Corpos Sonoros em Performance

marcas e subjetividades

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v1i01.31584

Palabras clave:

Corpo, Performance, Subjetividades, Sensorialidade, Voz

Resumen

O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre alguns aspectos dos corpos em situação de performance, observando a integração de movimento, som, gesto. Para isso, dialoga com os seguintes autores: Azevedo, Merleau Ponty, Nóbrega, Pereira, Rolnik e Zumthor. Considerando-se o corpo poético como corpo vivo, sonoro, encarnado no mundo, imerso na sua situação social e cultural, afetando e sendo afetado, intenciona problematizar, no contexto das artes performativas, a importância das subjetividades, das marcas e da sensorialidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Julia Toledo Netto, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF, Juiz de Fora/MG, Brasil

Possui graduação em Educação Artística pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1997), especialização em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2004) e Mestrado Profissional em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2018). Atualmente é professora regente  da Prefeitura de Juiz de Fora, atuando em projetos de arte educação no ensino fundamental I e II e projetos para formação de leitores. Tem maior experiência na área de arte educação com ênfase em Contação de Histórias. Pesquisa corpo poético e performance.

Citas

ARTAUD, Antonin. O Teatro e seu Duplo. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

AZEVEDO, Sonia. Memória: criação e recepção nas artes da presença. In: Anais do VII Congresso ABRACE, TEMPOS DE MEMORIA: Vestígios, Ressonâncias e Mutações. Porto Alegre, 2012.

AZEVEDO, Sonia. O Papel do Corpo no Corpo do Ator. São Paulo: Perspectiva, 2017.

CARLSON, Marvin. Performance, uma introdução crítica. Belo Horizonte. UFMG, 2009.

DAL FARRA, Zebba. Palavra Muda. In: MEDEIROS, Fábio Henrique Nunes. Contação de Histórias: Tradição, Poéticas e Interfaces. São Paulo: Edições SESC, 2015. pp. 274-287.

FERREIRA, Gilmar Leite. Corpo e Poesia: para uma educação do sensível. Curitiba: Appris, 2017.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. 4ª ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.

NÓBREGA, Terezinha Petrucia. Corporeidades... Inspirações Merleau-Pontianas. NATAL: Editora do IFRN, 2016.

PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2015.

PEREIRA, Eugênio Tadeu. PEREIRA, Eugênio Tadeu. Práticas Lúdicas na Formação Vocal em Teatro. 1ª ed. São Paulo: Hucitec, 2015.

ROLNIK, Suely. Pensamento, corpo e devir Uma perspectiva ético/estético/política no trabalho acadêmico, Cadernos de Subjetividade, v. 01, n. 02, pp. 241-251, PUC/SP. São Paulo, set./fev., 1993.

ROLNIK, Suely. Uma Insólita Viagem à Subjetividade. Fronteiras com a Ética e a Cultura. In: LINS, Daniel (Org.). Cultura e Subjetividade: saberes nômades. Campinas: Papirus, 1997. pp. 25-34.

SCHECHNER, Richard. O que é performance? In: Performance studies: an introduccion, second edition. New York & London: Routledge, pp. 28-51, 2006.

SISTO, Celso. Textos e Pretextos sobre a arte de contar histórias. Belo Horizonte: Aletria, 2012.

ZUMTHOR, Paul. Escritura e Nomadismo. São Paulo: Ateliê Editorial, 2005.

ZUMTHOR, Paul. Introdução à Poesia Oral. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

ZUMTHOR, Paul. Performance, Recepção, Leitura. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

Publicado

2020-06-29

Cómo citar

Netto, A. J. T. (2020). Corpos Sonoros em Performance: marcas e subjetividades. Voz E Cena, 1(01), 106–118. https://doi.org/10.26512/vozcen.v1i01.31584

Número

Sección

Artículos - Flujo Continuo

Artículos más leídos del mismo autor/a