Objeto técnico # 2: Microfone
Palavras-chave:
Microfone, Voz aumentada, Objeto técnico, Gravação, TecnologiaResumo
Com o objetivo de suscitar discussões sobre as formas de utilização do microfone, suas relações afetivo-subjetivas e de poder, além das reverberações do mesmo nos âmbitos histórico, artístico, social e político, este objeto técnico, resultado das pesquisas desenvolvidas pelo grupo de estudos Voz Aumentada (POPLAB - UNIRIO), registrado no CNPq, entremeia a fala de três artistas-pesquisadores que narram suas experiências artísticas, profissionais e pessoais. Assim, a montagem sonora pretende contribuir para a abertura de questionamentos e reflexões sobre o uso do microfone em diferentes setores e o impacto tecnológico gerado sobre a voz humana.
Downloads
Referências
Habanera. Ópera Carmen [obra musical], composição de Georges Bizet, 1875. Trecho do Programa “Caminhos da Música”, Luzia Eleonora Rohr Balaj (mezzo-soprano), Berenice Bellato (apresentação), Silas Barbosa (piano), TV Mundi, março de 2013. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KzGOHmXECkA&t=371s - Acesso em: 1/10/2021.
Habanera. Ópera Carmen [obra musical], composição de Georges Bizet, 1875. Trecho de ópera realizada no The Royal Opera. Anna Caterina Antonacci (mezzo-soprano), coro e orquestra do The Royal Opera. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KJ_HHRJf0xg - Acesso em: 1/10/2021.
Hor che la vaga Aurora. [obra musical], composição de Vittoria Aleotti, 1593. Trecho de concerto, Noelle McMurtry (soprano), Theodore Cheek (alaúde), setembro de 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=VhfOyQ1_e0k&list=RDVhfOyQ1_e0k&start_radio=1 - Acesso em: 1/10/2021
Moses Andrew Jackson Good Bye [obra musical], composição de Ted Snyder, 1906. Trecho de concerto, May Irwin (voz), maio de 1907. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0R1lV5nalTQ&list=RDEM1rJdZUpXYkXeT0rq3mvYfg&start_radio=1 - Acesso em: 1/10/2021
Trecho do programa Alerta Nacional, Sikera Jr. (voz), TV A crítica , 2021. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=PoeahBieKnw> Acesso em: 1/10/2021
Trecho de discurso na Câmara de vereadores do Rio de Janeiro, Marielle Franco (voz), Rio de Janeiro data 08/03/2018 Disponível em: http://mail.camara.rj.gov.br/APL/Legislativos/discvot.nsf/5d50d39bd976391b83256536006a2502/cd266fdef87ea5fc8325824a006d079d?OpenDocument - Acesso em: 01/10/202
Trecho do Jornal Grande Bahia, reprodução de Marielle Franco (voz), Canal do Youtube, 2018, Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5PwJHGBoxTM - Acesso em: 01/10/2021.
Trecho de discurso em votação no Senado Brasileiro, Glauber Braga (voz), 2016, Reprodução Facebook. Disponível em: https://www.facebook.com/psol50/videos/644563179038653/ - Acesso em: 01/10/2021.
BUENO, Winnie de Campos. Processos de resistência e construção de subjetividades no pensamento feminista negro: Uma possibilidade de leitura da obra Black Feminist Thought: Knowledge, Conciousness, and the Politics of Empowerment (2009) a partir das imagens de controle. Rio Grande do Sul: Programa de Pós graduação em Direito/ Universidade do Vale do Rio dos Sinos. 2019. Dissertação (Mestrado em Direito) Disponível em: http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/handle/UNISINOS/8966/Winnie%20de%20Campos%20Bueno_.pdf?sequence=1&isAllowed=y - Acesso em 01/10/2021.
ELLIOTT, Martha. Singing in the style: A guide to vocal performance practices. New Haven and London: Yale University Press, 2006.
LOVETRI, Jeannete. The confusion about Belting: A personal observation. Journal of the New York Singin Teacher´s Association. vol. 10, sept-oct, 2012.
VALERO, Julie. A Utilização de Objetos Técnicos nas Criações Teatrais Contemporâneas. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 6, n. 2, p. 206-225, maio/ago. 2016. Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/presenca - Acesso em: 01/10/2021.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 Voz e Cena
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita aos autores e à Revista Voz e Cena e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelos autores e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Voz e Cena e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este trabalho está licenciado com uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Recomendamos que todos os autores consultem as diretrizes do Comittee on Publication Ethics(COPE) antes de submeterem textos à avaliação:
- COPE Ethical Guidelines for Peer Reviewers
http://publicationethics.org/files/Ethical_guidelines_for_peer_reviewers_0.pdf
- Guidelines on Good Publication Practice
http://publicationethics.org/files/u7141/1999pdf13.pdf
- How to handle authorship disputes: a guide for new researchers
http://publicationethics.org/files/2003pdf12_0.pdf
Detecção de plágio
https://www.ithenticate.com/
https://copyspider.com.br/
http://www.plagium.com/
http://www.plagiarismcombat.com/
http://plagiarisma.net/pt/
http://www.duplichecker.com/
http://www.plagiarismchecker.com/help-teachers.php
http://www.plagscan.com/plagiarism-check/
http://plagiarismdetector.net/
Para maiores informações, verifique o Estatuto da Revista Voz e Cena.