A fenomenologia existencial e a perspectiva histórica no personalismo de Emmanuel Mounier
DOI:
https://doi.org/10.26512/rfmc.v3i2.12516Palavras-chave:
Personalismo, Fenomenologia, HistóriaResumo
Este texto procura apresentar a fenomenologia existencial praticada pelo pensamento personalista de Emannuel Mounier no seu esforço de elaboração de uma antropologia da pessoa que, inserida na história real, responde a um apelo de transcendência. Por isso, Mounier foi um pensador mais preocupado com a significação da existência humana, do ser pessoal, do que com a tecnicidade do processo epistêmico. Essa exigência epistemológica significa, no personalismo, a tentativa de elaboração de uma fenomenologia da existência, em que a pessoa é referência. A existência humana é o ponto de partida e o postulado fundamental do personalismo. A pessoa não é entendida pelo personalismo como uma realidade desvinculada do mundo, mas como uma realidade historicamente encarnada. A condição de ser “situado”, isto é, encarnado no seu tempo, na sua história, intervindo nela e transformando-a continuamente, é a forma pela qual o homem se realiza como pessoa, pois o que fundamentalmente o caracteriza como tal é a sua capacidade de romper os determinismos e afirmar a sua personalidade.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter; HORKHEIMER, Max; ADORNO, Theodor W.; HABERMAS, Jürgen. Textos escolhidos. Traduções de José Lino Gr ünnewald et al. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural (Coleção Os Pensadores).
CHAIGNE, Hervé.“Que é o personalismo”. In: DOMENACH, Jean-Marie et al. (Org.). Presença de Mounier. Tradução de Maria Lúcia Moreira. São Paulo: Duas Cidades, 1969.
LORENZON, Alino. Atualidade do personalismo de Emmnuel Mounier. Ijuí: Ed. Unijuí, 1996.
LUIJPEN, William. Introdução à fenomenologia existencial. Tradução de Carlos Lopes de Matos. São Paulo: EPU; Ed. Universidade de São Paulo, 1973.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Freitas Bastos, 1971.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Textos escolhidos. Tradução de Marilena de Souza Chaui e Pedro de Souza Moraes. São Paulo: Nova Cultural, 1989. (Coleção Os Pensadores).
MOIX, Candide. O pensamento de Emamuel Mounier. Tradução de Frei Marcelo L. Simões. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1968.
MOUNIER, Emmanuel. O personalismo. Tradução de João Bérnard da Costa. São Paulo: Duas Cidades, 1964.
MOUNIER, Emmanuel. Obras completas. Traducción de Antonio Ruiz et al. Salamanca, España: Ed. Sígmeme, 1990. To m o I I I .
MOUNIER, Emmanuel. Obras completas. Traducción de Antonio Ruiz et al. Salamanca, España: Ed. Sígmeme, 1992. To m o I .
MOSQUERA, Juan Mouriño. “A atualidade pedagógica e relevância humana na obra de Mounier”. Revista Filosófica Brasileira, Rio de Janeiro: UFRJ, Depto. de Filosofia, v. V, n. 1, p. 31-39, dez. 1990.
REZENDE, Antonio Muniz de. Concepção fenomenológica da educação. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1990.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Pessoa e existência: iniciação ao personalismo de Emmanuel Mounier. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1983.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da primeira publicação para a revista. Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.