Contribuições para a formação corporal e cênica do Cantor Popular
DOI:
https://doi.org/10.26512/vozcen.v3i01.42938Palavras-chave:
Voz, Cantor Popular, Presença, Espaço cênico musical, Ação vocalResumo
Esse artigo é parte do desenvolvimento da pesquisa de mestrado Princípios para a formação corporal e cênica do Cantor Popular e visa divulgar a temática do corpo e da expressividade cênica deste cantor, buscando elencar alguns aspectos que podem potencializar a performance artística do mesmo. Com o objetivo de incluir a multiplicidade de componentes que constituem indicadores do trabalho corporal e cênico do artista, aqui apresento cinco aspectos - Ação Vocal e Comunicação, Consciência da linguagem corporal, Performance na Canção Popular, Elementos estruturadores da Canção, Espaço cênico musical. Buscou-se fontes em outras áreas de atuação nas quais esses temas já são alvo de reflexão. Dessa forma, constatou-se que esses conceitos são amplos, se entrelaçam e são tratados de formas diversas na literatura consultada.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Juliano Nogueira de. Sexto sentido: linguagem, performance e corporeidade em Itamar Assumpção In: ENCONTRO ABRALIC - Associação Brasileira de Literatura Comparada, 15, 2016. Anais [...]. Rio de Janeiro: UERJ, 2016. pp. 2021-2032.
ANDRADA E SILVA, Marta Assumpção de. Expressividade no canto In: KYRILLOS, Leny Rodrigues (org.). Expressividade: da teoria à prática. Rio de Janeiro: Revinter, pp. 91-104, 2005.
BURNIER, Luis Otávio. A arte do ator: da técnica à representação. Campinas: Editora UNICAMP, 2001.
CABRAL, Beatriz A. V. Presença e processos de subjetivação In: Revista Brasileira dos Estudos da presença, Porto Alegre, v.1 n.1, p.107-120, jan./junho 2011. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/presenca/article/view/21792 . Acesso em: 15 ago. 2019.
CUDDY, Amy. O poder da presença. Tradução de Ivo Korytowski. Rio de Janeiro: Sextante, 2016.
DANTAS, Danilo Fraga. A dança invisível: sugestões para tratar da performance nos meios auditivos In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 28, 2005. Anais [...]. Rio de Janeiro: UERJ. 5 a 9 set. 2005. pp. 1-14.
DINIZ, Júlio. A voz e a cena musical contemporânea In: NOVAES, Joana de Vilhena; VILHENA, Júnia de (Org.). O corpo que nos possui: corporeidade e suas conexões. Ed. Curitiba: Appris, 2018.
FERNANDINO, Jussara. Corpo e expressividade nos processos de musicalização In: SANTIAGO, Patrícia F.; PARIZZI, Betânia; FERNANDINO, Jussara (Org.). Corporeidade e educação musical: coletâneas Seminários de Educação Musical. Belo Horizonte: Centro de Musicalização Integrado (CMI), Escola de Música, UFMG, 2017.
FINNEGAN, Ruth. O que vem primeiro: o texto, a música ou a performance? In: MATOS, Cláudia Neiva de, TRAVASSOS, Elizabeth e MEDEIROS, Fernanda Teixeira de (org.). Palavra cantada: ensaios sobre poesia, música e voz. Rio de Janeiro: Ed. 7 Letras/Faperj, 2008.
GAYOTTO, Lúcia Helena. Voz: partitura da ação. São Paulo: Summus Editorial, 1997.
LISBÔA, Eliane. Dramaturgia e teatro: tensão criativa. Revista Nupeart, v.1. Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Centro de Artes - CEART, 2002. p. 73-81.
MACHADO, Regina. A voz na canção popular brasileira: um estudo sobre a vanguarda paulista. 2007. Dissertação (Mestrado). UNICAMP, Campinas, 2007.
MALETTA, Ernani. A dimensão espacial e dionisíaca da voz com base nas propostas de Francesca Della Monica: resgatando liberdade expressiva e identidade vocal. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, v.1, n. 22, pp. 39-52, PPGT - UDESC, jul. 2014.
MALETTA, Ernani. Atuação polifônica: princípios e práticas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2016.
MALETTA, Ernani. Voz: corpo em manifestação In: TAVARES, Enéias Farias; BIANCALANA, Gisela Reis. MAGNO, Mariane; (organizadores). Discursos do Corpo na Arte. Volume III. Santa Maria: Editora UFSM, 2021. pp. 16-61
MARCADET, Christian. A interpretação de canções em espetáculos, ou O artista da canção em busca de uma síntese das artes cênicas In. Cadernos do GIPE-CIT (Grupo interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Contemporaneidade, Imaginário e Teatralidade), n. 21, ago. 2008. Salvador: UFBA, 2008.
MARIANI, Silvana. Émile Jacques-Dalcrose: a música e o movimento. In: MATEIRO, Teresa, ILARI, Beatriz (org.). Pedagogias em educação musical. Curitiba: InterSaberes, 2012
MERLEAU-PONTY, M. A estrutura do comportamento. Belo Horizonte: Interlivros, 1975.
NOGUEIRA, Virgínia Lemos. Psicodinâmica vocal e audiovisualização da voz: práticas da clínica fonoaudiológica a serviço da ação vocal cênica. 2010. Dissertação (Mestrado). Escola de Belas Artes, UFMG, Belo Horizonte, 2010.
PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. Tradução de J. Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. 3 ed. São Paulo: Perspectiva, 2008.
SANDRONI, Clara. O ensino de canto popular no Brasil: um subcampo emergente. Tese (Doutorado). 2017. Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
SANTIAGO, Silviano. Uma literatura nos trópicos. São Paulo: Companhia das Letras. 1989.
SEVERO, Rodrigo. Presença. Dicionário de teatro, 29 jul. 2013. Disponível em: http://dicionariodeteatro.blogspot.com/2013/07/presenca_29.html . Acesso em: 10 mar. 2022.
TATIT, Luiz. A Enunciação da Canção Popular nos limites da narratividade. Significação - Revista Brasileira de Semiótica, USP, v. 6, jan. 1987. pp. 23-28.
TATIT, Luiz. Canção e oscilações tensivas. Estudos Semióticos, v. 6, n. 2, pp. 14-21, 7 nov. 2010. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/esse/article/view/49266/53348 . Acesso em: 10 mar. 2022.
TATIT, Luiz. O cancionista: composição de canções no Brasil. São Paulo: EDUSP, 2012.
TATIT, Luiz. O século da canção. São Paulo: Ateliê Editorial, 2004.
THOMAZ, Suzana. Teatralidade, entre teorias e práticas: um olhar sobre a abordagem do Théâtre du Soleil. Revista Brasileira Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 6, n. 2, p. 309-330, maio/ago. 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/2237-266061934 . Acesso em: 26 mar. 2022.
VALENTE, Heloísa de Araújo Duarte. Os cantos da voz: entre o ruído e o silêncio. São Paulo: Annablume Editora, 1999.
VARGAS, Herom. Rock e música pop: espetáculo, performance, corpo. Revista IMES, São Caetano do Sul, São Paulo, jul./dez. 2002. Disponível em: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/501/34 . Acesso em: 10 mar. 2022.
WISNIK, J.M. Onde não há pecado nem perdão In: Almanaque Cadernos de literatura e ensaio, São Paulo, v.06, pp. 11-16, 1978.
ZUMTHOR, Paul. Introdução à poesia oral. Trad. Jerusa Pires Ferreira, Maria Lúcia Diniz Pochat, Maria Inês de Almeida. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. São Paulo: EDUC, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 Voz e Cena
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita aos autores e à Revista Voz e Cena e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelos autores e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Voz e Cena e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este trabalho está licenciado com uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Recomendamos que todos os autores consultem as diretrizes do Comittee on Publication Ethics(COPE) antes de submeterem textos à avaliação:
- COPE Ethical Guidelines for Peer Reviewers
http://publicationethics.org/files/Ethical_guidelines_for_peer_reviewers_0.pdf
- Guidelines on Good Publication Practice
http://publicationethics.org/files/u7141/1999pdf13.pdf
- How to handle authorship disputes: a guide for new researchers
http://publicationethics.org/files/2003pdf12_0.pdf
Detecção de plágio
https://www.ithenticate.com/
https://copyspider.com.br/
http://www.plagium.com/
http://www.plagiarismcombat.com/
http://plagiarisma.net/pt/
http://www.duplichecker.com/
http://www.plagiarismchecker.com/help-teachers.php
http://www.plagscan.com/plagiarism-check/
http://plagiarismdetector.net/
Para maiores informações, verifique o Estatuto da Revista Voz e Cena.