Vozes
Corpos em Movimento
DOI:
https://doi.org/10.26512/vozcen.v3i01.42929Palavras-chave:
Experimentações vocais, Klauss Vianna, Respiração, Performance, SingularidadeResumo
Este artigo parte de reflexões sobre experimentações vocais, tendo-se como estratégia a improvisação, incorporando-se diferentes práticas corporais. Fundamenta-se em princípios de Klauss Vianna e em certos tópicos do processo lúdico da Técnica Klauss Vianna. Enfatizam-se as sonoridades produzidas por corpos em movimento na realização de performances singulares, provindas de vozes que são pontos de partida e ancoragem de experiências vivenciadas.
Downloads
Métricas
Referências
ARTAUD, Antonin. O Teatro e seu duplo. São Paulo: Max Limonad,1984.
CARLSON, Marvin. Performance: a critical introduction. 2nd ed. New York: Routledge, 2004.
CAVARERO, Adriana. Vozes plurais: filosofia da expressão vocal. Belo Horizonte: UFMG, 2011.
GROTOWSKI, Jerzy. Em busca de um teatro pobre. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1971.
JOHNSON, Mark; LAKOFF, George. Philosophy in the flesh: the embodied mind and its challenge to western thought. New York: Basic Books, 1999.
LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac Naif, 2007.
OUTSUBO, Ana. A Técnica Klauss Vianna e a educação somática. Facilito o fascínio da fáscia. São Paulo, 1 de março de 2021.
MAFFI, Kátia Milene dos Santos. Técnica Klauss Vianna: apontamentos sobre a produção cinético-sonora. 2016. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Instituto de Artes da Universidade de Brasília, Brasília.
MILLER, Jussara. A escuta do corpo: sistematização da Técnica Klauss Vianna. São Paulo: Summus Editorial, 2007.
MILLER, Jussara; NEVES, Neide. Técnica Klauss Vianna - consciência em movimento. ILINX - Revista do LUME, Campinas, UNICAMP, n.3, pp. 1-7, set. 2013. Disponível em: https://www.cocen.unicamp.br/revistadigital/index.php/lume/article/view/258 . Acesso em: 02, abr., 2022.
MONTENEGRO, Mônica de Almeida Prado. O coorporal: concepções e prática. Uma abordagem de trabalho de voz para o ator. 2019. Tese (Doutorado em Pedagogia do Teatro) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, 2019.
MOSTAÇO, Edélcio et al. Sobre performatividade. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2009.
NEVES, Neide. A técnica como dispositivo de controle do corpomídia. São Paulo: Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2010. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica).
ROUBINE, Jean-Jacques. A linguagem da encenação teatral. 2nd ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998.
SANTOS, Thaís dos; SILVA, Fernanda Raquel. Caminhos para a emancipação: performatividade e os processos de subjetivação da Técnica Klauss Vianna. Revista TKV.v.1. nº. 7. Mar. 2021. pp. 28-44.
SCHECHNER, Richard. O que é performance? O Percevejo, Rio de Janeiro, UNIRIO, ano 11, n. 12, pp. 25-50, 2003.
SILVA, William Paiva da. Voz, Corpo e Melodia: a comunicação musical do corpomídia na Técnica Klauss Vianna. 2018. Dissertação (Mestrado em Pedagogia do Teatro) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.
STOROLLI, Wânia Mara Agostini. (2020). A voz desincorporada e a face do outro. Voz e Cena, Brasília, UnB, v.1, n.02, pp. 104-119, jul-dez/2020. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/vozecena/article/view/34333 . Acesso em 04, abr., 2022.
STOROLLI, Wânia Mara Agostini. Movimento e respiração: a prática da Respiração Vivenciada de Ilse Middendorf no ensino de canto. In: XVI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM), 2006, Brasília. Anais do XVI Congresso da ANPPOM, 2006. v.1. p. 131-135.
STOROLLI, Wânia Mara Agostini. Movimento, respiração e canto: a performance do corpo na criação musical. São Paulo: Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicações e Artes/Universidade de São Paulo, 2009. Tese (Doutorado em Música).
STOROLLI, Wânia Mara Agostini. Improvisação vocal em movimento: a proposta do grupo L.I.V.E.. In: XXX Congresso da ANPPON, 2020, Manaus. ST A voz nos diversos contextos da prática musical - Anais do XXX Congresso da ANPPOM. Manaus: ANPPOM, 2020. v. 30. p.1-8.
VIANNA, Klauss; CARVALHO, Marco Antonio de. A dança. 8ª ed. São Paulo: Summus Editorial, 2018.
ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. São Paulo: Educ, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 Voz e Cena

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita aos autores e à Revista Voz e Cena e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelos autores e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Voz e Cena e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este trabalho está licenciado com uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Recomendamos que todos os autores consultem as diretrizes do Comittee on Publication Ethics(COPE) antes de submeterem textos à avaliação:
- COPE Ethical Guidelines for Peer Reviewers
http://publicationethics.org/files/Ethical_guidelines_for_peer_reviewers_0.pdf
- Guidelines on Good Publication Practice
http://publicationethics.org/files/u7141/1999pdf13.pdf
- How to handle authorship disputes: a guide for new researchers
http://publicationethics.org/files/2003pdf12_0.pdf
Detecção de plágio
https://www.ithenticate.com/
https://copyspider.com.br/
http://www.plagium.com/
http://www.plagiarismcombat.com/
http://plagiarisma.net/pt/
http://www.duplichecker.com/
http://www.plagiarismchecker.com/help-teachers.php
http://www.plagscan.com/plagiarism-check/
http://plagiarismdetector.net/
Para maiores informações, verifique o Estatuto da Revista Voz e Cena.