Concepções de Estado e Sociedade Civil institucionalizadas em políticas públicas de educação ambiental:

um estudo de caso a partir de chamada pública do Ministério do Meio Ambiente

Autores

  • Leonardo Kaplan Carlos Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
  • Frederico Bernardo Loureiro Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.18472/SustDeb.v2n2.2011.5821

Palavras-chave:

Educação ambiental, Materialismo histórico-dialético, Estado, Sociedade civil, Políticas públicas

Resumo

A consolidação de políticas públicas de educação ambiental no Brasil permite o aprofundamento de reflexões conceituais e implicações políticas destas, o que contribui para o posicionamento dos agentes sociais envolvidos. No presente artigo, apresentamos as concepções hegemônicas de Estado e sociedade civil no campo, tendo por referência a análise crítica do discurso de um caso empírico concreto: a chamada pública do Ministério do Meio Ambiente para Coletivo Educadores, de 2006; problematizando-as à luz de um referencial inserido na tradição marxista. Com isso, após a análise detalhada do documento, é possível afirmar que tais concepções hegemônicas se inserem no quadro teórico e discursivo da denominada “Terceira Via” e no modelo de Estado Gerencial, propostas estas que não contribuem diretamente para o avanço das lutas sociais de cunho emancipatório, tal como preconizado pela Educação Ambiental Crítica.

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Biografia do Autor

Leonardo Kaplan Carlos, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Mestre em Educação, bacharel e licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor de Ciências e Biologia das redes estadual e municipal do Rio de Janeiro. Membro do Laboratório de Investigações em Educação, Ambiente e Sociedade da Faculdade de Educação da UFRJ (LIEAS/FE/UFRJ).

Frederico Bernardo Loureiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Doutor em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro
(UFRJ). Professor dos Programas de Pós-graduação em Educação e em
Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social da UFRJ; Coordenador
do Laboratório de Investigações em Educação, Ambiente e Sociedade
(LIEAS/FE/UFRJ). Pesquisador CNPq.

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Publicado

2011-12-21

Como Citar

Carlos, L. K., & Loureiro, F. B. (2011). Concepções de Estado e Sociedade Civil institucionalizadas em políticas públicas de educação ambiental:: um estudo de caso a partir de chamada pública do Ministério do Meio Ambiente. Sustainability in Debate, 2(2), 99–114. https://doi.org/10.18472/SustDeb.v2n2.2011.5821

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