Concepções de Estado e Sociedade Civil institucionalizadas em políticas públicas de educação ambiental:
um estudo de caso a partir de chamada pública do Ministério do Meio Ambiente
DOI:
https://doi.org/10.18472/SustDeb.v2n2.2011.5821Palavras-chave:
Educação ambiental, Materialismo histórico-dialético, Estado, Sociedade civil, Políticas públicasResumo
A consolidação de políticas públicas de educação ambiental no Brasil permite o aprofundamento de reflexões conceituais e implicações políticas destas, o que contribui para o posicionamento dos agentes sociais envolvidos. No presente artigo, apresentamos as concepções hegemônicas de Estado e sociedade civil no campo, tendo por referência a análise crítica do discurso de um caso empírico concreto: a chamada pública do Ministério do Meio Ambiente para Coletivo Educadores, de 2006; problematizando-as à luz de um referencial inserido na tradição marxista. Com isso, após a análise detalhada do documento, é possível afirmar que tais concepções hegemônicas se inserem no quadro teórico e discursivo da denominada “Terceira Via” e no modelo de Estado Gerencial, propostas estas que não contribuem diretamente para o avanço das lutas sociais de cunho emancipatório, tal como preconizado pela Educação Ambiental Crítica.
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