Ideologia e dominação no Brasil (1974-1989):

um estudo sobre a Escola Superior de Guerra

Autores/as

  • Everton Santos

Palabras clave:

Ideologia, Dominação, Produção simbólica

Resumen

Este artigo analisa as formas de produção simbólica efetuadas na Escola Superior de Guerra (ESG) e suas relações com o quadro de dominação assimétrico entre civis e militares no Brasil. A hipótese que o orienta o trabalho é de que a ESG constitui-se num lócus de produção de formas simbólicas de tipo ideológica, ou seja, de que os sentidos mobilizados por esta instituição no período em análise, no quadro da transição para a democracia no Brasil (1974/1989), serviram naquelas circunstâncias sócio-históricas específicas para sustentar relações de dominação assimétricas duráveis entre civis e militares, cristalizando desta forma o seu caráter ideológico. Para tanto, utilizamos a proposta teórico-metodológica de Thompson (1995) em sua Hermenêutica de Profundidade (HP), aliada à análise de conteúdo de Bardin (1977).

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Biografía del autor/a

Everton Santos

Doutor em Ciência Política pela UFRGS; professor titular no Centro Universitário FEEVALE, onde atua como pesquisador no Grupo de Estudos em Desenvolvimento Regional; professor adjunto na ULBRA no ensino de Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e Odontologia.

Publicado

2011-04-29

Cómo citar

Santos, E. (2011). Ideologia e dominação no Brasil (1974-1989):: um estudo sobre a Escola Superior de Guerra. Sociedade E Estado, 22(1). Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5323

Número

Sección

Artigos

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