Educação e desenvolvimento sustentável:
a expansão do ensino superior na região metropolitana do Cariri
DOI:
https://doi.org/10.18472/SustDeb.v3n1.2012.7200Palabras clave:
Desenvolvimento Sustentável, Ensino Superior, Políticas PúblicasResumen
Este artigo aborda a expansão da oferta de vagas na rede de ensino superior no Brasil, com foco para a região do Cariri, interior do Estado do Ceará, nordeste do Brasil. Pressupõe que o acesso à educação cria condições favoráveis à propositura e consolidação do Desenvolvimento Sustentável. Estudos dessa natureza em regiões historicamente excluídas concorrem positivamente para o processo de desenvolvimento sustentável. A pesquisa foi realizada a partir da coleta e tratamento dos dados relativos à Educação Superior no Brasil e no Cariri entre os anos de 2002 a 2009, obtidos por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), e do banco de dados de quatro instituições de ensino superior localizadas no Cariri cearense. No Cariri cearense constatou-se o crescimento no acesso ao ensino superior na última década, esse fato tem relação com o aumento do investimento público e ainda a participação da iniciativa privada, criando o que se pode chamar de sistema híbrido de financiamento. Essa realidade vem contribuir para a criação de um contexto propício ao desenvolvimento da região, tendo em vista as mudanças que o acesso à educação pode proporcionar para a vida de cada cidadão e no conjunto para todo o entorno.
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