Sustentabilidade em campi universitários:

um estudo de caso do grupo Aliança Internacional das Universidades de Pesquisa

Auteurs-es

  • Cristiane Criscibene Pantaleão
  • Tatiana Tucunduva Philippi Cortese Universidade Nove de Julho, São Paulo, SP, Brasil.
  • Josilanne Alves Ramos Universidade Nove de Julho, São Paulo, SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-8524-1767
  • Saulo Santos Pereira da Silva Universidade Mogi das Cruzes, Mogi das Cruzes, SP, Brasil.

DOI :

https://doi.org/10.18472/SustDeb.v9n2.2018.29402

Mots-clés :

Alianças Internacionais, Redes: Campi Universitários, Universidade Sustentável, Gestão Ambiental

Résumé

Os problemas ambientais e seus efeitos podem afetar o futuro das sociedades, e as Instituições de Ensino Superior (IES) são tanto parte do problema, como da solução. Redes e iniciativas globais apoiam as IES engajadas em aplicar um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) em suas atividades dentro do campus. O objetivo deste trabalho é apresentar, de forma descritiva e ilustrativa, a evolução das principais ações de sustentabilidade nos campi das IES membros de uma aliança internacional. Para execução do estudo foi realizada uma pesquisa aplicada com abordagem qualitativa, e a estratégia utilizada foi análise documental de Relatórios de Sustentabilidade (RS) disponibilizados on-line por IES membros da Aliança Internacional das Universidades de Pesquisa (IARU). Os resultados descrevem a evolução das ações de sustentabilidade e ilustram os destaques entre as IES membros. As conclusões desta pesquisa indicam que há benefícios em se trabalhar em rede, minimizando assim o impacto ambiental das atividades praticadas nos campi, mas que existem outros fatores importantes para que a gestão das IES seja sustentável e eficaz.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Cristiane Criscibene Pantaleão

Mestre em Cidades Inteligentes e Sustentáveis, Universidade Nove de Julho,
São Paulo, SP, Brasil.

Tatiana Tucunduva Philippi Cortese, Universidade Nove de Julho, São Paulo, SP, Brasil.

Professora do Programa de Pós-Graduação em Cidades Sustentáveis e Inteligentes e do Programa de Mestrado em Administração, Gestão Ambiental e Sustentabilidade, Universidade Nove de Julho, São Paulo, SP, Brasil.

Josilanne Alves Ramos, Universidade Nove de Julho, São Paulo, SP, Brasil.

Universidade Nove de Julho, São Paulo, SP, Brasil.

Saulo Santos Pereira da Silva, Universidade Mogi das Cruzes, Mogi das Cruzes, SP, Brasil.

Universidade Mogi das Cruzes, Mogi das Cruzes, SP, Brasil.

Références

ALIANZA DE REDES IBERO-AMERICANAS DE UNIVERSIDADES POR LA SUSTENTABILIDAD Y EL AMBIENTE [ARIUSA]. Disponível em: <http://ariusa.net/es/sobre-ariusa/mision>. Acesso em: 07 jan. 2017.

ALONSO-ALMEIDA M. del M. et al. Diffusion of sustainability reporting in universities: current situation and future perspectives. Journal of Cleaner Production, v. 106, p. 144-154, 2015.

AMARAL, L. P.; MARTINS, N.; GOUVEIA, J. B. Quest for a sustainable university: a review. International Journal of Sustainability in Higher Education, v. 16, n. 2, p. 155-172, 2015.

BARRETO, P. L. N.; CHACON, S. S.; NASCIMENTO, V. S. do. Educação e desenvolvimento sustentável: a expansão do ensino superior na região metropolitana do Cariri. Sustentabilidade em Debate, v. 3, n. 1, p. 117-134, 2012.

BRONZERI, M. S.; CUNHA, J. C. da. Ensino e Prática para a Sustentabilidade em IES: estudo de caso. In: ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO EMPRESARIAL E MEIO AMBIENTE, São Paulo, SP, Brasil, 16. Anais… 2014.

BUILDING & CONSTRUCTION AUTHORITY. Disponível em: <https://www.bca.gov.sg/GreenMark/green_mark_buildings.html>. Acesso em: 20 set. 2017.

CARVALHO, I. C. M. Mapeando a educação ambiental desde uma pesquisa em rede. Educação ambiental, p. 35, 2008.

CASTAÑEDA, A. M. P.; QUINTERO, H. F. T. Universidad y sostenibilidad: una aproximación teórica para su implementación. AD-minister, n. 26, 2015.

CATALÃO, V. M. L.; LAYRARGUES, P. P.; ZANETI, I. C. B. B. Universidade para o século XXI: educação e gestão ambiental na Universidade de Brasília. Brasília: Cidade Gráfica e Editora, 2011.

CEULEMANS, K.; LOZANO, R.; ALONSO-ALMEIDA, M. del M. Sustainability reporting in higher education: interconnecting the reporting process and organisational change management for sustainability. Sustainability, v. 7, n. 7, p. 8881-8903, 2015.

ENGELMAN, R.; GUISSO, R. M.; FRACASSO, E. M. Ações de gestão ambiental nas instituições de ensino superior: o que têm sido feito por elas? Revista de Gestão Social e Ambiental, v. 3, n. 1, p. 22-33, 2009.

EUROPEAN NETWORK ON HIGHER EDUCATION FOR SUSTAINABLE DEVELOPMENT [ALLIANCE COPERNICUS]. Disponível em: <http://www.copernicus-alliance.org>. Acesso em: 20 mar. 2016.

EVANS, J. et al. Living labs and co-production: university campuses as platforms for sustainability science. Current Opinion in Environmental Sustainability, v. 16, p. 1-6, 2015.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2009.

GLOBAL REPORTING INITIATIVE [GRI]. Sustainability Reporting. Disponível em: <https://www.globalreporting.org/information/sustainability-reporting/Pages/default.aspx>. Acesso em: 17 jan. 2016.

GLOBAL UNIVERSITIES PARTNERSHIPON ENVIRONMENT AND SUSTAINABILITY [GUPES]. Disponível em: <http://gupes.org/index.php?classid=3234>. Acesso em: 20 mar. 2016.

GROENEWALD, D.; POWELL, J. Relationship between sustainable development initiatives and improved company financial performance: a South African perspective. Acta Commercii, v. 16, n. 1, p. 1-14, 2016.
INTERNATIONAL ALLIANCE OF RESEARCH UNIVERSITIES [IARU]. Campus Sustainability. Disponível em: <http://www.iaruni.org/about-us/iaru>. Acesso em: 15 jan. 2016.

INTERNATIONAL ALLIANCE OF RESEARCH UNIVERSITIES [IARU]. Campus Sustainability Reports. Disponível em: <http://www.iaruni.org/sustainability/campus-sustainability>. Acesso em: 15 jan. 2016a.

INTERNATIONAL SUSTAINABLE CAMPUS NETWORK [ISCN]. Sustainable Campus Best Practices. Disponível em: <http://www.international-sustainable-campus-network.org/resources/iscn-sustainable-campus-best-practices>. Acesso em: 15 jan. 2016.

JÚNIOR, J. G. D.; ROSA, I. M. da; SAMPAIO, C. P. de. Diretrizes Ambientais para um campus sustentável avaliadas pela ótica do Design. Projetica, v. 1, n. 1, p. 146-161, 2010.

KÖNIG, A. What might a sustainable university look like? Challenges and opportunities in the development of the University of Luxembourg and its new campus. Regenerative Sustainable Development of Universities and Cities: role of living laboratories. Ed. Ariane König. Cheltenham: Edward Elgar Publishing Limited, p. 143-172, 2013.

LAYRARGUES, P. P.; LIMA G. F. da C. As macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental brasileira. Ambiente & Sociedade, v. 17, n. 1, 2014.

LOPES, F. D.; BALDI, M. Redes como perspectiva de análise e como estrutura de governança: uma análise das diferentes contribuições. Revista de Administração Pública-RAP, v. 43, n. 5, 2009.

MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. Porto Alegre: Bookman, 2012.

MARTINS, G. D. A.; THEÓPHILO, C. R. Metodologia da Investigação Científica. São Paulo: Editora Atlas, 2009.

MENEZES, E. L. de; SILVA, C. K. S. da. A extensão universitária das universidades públicas como rede de cooperação interorganizacional. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE, São Paulo, SP, Brasil, 5. Anais… 2016.

NASCIMENTO, A. T. A. et al. Aproximando a universidade dos desafios de implementação de políticas públicas para a sustentabilidade: uma experiência da Universidade do Estado de Minas Gerais no município de Divinópolis. Sustentabilidade em Debate, v. 7, n. 3, p. 141-152, 2016.

OLIVEIRA, M. D. Universidade e sustentabilidade: proposta de diretrizes e ações para uma universidade ambientalmente sustentável. 2009, 92. Dissertação (Mestrado em Ecologia Aplicada ao Manejo e a Conservação de Recursos Naturais) ”“ Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG, 2009.

REDE UNIVERSITÁRIA DE PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (RUPEA). Disponível em: <http://www2.uefs.br/rupea/apresentacao.htm>. Acesso em: 26 fev. 2016.

SOUZA, A. P. de; GUIMARÃES, M. Redes como ambiente educativo para a educação ambiental. Educação ambiental, p. 113. 2008.

THE ASSOCIATION FOR THE ADVANCEMENT OF SUSTAINABILITY IN HIGHER EDUCATION [AASHE]. Disponível em: <http://www.aashe.org/about>. Acesso em: 20 dez. 2016.

TOO, L.; BAJRACHARYA, B. Sustainable campus: engaging the community in sustainability. International Journal of Sustainability in Higher Education, v. 16, n. 1, p. 57-71, 2015.

UNIVERSITY OF CAMBRIDGE [CAM]. Disponível em: <http://www.environment.admin.cam.ac.uk/living-lab>. Acesso em: 15 jan. 2017.

UNIVERSITY LEADERS FOR A SUSTAINABLE FUTURE [ULSF]. Disponível em: <http://www.ulsf.org/about.html>. Acesso em: 20 mar. 2016.

VAGNONI, E.; CAVICCHI, C. An exploratory study of sustainable development at Italian universities. International Journal of Sustainability in Higher Education, v. 16, n. 2, p. 217-236, 2015.

VON HAUFF, M.; NGUYEN, T. Universities as potential actors for sustainable development. Sustainability, v. 6, n. 5, p. 3043-3063, 2014.

Téléchargements

Publié-e

2018-08-31

Comment citer

Pantaleão, C. C., Cortese, T. T. P., Ramos, J. A., & Silva, S. S. P. da. (2018). Sustentabilidade em campi universitários:: um estudo de caso do grupo Aliança Internacional das Universidades de Pesquisa. Sustainability in Debate, 9(2), 145–160. https://doi.org/10.18472/SustDeb.v9n2.2018.29402

Articles similaires

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.