Contribuições para a formação corporal e cênica do Cantor Popular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v3i01.42938

Palavras-chave:

Voz, Cantor Popular, Presença, Espaço cênico musical, Ação vocal

Resumo

Esse artigo é parte do desenvolvimento da pesquisa de mestrado Princípios para a formação corporal e cênica do Cantor Popular e visa divulgar a temática do corpo e da expressividade cênica deste cantor, buscando elencar alguns aspectos que podem potencializar a performance artística do mesmo. Com o objetivo de incluir a multiplicidade de componentes que constituem indicadores do trabalho corporal e cênico do artista, aqui apresento cinco aspectos - Ação Vocal e Comunicação, Consciência da linguagem corporal, Performance na Canção Popular, Elementos estruturadores da Canção, Espaço cênico musical. Buscou-se fontes em outras áreas de atuação nas quais esses temas já são alvo de reflexão. Dessa forma, constatou-se que esses conceitos são amplos, se entrelaçam e são tratados de formas diversas na literatura consultada.

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Biografia do Autor

Valeria Braga, Universidade Federal de São João Del-Rei - UFSJ, São João del Rei/MG, Brasil

Professora Adjunta da Escola de Música da Universidade Federal de São João del Rei; Mestre em Educação Musical pela UFMG; Graduada em Educação Artística pela Universidade Estadual de Minas Gerais; Atriz pela Oficina de Teatro PUC/MG.

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Publicado

27-06-2022

Como Citar

Braga, V. (2022). Contribuições para a formação corporal e cênica do Cantor Popular. Voz E Cena, 3(01), 262–282. https://doi.org/10.26512/vozcen.v3i01.42938

Edição

Seção

Dossiê Temático - Artigos

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