Me dá sua voz

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v6i01.58246

Palavras-chave:

Voz Performativa, Formação Vocal, Interpretação Teatral, Saúde Vocal, Práticas Cénicas

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão crítica sobre a importância da formação vocal no contexto teatral, a partir da análise de quatro experiências performativas vividas entre 2006 e 2012. Através de uma escrita situada entre o autobiográfico e o ensaístico, articula-se uma defesa da integração orgânica entre intérpretes e profissionais de voz. Argumenta-se que a negligência institucional da saúde vocal no teatro português revela um problema estrutural, e sugere-se a necessidade de reposicionar o trabalho vocal como dimensão essencial das práticas cénicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sara Carinhas, Universidade de Lisboa, Portugal

Intérprete, encenadora, dramaturga, escritora, directora de actores e professora. É mestranda em Estudos de Teatro pela FLUL e aluna de Polina Klimovitskaya, desde 2009. Trabalhou em teatro, cinema, televisão e música com Adriano Luz, Alberto Seixas Santos, Ana Tamen, António Zambujo, Beatriz Batarda, Cristina Carvalhal, Clã, Fernanda Lapa, Isabel Medina, João Mário Grilo, João Mota, Luís Castro, Madalena Palmeirim, Manoel de Oliveira, Manuel Mozos, Marco Martins, Margarida Cardoso, Nuno Cardoso, Nuno M. Cardoso, Nuno Carinhas, Olga Roriz, Patrícia Sequeira, Pedro Filipe Marques, Ricardo Aibéo, Ricardo Pais, Rita Redshoes, Rui Simões, Tiago Guedes e Frederico Serra, Valeria Sarmiento. Foi distinguida com o prémio Jovem Talento L’Oreal Paris pelo filme “Coisa Ruim” (2008). Em 2015 foi premiada pela sua interpretação em “A farsa” com o Globo de Ouro de melhor actriz e o prémio da SPA. Como encenadora destaca "As Ondas" (2013), "Orlando" (2015), e "Limbo" (2019). Escreve, encena e interpreta “Última memória”, em digressão. Publica o seu primeiro livro “Imprudente luto” em 2023.

Referências

ANGELOU, Maya. I know why the Caged Bird Sings. New York: Ballentine Books, 2009.

BRECHT, Bertolt. Pequeno Organon para o Teatro. Lisboa: Books by Language, 2018. In https://archive.org/details/PequenoOrganonParaOTeatroBrecht

BRECHT, Bertolt. Tambores na noite. Porto: Teatro Nacional São João, 2008.

EURÍPIDES. Medeia. Lisboa: Caminho, 2006

LINKLATER, Kristin. Freeing the Natural Voice. London: Nick Hern Books, 2006.

RACINE, Jean. Fedra. Tradução Vasco Graça Moura. Lisboa: Bertrand Editora, 2005.

RODENBURG, Patsy. The right to speak - working with the voice. London: Methuen, 2005.

Downloads

Publicado

30-06-2025

Como Citar

Carinhas, S. (2025). Me dá sua voz. Voz E Cena, 6(01), 138–149. https://doi.org/10.26512/vozcen.v6i01.58246

Edição

Seção

Relatos

Categorias

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.