Los dispositivos en Concert for four pianos de Lolo & Sosaku

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v3i02.45452

Palabras clave:

Voces, Polifonia, Dispositivos, Discurso

Resumen

Este artículo tiene como objetivo analizar la performance Concert for four pianos de Lolo y Sosaku. Para ello, inicialmente, se evocan debilidades y posibilidades vocales. Luego, se realiza una breve exposición de los conceptos de polifonía, discurso y dispositivo, desde la perspectiva utilizada en este artículo. Finalmente, se investiga lo siguiente: el lanzamiento del dúo, las decisiones de dirección del video, el nombre de la actuación, el piano y las máquinas que tocan los pianos. Durante este recorrido, se argumenta que los discursos creados por el dúo de artistas se desarrollan, sobre todo, por las elecciones y relaciones con los dispositivos utilizados.

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Biografía del autor/a

Guilherme Mayer, Universidade de Brasília - UnB, Brasília/DF, Brasil

Doutorando em Processos Composicionais para Cena pelo Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas (PPG-CEN) da Universidade de Brasília. Mestre em Artes Cênicas pelo mesmo programa. Bacharel em Interpretação Teatral pelo Departamento Artes Cênicas (CEN) da Universidade de Brasília. Pesquisador associado do Anthropology and Dance Laboratory (AnD Lab). Participante do Grupo de Pesquisa Vocalidade & Cena.

César Lignelli, Universidade de Brasília - UnB, Brasília/DF, Brasil

Professor Associado de Voz e Performance do Departamento Artes Cênicas (CEN) e dos Programas de Pós-Graduação em Arte (PPG-Arte) e de Pós Graduação em Artes Cênicas (PPG-CEN) da Universidade de Brasília. Pós-Doutor pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014 - 2015). É Doutor em Educação e Comunicação, FE/Universidade de Brasília (2011); Mestre em Arte e Tecnologia na linha de pesquisa Processos Composicionais para a Cena, IDA/UnB (2007); Graduado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2000). Líder do Grupo de Pesquisa Vocalidade & Cena (CNPq desde 2003). Editor do Periódico Voz e Cena. Membro da VASTA Voice and Speech Trainers Association (desde 2016). Autor do livro Sons e(m) Cenas (2014 e 2019 - segunda edição), coorganizador do livro Práticas, Poéticas e Devaneios Vocais (2019) e de inúmeros artigos publicados em periódicos qualificados. Pesquisa e orienta temas que envolvam sonoridades, estéticas e pedagogias. Palavra falada e cantada. Glossolalias. Vocalidades e educação. Vocalidades e movimento. Vocalidades e tecnologias. Vocalidades e cultura. Sonoplastia. Música de cena. Música cênica. Desenvolve com recorrência produções estéticas em parcerias com os grupos de teatro Desvio, Sutil Ato, alaOca, Teatro do Concreto e Trupe dos Argonautas. Desde 2017, junto ao Grupo Desvio, circula com o DeBanda pelo Brasil, Singapura, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Perú.

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Publicado

2022-12-31

Cómo citar

Mayer, G., & Lignelli, C. (2022). Los dispositivos en Concert for four pianos de Lolo & Sosaku. Voz E Cena, 3(02), 53–82. https://doi.org/10.26512/vozcen.v3i02.45452

Número

Sección

Dossier Temático - Artículos

Categorías

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