Intimidade e Mercado:

o cuidado de idosos em instituições de longa permanência

Autores

  • Analía Soria Batista Universidade de Brasília
  • Anna Bárbara Araújo Universidade de Brasília - UnB

Resumo

Este artigo discute a mercantilização da vida íntima, isto é, o cuidado de pessoas idosas em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) re­alizado por cuidadoras, em troca de um salário, no Brasil. O estudo, baseado em etnografias, observação participante, entrevistas com cuidadoras, pessoas idosas e dirigentes de ILPIs do Distrito Federal, focou no trabalho das cuidadoras abordado em seus dinâmicas internas, ou seja, nas interações com as pessoas idosas e na sociabilidade das mulheres, tradicionalmente construída nas famí­lias. Analisa o habitus feminino de cuidado, enquanto disposições afetivas (emo­ções e sentimentos) e morais adquiridas pelas mulheres nas famílias e recriadas nas interações entre as cuidadoras e os idosos, observando as suas especificida­des nas instituições asilares. O estudo apontou que a imposição de uma ordem do trabalho de cuidado taylorizada nas instituições estudadas instrumentaliza as atividades das mulheres cuidadoras, limitando a realização do cuidado ade­quado, que não se resume na competência técnica da cuidadora, mas exige um complemento de afetividade e moralidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Analía Soria Batista, Universidade de Brasília

Doutora em So­ciologia, professo­ra do Instituto de Ciências Sociais-ICS- Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília e pesqui­sadora de dois Nú­cleos do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares-CEAM da UnB: Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero, Violência e Direitos- NEPEM e Núcleo de Estudos sobre Violência e Segurança- NEVIS. Também forma parte da coordena­ção do Laboratório Trabalho, Afeto e Cultura - TAC, do Departamento de Sociologia. Áreas de interesse: traba­lho, cultura, segu­rança pública.

Anna Bárbara Araújo, Universidade de Brasília - UnB

Aluna do Curso de Ciências Sociais, ha­bilitação em Socio­logia, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Brasília e pesquisa­dora do Laboratório Trabalho, Afeto e Cultura ”“ TAC, do Departamento de Sociologia.

Downloads

Publicado

12-08-2011

Como Citar

Batista, A. S., & Araújo, A. B. (2011). Intimidade e Mercado:: o cuidado de idosos em instituições de longa permanência. Sociedade E Estado, 26(1), 175–195. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5564