autores aqueles que têm efetiva contribuição intelectual e científica na realização do trabalho. O autor principal é o responsável pela submissão e integridade ética do artigo como um todo, assumindo a responsabilidade pela participação efetiva de cada autor e que todos os autores concordaram com o conteúdo do artigo.

 

Formatação do texto

 

Caracteres

Incluindo tabelas, gráficos e referências, deverá conter entre 30.000 a 50.000 (com os espaços), formatados para folha A4, texto justificado, digitados em espaço 1.5, fonte Arial, corpo 11.

  1. A resenha de livro publicado nos últimos dois anos não pode ultrapassar os 10.000 caracteres (com os espaços) e deve observar as mesmas regras para a formatação dos artigos. No texto da resenha deve conter a indicação completa da obra resenhada.
  2. Título do artigo: máximo de 12 palavras, negrito, corpo 16. Título das seções: negrito, corpo 13, sem numeração. Título das subseções: negrito, corpo 11, sem numeração. Deve haver um espaço de parágrafo 1,5 antes e um depois dos títulos. Apenas a inicial da primeira palavra é grafada em maiúscula em todos os títulos.
  3. Resumo em português, espanhol, inglês e francês (entre 550 e 700 caracteres, incluindo os espaços). O resumo deve ser seguido por três a cinco palavras-chave, separadas por ponto.
  4. Tabelas, gráficos, quadros e figuras devem vir numerados em algarismos arábicos, na sequência em que aparecem no texto. Deverão estar acompanhados de um título acima (Tabela 1: título) e da fonte logo abaixo (Fonte: Sobrenome, ano, página). Margem direita e esquerda justificada.
  5. As imagens deverão ser digitadas eletronicamente em JPG com resolução de 300 dpi, com dimensões que permitam sua ampliação ou redução sem perder legibilidade.
  6. Deve-se evitar a utilização de notas de rodapé de caráter explicativo. Em caso de necessidade, a nota de rodapé deverá aparecer numa numeração consecutiva em algarismos arábicos e com, no máximo, três linhas de extensão, espaço simples, corpo 10.
  7. A utilização de itálico no corpo do texto, se restringe a palavras estrangeiras. Recomenda-se evitar termos e citações em língua estrangeira, adotando traduções ou correspondentes em língua portuguesa sempre que possível.
  8. Grafa-se em maiúsculo: Nomes de entidades e organizações; títulos de documentos; fatos históricos, eventos, datas e eras, inicial da primeira palavra dos títulos de obras e partes de obras; citações diretas precedidas de  dois pontos.
  9. Grafa-se em minúsculo:  Títulos e profissões (mestre, professor, pedagogo), áreas do conhecimento, cursos e disciplinas (ciências humanas, pedagogia, pesquisa em educação), níveis e modalidades de educação (educação básica, educação superior, educação de jovens e adultos). O uso de letra maiúscula nesses casos está amparado pelo Acordo Ortográfico de 1990, em vigor no Brasil desde janeiro de 2009.
  10. Maiúsculas, caso em sua leitura seja necessário soletrá-la (IBGE, INSS). Devem ser citadas primeiro por extenso, e em seguida indicadas entre parênteses: Ministério da Educação (MEC). Siglas que tradicionalmente misturem iniciais maiúsculas e minúsculas são mantidas em sua forma original (CNPq).
  11. Não utilizar traço (__________) nas referências.
  12. Não utilizar CAIXA ALTA.
  13. As referências e citações devem seguir as normas da American Psychological Association - APA , em que se utiliza o padrão "Autor. (ano)". 

Disponível em:

http://www.anpad.org.br/rac/rac_guia_apa.pdf;

https://www.uc.pt/fpce/prodco/apa;

http://www.mtroyal.ca/library/files/citation/apa.pdf

 

Processo de avaliação:

 

Revisão pelos Pares / Peer review

Após o Desk review, os textos serão submetidos à avaliação double blind peer review, sendo analisados por, pelo menos, dois pareceristas externos (outra instituição ou país) às cegas (sem a identificação de autoria e pareceristas) com emissão dos pareceres.  

 Os pareceres emitidos podem recomendar:

-Aceitar

-Correções obrigatórias

-Submeter novamente para avaliação

-Submeter a outra revista

-Rejeitar

 

Solicitações de reformulação

Os pareceres da avaliação do texto (modalidade cego-duplo, realizado por pares) são encaminhados ao autor, e podem indicar alterações ou adaptações necessárias. Esse procedimento visa a transparência da avaliação e o aprimoramento do texto.

Quando solicitado, o artigo deverá ser reformulado e reapresentado à revista (através do sistema) em até 30 dias, a contar da data da solicitação de reformulação. Decorridos 30 dias, o texto será rejeitado. As modificações devem ser realçadas com a cor amarela.

 

Recusa

Os editores reservar-se-ão ao direito de recusar o artigo para o qual foram solicitadas reformulações que não foram atendidas, ou entregues fora do prazo, bem como, no que diz respeito à publicação, a palavra final é do (a) editor (a).

Após apreciação, e não sendo o artigo aprovado para a publicação, a revista comunicará ao autor sobre o processo editorial através do portal de revistas, e arquivará o artigo, não se obrigando a devolver os originais.

 

Ética

Orienta os autores para a integridade ética dos artigos submetidos, dando crédito às fontes consultadas. Constituem condutas inapropriadas na produção do artigo: o plágio, a fraude, a falsificação de dados, duplicidade e segmentação de resultados, autoria indevida, conflito de interesses, entre outros. As teses e posições reproduzidas nos trabalhos são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente as opiniões do Conselho Editorial.

 

CopySpider 

É um software anti-plágio (detector de plágio) freeware, de interface simples e intuitiva, com alto desempenho computacional para testar documentos sob o crivo de existência de cópias indevidas de outros documentos disponíveis na internet. 

Site: http://www.copyspider.com.br

 

Código de conduta COPE (Committee on Publication Ethics)

https://publicationethics.org/files/Code_of_conduct_for_journal_editors_Mar11.pdf

 

Assédio

De acordo com o Regulamento da Revista qualquer tentativa de assédio ou pressão por parte do(s) autor (autores) sobre os membros do Comitê Editorial, para a publicação e/ou aprovação de artigos derivará na exclusão automática do texto submetido.

Artigos

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