A Voz Nordestina em Cena
vivências na preparação vocal com Marcadores de Quadrilha Junina em João Pessoa (PB)
DOI:
https://doi.org/10.26512/vozcen.v1i02.34381Palavras-chave:
Pedagogias da Voz, Preparação Vocal, Festas Populares, Quadrilha Junina, Marcadores de Quadrilha JuninaResumo
Ao assistir uma apresentação de quadrilha junina, podemos observar um personagem executando uma espécie de narração, sendo alguns comandos como o “balancê”, “olha a chuva!”, “anavantur”. Essas expressões são ditas por um dos principais personagens desse universo junino, o marcador de quadrilhas juninas. Podemos dizer que a principal função do marcador é liderar um grupo de brincantes/quadrilheiros usando como ponto disparador de energia o poder de sua voz. O presente artigo descreve estratégias de preparação vocal de marcadores de quadrilhas juninas na cidade de João Pessoa (PB).
Downloads
Referências
ALEIXO, Fernando. Corporeidade da voz: voz do ator. Campinas: Editora Komedi, 2007.
BEHLAU, Mara. Técnicas Vocais. In: Fernandes, F.; Mendes, B.; Navas, A.L. (org.). Tratado de Fonoaudiologia. 2ed. São Paulo: Roca, 2010, pp. 715-33.
BEHLAU, Mara. Voz: o livro do especialista. v.1. Rio de Janeiro: Revinter, 2001b.
BEHLAU, Mara; PONTES, Paulo. Higiene vocal: cuidando da voz. São Paulo: Revinter, 2001a.
BEUTTENMÜLLER, Maria da Glória. O despertar da comunicação vocal. Rio de Janeiro: Enelivros, 1995.
BOAL, Augusto. Jogos para atores e não-atores. 14ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
BRANDI, Edmeé. Educação da voz falada: a terapêutica da conduta vocal. 4ª ed. São Paulo: Atheneu, 2002.
Comitê de voz da Sociedade Brasielira de Fonoaudiologia (SBFa). Respostas para perguntas frequentes na área de voz profissional. Disponível em: https://www.sbfa.org.br/portal2017/themes/2017/faqs/faq_voz_profissional.pdf. Acesso em 19 de abril de 2019.
DAVINI, Silvia Adriana. Voz e Palavra - Música e Ato. In: MATOS, Cláudia Neiva de; TRAVASSOS, Elizabeth; MEDEIROS, Fernanda Teixeira de. Palavra cantada: ensaios sobre poesia, música e voz. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2008. p 307-315.
FANTINI, Leila de Abreu. O bem estar vocal na formação de professores. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo: São Paulo, 2010. Mestrado em Fonoaudiologia. 60f.
G1 PARÁ. Fumbel promove curso para marcador de quadrilha em Belém. Disponível em: <http://glo.bo/1zPVARe>. Acesso em 05 set 2020.
GAYOTTO, Lúcia Helena. Voz: Partitura da Ação. 3a.ed. São Paulo: Plexus, 2002.
GROTOWSKI, Jerzy. Em Busca do Teatro Pobre. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1992.
ICLE, Gilberto. O ator como xamã. (1ª ed.). São Paulo: Perspectiva. (2006).
KOUDELA, Ingrid Dormien. Jogos teatrais. São Paulo: Perspectiva, 2009.
LOPES WANDERLEY, Leonardo; LIMA, Ivonaldo Leidson Barbosa. Prosódia e transtornos da linguagem: levantamento das publicações em periódicos indexados entre 1979 e 2009. Rev. CEFAC. 2014; 16(2): 651-659.
MARTINS, Janaína Träsel. Os princípios da ressonância vocal na ludicidade dos jogos de corpo-voz para a formação do ator. 2008. 198f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2008.
MARTINS, Rose Mary de Abreu. A voz e a palavra na cena do Recife hoje. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2004.
MIRANDA, Izabel C.C.; LADEIRA, Adriana C.; GOUVÊIA, Vivian L.; COSTA, Viviane R. Auto análise vocal de alunos do curso de Teatro. Revista Distúrbios da Comunicação. v. 24, n. 3, pp. 369-378, 2012
ORTIZ, Karin Zazo. Avaliação das Disartrias. In: ORTIZ, Karin Zazo (org.). Distúrbios neurológicos adquiridos: fala e deglutição. 2ª ed. Barueri: Manole, 2010, pp. 73-96.
PINHO, Silvia Maria Rebelo. Fundamentos em Fonoaudiologia: tratando os distúrbios da voz. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1998a.
PINHO, Silvia Maria Rebelo. Manual de higiene vocal para profissionais da voz. Carapicuíba: Pró-fono, 1998b.
RAMOS, Bruna. Saiba de onde vem a quadrilha, dança típica das festas juninas. Portal Empresa Brasil de Comunicação (EBC) - Memória EBC. 2013. Disponível em: <https://memoria.ebc.com.br/cultura/2013/06/saiba-de-onde-vem-a-quadrilha-danca-tipica-das-festas-juninas>. Acesso em 12 set. 2020.
RODERO, Emma. Intonation e emotion: influence of pitch levels and contour type on creating emotions. Journal of Voice. v. 25, n. 1: e25-e34, 2007.
SANTOS, Adailson Costa dos. Performance e quadrilha junina: uma relação entre Richard Schechner e Quadrilhas juninas da Paraíba. Iaçá - Artes da Cena. v. 1, n. 1, pp. 67-82, 2018.
SCHAFER, M. O ouvido Pensante. 2ª ed. São Paulo: Ed. Unesp, 2011. 408p.
SILVA, Elthon Gomes Fernandes da; COSTA, Maria Lúcia Gurgel da; FERREIRA, Léslie Piccolotto. Jogos teatrais para comunicação oral de pessoas com doença de Parkinson: proposta de intervenção fonoaudiológica. Distúrbios da Comunicação. v. 28, n. 3, pp. 548-567, 2016.
SPOLIN, Viola. Jogos teatrais na sala de aula: um manual para o professor. Tradução de Ingrid Dormien Koudela. São Paulo: Perspectiva, 2007. 321 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2020 Voz e Cena
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita aos autores e à Revista Voz e Cena e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelos autores e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Voz e Cena e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este trabalho está licenciado com uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.