Queer Voices

Technologies, Vocalities and the Musical Flaw

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v2i02.40223

Keywords:

Queer, Vocalities, Case studies, Technologies, Third space

Abstract

The book Queer Voices: Technologies, Vocalities and the Musical Flaw, from the music teacher of Liverpool University Freya Jarman-Ivens, presents the idea that every voice has queer potential and discusses the third space that it opens between speaker and listener, which would be a queer space. The author addresses these issues through case studies of the voices of the singers Karen Carpenter, Maria Callas and Diamanda Galás. From these cases, she addresses the issues of queerness, vocal techniques, identification and strangeness, discussing how these artists’s voices create scaping spaces of the cisheteropatriarchal sistem on musical and vocal production context.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Daiane Dordete , Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Florianópolis/SC, Brasil

Professora Associada IV do Departamento de Artes Cênicas da UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina, na área de voz/interpretação, e do Programa de Pós-graduação em Teatro da UDESC. Diretora de Extensão, Cultura e Comunidade do Centro de Artes da UDESC (gestão 2017-2021). Doutora e Mestra em Teatro pela UDESC. Bacharela em Artes Cênicas com habilitação em Interpretação Teatral pela FAP - Faculdade de Artes do Paraná (UNESPAR). Foi conselheira Estadual de Cultura de Santa Catarina na representação da FECATE - Federação Catarinense de Teatro, entre os anos de 2017 e 2019. É membra do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Florianópolis, representando a UDESC (2019-2021). É membra da Comissão de Avaliação de Incentivo à Cultura - CAIC, de Florianópolis, representando a UDESC. É membro da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas (ABRACE). É atriz, diretora, dramaturga, contadora de histórias e poeta. Pesquisa nas áreas de voz, atuação, performance, teatro performativo, teatro narrativo, contação de histórias, teatro feminista, teoria crítica feminista e estudos de gênero.

Mayra Montenegro de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Natal/RN, Brasil

Atriz e cantora da Cia. Violetas de Teatro e professora de voz da Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutoranda em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), orientanda da Profa. Dra. Daiane Dordete.

Alexandra de Melo, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Florianópolis/SC, Brasil

Iluminadora, arte-educadora, produtora e atriz no Coletivo NEGA e no Coletivo Agemo. Estudante de Licenciatura em Teatro na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Bolsista do Projeto de Pesquisa "Vocalidades Performativas no Teatro Narrativo Feminista", sob coordenação da Profa. Dra. Daiane Dordete desde 2020.

Cae Linn Beck da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Florianópolis/SC, Brasil

Artista da cena e iluminador. Estudante de Licenciatura em Teatro na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Bolsista do Projeto de Pesquisa "Vocalidades Performativas no Teatro Narrativo Feminista", sob coordenação da Profa. Dra. Daiane Dordete desde 2019.

Leonardo Manschein da Cunha, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Florianópolis/SC, Brasil

Estudante de Licenciatura em Teatro na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Bolsista do Projeto de Pesquisa "Vocalidades Performativas no Teatro Narrativo Feminista", sob coordenação da Profa. Dra. Daiane Dordete desde 2020.

Luiza Gutierrez Pinheiro, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Florianópolis/SC, Brasil

Atriz em formação, professora em formação, futura pesquisadora na área da pedagogia teatral e artesã. Estudante de Licenciatura em Teatro na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Bolsista do Projeto de Pesquisa "Vocalidades Performativas no Teatro Narrativo Feminista", sob coordenação da Profa. Dra. Daiane Dordete desde 2020.

References

BARTHES, R. The grain of the voice. In: STERNE, J. (Ed.). The sound studies reader. New York: Routledge, 2012. p. 504-510.

CAVARERO, Adriana. Vozes Plurais: filosofia da expressão vocal. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

JARMAN-IVENS, Freya. Queer Voices: Technologies, Vocalities, and the Musical Flaw. London: Palgrave MacMillan, 2011.

Published

2021-12-21

How to Cite

Dordete , D. ., Montenegro de Souza, M. ., de Melo, A. ., Silva, C. L. B. da ., Cunha, L. M. da, & Pinheiro, L. G. (2021). Queer Voices: Technologies, Vocalities and the Musical Flaw. Voz E Cena (Voice and Scene), 2(02), 226–249. https://doi.org/10.26512/vozcen.v2i02.40223

Most read articles by the same author(s)