Concepções de Estado e Sociedade Civil institucionalizadas em políticas públicas de educação ambiental:

um estudo de caso a partir de chamada pública do Ministério do Meio Ambiente

Authors

  • Leonardo Kaplan Carlos Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
  • Frederico Bernardo Loureiro Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.18472/SustDeb.v2n2.2011.5821

Keywords:

Educação ambiental, Materialismo histórico-dialético, Estado, Sociedade civil, Políticas públicas

Abstract

The consolidation of public policies of environmental education in Brazil allows
for a deeper conceptual and political implications of these, which contributes to
the positioning of the social agents involved. In this paper, we present the hegemonic
conceptions of state and civil society in the field, with reference to critical discourse
analysis of a concrete empirical case: the public calling of the Ministry of
Environment for Educators Collectives, in 2006; questioning them from a
theoretical and methodological framework inserted in the Marxist tradition. Thus,
after detailed analysis of the document, it is clear that such hegemonic conceptions
fall within the theoretical framework and discourse of the so called “Third Way”
and the model of State Management, these proposals do not directly contribute to
the advancement of the social struggles of emancipatory nature, as recommended
by the Critical Environmental Education.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Leonardo Kaplan Carlos, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Mestre em Educação, bacharel e licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor de Ciências e Biologia das redes estadual e municipal do Rio de Janeiro. Membro do Laboratório de Investigações em Educação, Ambiente e Sociedade da Faculdade de Educação da UFRJ (LIEAS/FE/UFRJ).

Frederico Bernardo Loureiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Doutor em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro
(UFRJ). Professor dos Programas de Pós-graduação em Educação e em
Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social da UFRJ; Coordenador
do Laboratório de Investigações em Educação, Ambiente e Sociedade
(LIEAS/FE/UFRJ). Pesquisador CNPq.

References

BARBOSA, G. L.; LOUREIRO, C. F. B.
ONGs e movimentos sociais: de aliados a concorrentes.
In: Anais do IV Encontro de Pesquisa
em Educação Ambiental (EPEA), Rio Claro, pp.
1-15, 2007.
BOURDIEU, P. A mão esquerda e a mão direita
do Estado. Contrafogos: táticas para enfrentar
a invasão neoliberal. Rio de Janeiro: Jorge
Zahar Editor, pp. 09-20, 1998.
BUCI-GLUCKSMANN, C. Gramsci e o Estado.
Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.
BRASIL. Chamada pública MMA nº 01/2006 ”“
Mapeamento de potenciais Coletivos Educadores
para Territórios Sustentáveis. Brasília:
DEA/MMA, junho de 2006a.
_______. Edital FNMA nº 05/2005 ”“ Coletivos
Educadores para Territórios Sustentáveis.
Brasília: DEA/MMA, outubro de 2005.
_______. Decreto nº 4.281, de 25 de junho de
2002. Brasília: Diário Oficial da União, 2002.
FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social.
1ª edição. Brasília: Editora Universidade de
Brasília, 2001.
FERRARO JUNIOR, L. A. (org.). Encontros e
caminhos: formação de educadoras (es)
ambientais e coletivos educadores ”“ vol. 2.
Brasília: MMA, 2007.
193
_____________________. (org.). Encontros e
caminhos: formação de educadoras (es)
ambientais e coletivos educadores ”“ vol. 1.
Brasília: MMA, 2005.
FOSTER, J. B. A ecologia de Marx: materialismo
e natureza. 1ª edição. Rio de Janeiro:
Civilização Brasileira, 2005.
GADOTTI, M. Concepção dialética da educação:
um estudo introdutório. 15ª edição. São
Paulo: Cortez Editora, 2006.
GOHN, M. G. O protagonismo da sociedade
civil: movimentos sociais, ONGs e redes solidárias.
São Paulo: Cortez Editora, 2ª ed., 2008.
GRUPPI, L. Tudo começou com Maquiavel ”“
As concepções de Estado em Marx, Engels,
Lenin e Gramsci. Porto Alegre: L&PM Editores,
1980.
KAPLAN, L. Análise crítica dos discursos presentes nos
documentos que definem a política de educação ambiental
no Brasil. 2011. 210 f. Dissertação (Mestrado em
Educação) - PPGE/FE/UFRJ, Rio de Janeiro.
2011.
___________. Análise crítica dos discursos sobre Estado
e sociedade civil nas políticas públicas em Educação Ambiental. In: Anais do V ENANPPAS.
Florianópolis, UFSC, 2010b. Disponível em http:/
/www.anppas.org.br/encontro5/cd/artigos/
GT6-63-153-20100811140535.pdf. Acesso em 16
de março de 2010.
MARX, K. Prefácio. Contribuição à Crítica da
Economia Política. São Paulo: Expressão Popular,
2. ed., 2008.
________.; ENGELS, F. A ideologia alemã. São
Paulo: Expressão Popular, 2009.
________.; __________. Manifesto do Partido
Comunista. São Paulo: Boitempo, 2002.
MESCHKAT, K. Uma crítica a la ideologia de la
‘sociedad civil’. In: Hengstenberg, P.;
Kohut, K.; Maihold, G. (eds.) Sociedad civil em
América Latina: representación de
interesses y governabilidad. Caracas: Ed. Nueva
Sociedad, 1999.
MMA e IICA. Relatório descritivo e analítico
contendo o estado atual das Salas Verdes e
Coletivos Educadores, pp. 1-113, 2010.
NEVES, L. M. W. (Org.). A nova pedagogia da
hegemonia: estratégias do capital para
educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005.
RODIN, P.; MARANHÃO, R. R.; GOMES, J. M.;
SILVA, R.; SORRENTINO, M. Coletivos Educadores
para Territórios Sustentáveis. In: I Congresso Internacional
de Educación Ambiental dos Países
Lusófonos e Galícia. Santiago de Compostela,
2007. Disponível em
http://www.ceida.org/CD_CONGRESO_lus/
d o c u m e n t a c i o n _ e a / c o mu n i c a c i o n s /
E A _ n o n _ f o r m a l /
MartinsGomes_Jacqueline.html. Acesso em 13 de
julho de 2010.
SALAZAR, C. L. El concepto de sociedad em
América Latina (usos y abusos). In:
Hengstenberg, P.; Kohut, K.; Maihold, G. (eds.)
Sociedad civil em América Latina:
representación de interesses y governabilidad.
Caracas: Ed. Nueva Sociedad, 1999.
SANFELICE, J. L. Dialética e pesquisa em educação.
In: Lombardi, J. C.; Saviani, D. (Orgs.). Marxismo
e educação ”“ debates contemporâneos. 1ª
ed. Campinas: Autores Associados, p. 69-94, 2005.
SORRENTINO, M.; TRAJBER, R.; MENDONÇA,
P.; FERRARO-JUNIOR, L. A. Educação
ambiental como política pública. Educação e
Pesquisa. São Paulo, v. 31, n. 2, p. 285-299, 2005.

Published

2011-12-21

How to Cite

Carlos, L. K., & Loureiro, F. B. (2011). Concepções de Estado e Sociedade Civil institucionalizadas em políticas públicas de educação ambiental:: um estudo de caso a partir de chamada pública do Ministério do Meio Ambiente. Sustainability in Debate, 2(2), 99–114. https://doi.org/10.18472/SustDeb.v2n2.2011.5821

Issue

Section

Artigos

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.