Envelhecimento populacional, cuidado e cidadania:

velhos dilemas e novos desafios

Autores

  • Berlindes Astrid Küchemann Universidade de Brasília / Professora

Palavras-chave:

Ciências Sociais, Sociologia, Envelhecimento Populacional, Idosos/as, Cuidado, Cidadania, Cuidadoras Familiares

Resumo

O Brasil é um país que envelhece a passos largos. Em 2011, a população idosa era de 20,5 milhões, o equivalente a 10,8% da população total. Projeções indicam que, em 2020, a população idosa brasileira será de 30,9 milhões, representando 14% da população total. Esse envelhecimento acelerado vem produzindo necessidades e demandas sociais que requerem respostas políticas adequadas do estado e da sociedade. Dentre os inúmeros desafios a serem enfrentados está a questão do cuidado. As políticas públicas de amparo aos/às idosos/as consideram a família, o estado e a sociedade igualmente responsáveis pelo cuidado. Na prática, o mesmo tem sido visto como uma questão privada e não pública, cabendo, sobretudo, à família, materializada na figura da mulher, a tarefa de cuidar dos/as idosos/as. Este trabalho tem por objetivo, mostrar o quão inadequado é esse modelo que elege as mulheres como únicas responsáveis pelo cuidado e explora as possibilidades de um modelo que permita um envelhecimento com cidadania, no qual atuem família, estado e outros atores da sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Berlindes Astrid Küchemann, Universidade de Brasília / Professora

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1968), mestrado em Sociologia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1970) e doutorado em Sociologia - Universität Bielefeld (1976). Atualmente é professora associada iv da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Gênero e Desenvolvimento Sustentável, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, movimento feminista, enfoque de gênero, projetos de desenvolvimento e desenvolvimento sustentável.

Downloads

Publicado

01-01-2012

Como Citar

Küchemann, B. A. (2012). Envelhecimento populacional, cuidado e cidadania:: velhos dilemas e novos desafios. Sociedade E Estado, 27(1), 165–180. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5643

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.