Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Ao submeter o manuscrito, as pessoas autoras concordam com as Condições para submissão, Diretrizes para autores, Declaração de ética e más práticas da publicação e Foco e escopo.
  • A contribuição deve ser original e inédita, e não pode estar sendo avaliada simultaneamente por outra publicação acadêmica ou científica. Trabalhos previamente divulgados em repositórios de preprints, anais ou outros meios poderão ser submetidos somente se essa informação for devidamente indicada e se o texto tiver passado por modificações significativas em relação à versão original.
  • O arquivo do manuscrito deve estar em formato .odt ou .docx, seguindo obrigatoriamente a formatação prevista no Modelo para autores e Guia de formatação.
  • Todas as pessoas autoras do manuscrito devem estar devidamente identificadas nos metadados do sistema e na Declaração de autoria.
  • As pessoas autoras devem ser detetoras dos direitos autorais e/ou os direitos de publicação sobre o texto e quaisquer mídias utilizadas.

Diretrizes para Autores

A revista Linhas Críticas aceita submissões em português, espanhol e inglês de manuscritos dos tipos: artigo, ensaio teórico, resenha, entrevista, ponto de vista e resposta.

Todas as informações sobre o fluxo editorial da revista, direcionadas tanto a autores/as com manuscritos atualmente em avaliação quanto a novos/as autores/as, estão apresentadas a seguir.

Tipo de manuscrito Artigo  Ensaio teórico  Resenha Entrevista  Ponto de vista Resposta
Avaliação Formal Sim Sim Sim Sim Sim Sim
Editorial Sim Sim Sim Sim Sim Sim
Por pares Sim Sim Sim Não Não Não
O que o manuscrito deve ter (metadados) Título Sim Sim Sim Sim Sim Sim
Destaques Sim Sim Sim Sim Sim Sim
Referência completa da obra original Não Não Sim Não Não Sim
Resumo Sim Sim Não Sim Sim Sim
Palavras-chave Sim Sim Não Sim Sim Sim
Número de palavras Mínimo 4.300 4.300 4.300 2.150 2.150
Máximo 7.200 7.200 1.500 6.500 3.600 3.600

Obs: o número de palavras é do arquivo completo, do título até as referências, inclusive.

Formatação do texto

Instruções detalhadas sobre a formatação do manuscrito estão disponíveis no Modelo para autores e no Guia de formatação. A revista aceita a submissão de manuscritos cujas citações e referências estejam formatadas de acordo com um dos seguintes estilos: APA (7ª edição) ou ABNT (NBR 10520:2023 e NBR 6023:2018).

Processo de avaliação

Após a submissão, os manuscritos passarão por até três avaliações e até quatro decisões editoriais, conforme o detalhamento a seguir.

1. Submissão
Nesta etapa, as pessoas autoras enviam o manuscrito e a declaração de autoria.
Orientações e modelos:
- Condições para submissão e Diretrizes para Autores
- Guia de formatação e Modelo para Autores

2. Avaliação formal
O Comitê Gestor verifica a adequação da formatação do manuscrito, da declaração de autoria e o índice de similaridade.
Decisões editoriais possíveis:
- Correções obrigatórias
- Enviar para avaliação editorial
- Rejeitar

3. Correção de forma
As pessoas autoras revisam o manuscrito e/ou a declaração de autoria conforme o resultado da Avaliação Formal. Prazo para reenvio: 2 semanas.

4. Avaliação editorial
O Comitê Editorial avalia o manuscrito quanto à sua pertinência temática e metodológica.
Decisões editoriais possíveis:
- Correções obrigatórias
- Enviar para avaliação por pares
- Aceitar (somente manuscritos dos tipos Entrevista, Ponto de vista e Resposta)
- Rejeitar

5. Correção de pertinência temática e metodológica
As pessoas autoras revisam o manuscrito conforme o resultado da Avaliação Editorial. Prazo para reenvio: 3 semanas.

6. Avaliação por pares
Etapa aplicável aos tipos de manuscrito: Artigo, Ensaio Teórico e Resenha.
Nesta fase, dois ou mais avaliadores/as externos/as fornecem subsídios aos/às editores/as científicos/as quanto à qualidade, credibilidade e relevância científica do manuscrito. Tipo de avaliação: duplo-anônima.

7. Decisão editorial pós-avaliações
O Comitê Editorial decide o encaminhamento do manuscrito com base nas avaliações recebidas.
Decisões editoriais possíveis:
- Correções obrigatórias
- Aceitar
- Rejeitar

8. Correções obrigatórias pós-avaliação por pares
As pessoas autoras revisam o manuscrito conforme os pareceres e eventuais comentários adicionais da Decisão Editorial. Prazo para reenvio: 4 semanas.

9. Decisão editorial pós-correções
O Comitê Editorial decide o encaminhamento do manuscrito após as correções.
Decisões editoriais possíveis:
- Nova rodada de avaliação
- Correções obrigatórias
- Aceitar
- Rejeitar

10. Revisão e Tradução
As pessoas autoras providenciam a revisão linguística e a tradução do manuscrito aceito conforme a Política de revisão e tradução.

11. Publicação
O Comitê Gestor realiza a diagramação, elabora os arquivos finais, atualiza os metadados no sistema e publica o manuscrito.

Observações importantes
1. A decisão editorial de rejeitar o manuscrito, em qualquer fase, é definitiva e dela não caberá recurso. Após a rejeição, será aplicado um embargo de dois meses.
2. A decisão final de aceitar o manuscrito para publicação será sempre de responsabilidade do/a Editor/a Chefe ou Adjunto/a.
3. O manuscrito poderá ser devolvido para correções obrigatórias no máximo duas vezes. Caso as correções não sejam atendidas, a submissão poderá ser rejeitada.
4. Toda a comunicação será realizada por meio do sistema OJS. É responsabilidade da pessoa autora responsável pela submissão acompanhar as notificações. O não cumprimento de prazos poderá resultar na rejeição do manuscrito.

Fluxograma do processo de avaliação

Política de revisão e tradução

Revisão linguística (obrigatória)
Após a aprovação do manuscrito, o texto deverá passar por revisão ortográfica e gramatical, com o objetivo de eliminar erros de gramática, ortografia, acentuação, pontuação e concordância. Essa etapa é de responsabilidade das pessoas autoras.
O serviço de revisão linguística deverá ser realizado por profissional qualificado/a, com a entrega de:
- Declaração de prestação do serviço (ou documento equivalente), contendo os dados do manuscrito, das pessoas autoras e a qualificação do/a revisor/a;
- Manuscrito revisado em arquivo editável, com as alterações devidamente destacadas — seja por cor diferenciada, seja com a ferramenta de controle de alterações ativada no editor de texto.
O prazo para a devolução do texto revisado é de 2 semanas.

Tradução (opcional)
Opcionalmente, as pessoas autoras poderão providenciar a tradução do manuscrito aprovado e revisado para o português e/ou inglês e/ou espanhol, viabilizando sua publicação em formato bilíngue ou trilíngue. Essa etapa é de responsabilidade das pessoas autoras.
Assim como a revisão linguística, o serviço de tradução também deverá ser realizado por profissional qualificado/a, com a entrega de:
- Declaração de prestação do serviço (ou documento equivalente), contendo os dados do manuscrito, das pessoas autoras e a qualificação do/a tradutor/a;
- Manuscrito traduzido em arquivo editável, sem marcas de revisão nem comentários.
O prazo para entrega da tradução será de:
- 2 semanas após o envio do texto revisado, para casos de publicação conjunta (texto original e tradução publicados simultaneamente);
- 2 meses após o envio do texto revisado, para casos de publicação isolada (a versão original é publicada antes, e a tradução é adicionada posteriormente, após finalização e formatação).

Importante
A revista Linhas Críticas não mantém, nem manterá, qualquer vínculo comercial com os/as revisoras/es ou tradutoras/es. Todo o processo — incluindo orçamento, contratação, pagamento e eventuais correções — será de responsabilidade exclusiva das pessoas autoras, em relação direta com os/as profissionais contratados/as.

Autoria

A revista considera como autoras somente as pessoas que tenham contribuído de forma efetiva e substancial para o desenvolvimento intelectual e científico da pesquisa. A pessoa autora responsável pela submissão é também encarregada de identificar as demais pessoas autoras na Declaração de autoria, acompanhar o processo de avaliação via sistema e assegurar a integridade ética do manuscrito como um todo. Cabe a essa pessoa garantir a participação efetiva de cada coautor/a e declarar que todas concordaram com o conteúdo final do manuscrito. Não há restrições quanto ao número de pessoas autoras nem quanto à sua formação acadêmica.

 Restrições

Não serão avaliados manuscritos que se enquadrem nas seguintes condições:
- Submetidos simultaneamente a mais de uma revista;
- Provenientes de pessoas autoras que já tenham dois manuscritos, em processo de avaliação ou publicados, no volume anual corrente, independentemente da ordem de autoria;
- De autoria (ou coautoria) de pessoas autoras vinculadas à Universidade de Brasília (UnB), caso esse tipo de submissões exceda 10% da média de publicações dos últimos dez anos. São consideradas pessoas vinculadas à UnB: 1. servidores próprios/as, terceirizados/as e colaboradores/as com vínculo ativo; e 2. discentes de qualquer nível, com vínculo ativo;
- De autoria (ou coautoria) de membros do Comitê Editorial da revista Linhas Críticas;
- Que se caracterizem como relatos de experiência ou propostas de pesquisa.

Controle de similaridades

Todos os manuscritos submetidos à revista serão avaliados por sistema antiplágio, com o objetivo de identificar o índice de similaridade do manuscrito em relação a outros textos previamente publicados.
Manuscritos inéditos que apresentem índice de similaridade superior a 5% — ou outro índice equivalente definido pelo Comitê Gestor — deverão ser revisados ou acompanhados de justificativa pelas pessoas autoras.
No caso de manuscritos derivados de trabalhos de conclusão de curso, em qualquer nível, ou de textos previamente divulgados em plataformas de preprints, anais ou outros meios, será admitido um índice de similaridade de até 50% — ou outro índice equivalente definido pelo Comitê Gestor —, desde que as atualizações, revisões e/ou inovações em relação ao texto já publicado sejam claramente informadas na Declaração de autoria.
A decisão final sobre o aceite ou rejeição de manuscritos com base no critério de similaridades caberá ao/à editor/a responsável pela avaliação editorial.

Artigos

Texto que deve apresentar resultados de pesquisa, com rigorosa descrição metodológica e métodos enunciados pelo pesquisador desde o título e/ou elementos prétextuais. O texto deve apresentar um diálogo com o que há de mais contemporâneo e recente no ambiente de pesquisa que o(s) autor(es) pretende(m) participar. Não serão aceitos artigos que apresentam somente propostas de pesquisa. Artigos que apresentam apenas parciais de análises (fatiamento de resultados) somente serão aceitos em casos excepcionais.

Revisões de literatura somente serão aceitas se apresentarem metodologia rigorosa, clara apresentação dos métodos, com revisão de um corpus substancial da literatura pertinente e atual (significativa abrangência incluindo periódicos/repositórios/fontes adequadas ao estudo e campo) e análise crítica das contribuições, face à literatura contemporânea apresentada.

Orientações e modelos: Guia de formatação, Modelo para Autores e Declaração de Autoria
Metadados obrigatórios: título, destaques, resumo e palavras-chave
Tamanho: mínimo 4.300 e máximo 7.200 palavras
Avaliações: formal, editorial e por pares 

Ensaios teóricos

Texto que tensiona um campo teórico ou metodológico, apresentando um exercício concreto e explícito de crítica, interferindo publicamente em um debate contemporâneo, fazendo, necessariamente, clara referência a publicações e contextos contemporâneos. O texto deve estar focado em argumentações sólidas que revelem a construção e a pertinência da provocação proposta. A revista não aceitará submissões que façam somente uma revisão, apresentação ou apanhado de conceitos com base em autores, conceitos e trabalhos prévios.

Orientações e modelos: Guia de formatação, Modelo para Autores e Declaração de Autoria
Metadados obrigatórios: título, destaques, resumo e palavras-chave
Tamanho: mínimo 4.300 e máximo 7.200 palavras
Avaliações: formal, editorial e por pares

Resenhas

Resumo crítico de uma obra científica publicada nos últimos dois anos. A resenha deve incluir informações sobre o que é abordado na obra de forma a ressaltar suas qualidades e limitações. Sugere-se a inclusão de citações diretas que exemplifiquem a crítica. Uma boa resenha situa a obra em seu campo temático e em discussões históricas e contemporâneas, tecendo relações com outras produções acadêmicas e literárias. Uma resenha não deve apresentar a obra de forma a resumir seus capítulos e seções para a pessoa leitora.

Orientações e modelos: Guia de formatação, Modelo para Autores e Declaração de Autoria
Metadados obrigatórios: título, destaques e referência completa da obra original
Tamanho: máximo 1.500 palavras
Avaliações: formal, editorial e por pares

Entrevistas

Deve apresentar sua motivação, contextualiza a entrevista no cenário contemporâneo apresentando o escopo da discussão e seu foco temático. Apresenta a relevância do entrevistador e do(s) entrevistado(s) para a temática. A entrevista deve tecer de forma explícita uma clara contribuição para o debate contemporâneo acerca da temática.

Orientações e modelos: Guia de formatação, Modelo para Autores e Declaração de Autoria
Metadados obrigatórios: título, destaques, resumo e palavras-chave
Tamanho: mínimo 4.300 e máximo 6.500 palavras
Avaliações: formal e editorial

Pontos de vista

Textos curtos que apresentam temas atuais e contemporâneos (1) de forma didática e balanceada, com vistas a educar um público leigo na temática e (2) trazem à tona e problematizam os dilemas em torno dessa temática. Os trabalhos devem incluir menções à literatura atual sobre o tema, preferencialmente obras publicadas nos últimos quatro anos.

Orientações e modelos: Guia de formatação, Modelo para Autores e Declaração de Autoria
Metadados obrigatórios: título, destaques, resumo e palavras-chave
Tamanho: mínimo 2.150 e máximo 3.600 palavras
Avaliações: formal e editorial

Respostas

Texto que apresente resposta, crítica ou questionamento direto a alguma publicação feita pela revista Linhas Críticas  em sua série histórica. Trata-se objetivamente de ensaio teórico ou artigo endereçado a outro com vista a tensionar um debate, produzir algum tipo de polêmica ou refutar uma abordagem teórico-metodológica.

Orientações e modelos: Guia de formatação, Modelo para Autores e Declaração de Autoria
Metadados obrigatórios: título, destaques, referência completa da obra original, resumo e palavras-chave
Tamanho: mínimo 2.150 e máximo 3.600 palavras
Avaliações: formal e editorial

Política de Privacidade

Os nomes todas as informações pessoais do seu cadastro nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.