Voces Queer

Tecnologías, Vocalidades y el Defecto Musical

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v2i02.40223

Palabras clave:

Queer, Vocalidad, Estudios de caso, Tecnología, Tercero espacio

Resumen

El libro Queer Voices: Technologies, Vocalities and the Musical Flaw, escrito por la profesora de música de la Universidad de Liverpool Freya Jarman-Ivens, presenta la idea de que cada voz tiene un potencial queer y analiza el tercer espacio que está abierto entre elle hablante y elle oyente, que seria un espacio queer. El autor aborda estos temas a través del estudio de caso de las voces de las cantantes Karen Carpenter, Maria Callas y Diamanda Galás. A partir de estos casos aborda los temas de queerity, técnicas vocales, identificación y extrañamiento, discutiendo cómo las voces de estos artistas construyen espacios para escapar del sistema cisheteropatriarcal en el contexto de la producción musical y vocal.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Daiane Dordete , Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Florianópolis/SC, Brasil

Professora Associada IV do Departamento de Artes Cênicas da UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina, na área de voz/interpretação, e do Programa de Pós-graduação em Teatro da UDESC. Diretora de Extensão, Cultura e Comunidade do Centro de Artes da UDESC (gestão 2017-2021). Doutora e Mestra em Teatro pela UDESC. Bacharela em Artes Cênicas com habilitação em Interpretação Teatral pela FAP - Faculdade de Artes do Paraná (UNESPAR). Foi conselheira Estadual de Cultura de Santa Catarina na representação da FECATE - Federação Catarinense de Teatro, entre os anos de 2017 e 2019. É membra do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Florianópolis, representando a UDESC (2019-2021). É membra da Comissão de Avaliação de Incentivo à Cultura - CAIC, de Florianópolis, representando a UDESC. É membro da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas (ABRACE). É atriz, diretora, dramaturga, contadora de histórias e poeta. Pesquisa nas áreas de voz, atuação, performance, teatro performativo, teatro narrativo, contação de histórias, teatro feminista, teoria crítica feminista e estudos de gênero.

Mayra Montenegro de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Natal/RN, Brasil

Atriz e cantora da Cia. Violetas de Teatro e professora de voz da Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutoranda em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), orientanda da Profa. Dra. Daiane Dordete.

Alexandra de Melo, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Florianópolis/SC, Brasil

Iluminadora, arte-educadora, produtora e atriz no Coletivo NEGA e no Coletivo Agemo. Estudante de Licenciatura em Teatro na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Bolsista do Projeto de Pesquisa "Vocalidades Performativas no Teatro Narrativo Feminista", sob coordenação da Profa. Dra. Daiane Dordete desde 2020.

Cae Linn Beck da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Florianópolis/SC, Brasil

Artista da cena e iluminador. Estudante de Licenciatura em Teatro na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Bolsista do Projeto de Pesquisa "Vocalidades Performativas no Teatro Narrativo Feminista", sob coordenação da Profa. Dra. Daiane Dordete desde 2019.

Leonardo Manschein da Cunha, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Florianópolis/SC, Brasil

Estudante de Licenciatura em Teatro na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Bolsista do Projeto de Pesquisa "Vocalidades Performativas no Teatro Narrativo Feminista", sob coordenação da Profa. Dra. Daiane Dordete desde 2020.

Luiza Gutierrez Pinheiro, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Florianópolis/SC, Brasil

Atriz em formação, professora em formação, futura pesquisadora na área da pedagogia teatral e artesã. Estudante de Licenciatura em Teatro na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Bolsista do Projeto de Pesquisa "Vocalidades Performativas no Teatro Narrativo Feminista", sob coordenação da Profa. Dra. Daiane Dordete desde 2020.

Citas

BARTHES, R. The grain of the voice. In: STERNE, J. (Ed.). The sound studies reader. New York: Routledge, 2012. p. 504-510.

CAVARERO, Adriana. Vozes Plurais: filosofia da expressão vocal. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

JARMAN-IVENS, Freya. Queer Voices: Technologies, Vocalities, and the Musical Flaw. London: Palgrave MacMillan, 2011.

Publicado

2021-12-21

Cómo citar

Dordete , D. ., Montenegro de Souza, M. ., de Melo, A. ., Silva, C. L. B. da ., Cunha, L. M. da, & Pinheiro, L. G. (2021). Voces Queer: Tecnologías, Vocalidades y el Defecto Musical. Voz E Cena, 2(02), 226–249. https://doi.org/10.26512/vozcen.v2i02.40223

Artículos más leídos del mismo autor/a