Trabalhadores digitais:

as novas ocupações no trabalho informacional

Autores

  • Jacob Carlos Lima Universidade Federal de São Carlos
  • Daniela Ribeiro de Oliveira Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Trabalho flexível, Trabalhadores digitais, Novas ocupações, Desenvolvedores de software

Resumo

Este artigo analisa o trabalho e os trabalhadores na indústria de informática que chamamos aqui de trabalho digital. Trata-se dos trabalhadores de criação ou gestão de tecnologias informacionais, que desenvolvem softwares, aplicativos, jogos computacionais, criam e administram páginas web, analistas de sistemas, gerentes de projetos, consultores de TI, especialistas em bancos de dados, entre outros. O trabalho nesse setor é flexível em sua origem e intelectual por excelência e integra o debate sobre trabalho imaterial e criativo. Realizamos pesquisa junto a empresas e trabalhadores do setor, buscando recuperar a percepção dos profissionais sobre a diversidade dos vínculos contratuais, as condições de trabalho, suas motivações pela escolha da profissão e seu caráter considerado “criativo” e inovador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacob Carlos Lima, Universidade Federal de São Carlos

Professor titular no Departamento de Sociologia e coordenador do Laboratório de Estudos sobre Trabalho, Profissões e Mobilidades (Lest) da Universidade Federal de São Carlos. Desenvolve pesquisas na área de sociologia do trabalho e sociologia econômica.

Daniela Ribeiro de Oliveira, Universidade Federal de São Carlos

Pesquisadora do Laboratório de Estudos sobre Trabalho, Profissões e Mobilidades (Lest) e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos. Desenvolve pesquisas na área de sociologia do trabalho, com destaque para o trabalho em tecnologia da informação.

Downloads

Como Citar

Lima, J. C., & de Oliveira, D. R. (2017). Trabalhadores digitais:: as novas ocupações no trabalho informacional. Sociedade E Estado, 32(1), 115–144. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/6250

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.