La hechiceríay sus sentidos
Main Article Content
Resumo
O artigo revê a literatura antropológica e sociológica e discute os principais modelos teóricos na abordagem da feitiçaria. Segue discorrendo sobre a dinâmica social e a funcionalidade das práticas mágicas comparando achados e exemplos de etnografias com a pesquisa de campo realizada no Brasil. Conclui afirmando o significado da feitiçaria como parte das formas de produção simbólica elaboradas pela sociedade.
Downloads
Article Details

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Referências
Auge, M. (1978). ‘As crenças na feitiçaria’ in A construção do mundo. Lisboa: Edições 70.
Cannon, C. (1942). ‘Voodoo death’ American Anthropologist Vol. 44.
Caro Baroja, J. (1966). Las brujasy su mundo. Madrid: Alianza Editorial.
------------------. (1985). Las formas complejas de la vida religiosa. Madrid. Sarpe.
Cassirer, Ernst (1972). Linguagem e mito. São Paulo: Perspectiva.
Cohen, J. (1973). Bujariny la revolution bolchevique. Madrid: Siglo XXI
Cohn, N. Los demonios familiares de Europa Madrid: Alianza Universidad.
Douglas, M. (1967). Purity and danger. London: Penguin.
-------------------. (1970). Natural Symbols. London: Penguin.
-------------------. (1976). ‘Brujeria: el estado actual de la cuestión’ in Cienciay brujeria. Barcelona: Ed. Anagrama.
-------------------. (1980). Evans-Pritchard. Glasgow: Fontana Paperbacks.
Durby, G. (1992). La historia continua. Madrid: Debate.
Eastwell, H. (1982). ‘“Voodoo Death’ and the Mechanism for Dispatch of the Dying in East Arnhem, Australia” American Anthropologist.
Evans-Pritchard, E. P. (1976). Brujeria, magiay oráculos entre losAzande. Barcelona: Anagrama.
Fabret-Saada, J. (1977). Les mots, la mort, les sorts. Paris: Gallimard.
Fox, R. (1967). “Witchcraft and Clanship in Cochiti Therapy” Magic, Witchcraft and Curing” Ed. by J.Middleton. New York: The Natural History Press.
Fry, P. (1979). “Evans-Pritchard. Bruxaria, Oráculos e Magia entre os Azande” Religião e Sociedade.
Giobellina Brumana, F. (1988). “La metáfora rota. Acerca de los mecanismos linguísticos de production de efectos corporales” Asclepio C.S.I.C.
------------------. (1990). Sentido y Orden. Estudios sobre clasificaciones simbólicas. Madrid: Consejo Superior de Investigaciones Científicas.
-------------------. (1994). Las formas de los dioses. Sistema de clasificaciones y categorias en el Candomblé. Universidad de Cádiz.
Giobellina Brumana, F./ Gonzalez Martinez, E. (1989) Spirits from the margin. Umbanda in Sao Paulo: a study on popular religion and social experience Uppsala Studies in Cultural Anthropology. Acta Universitatis Upsaliensis.
Glukman, M. (1963). Order and Rebellion in Tribal Africa. London: Cohen-West.
Guilhem,P. (1981). “La Inquisition y la devaluation del verbo femenino”in Inquisition espanola: poder politico y control social. Bartolomé Bennassar (ed.). Barcelona: Grijalbo.
Guinzburg, C. (1986). O queijo e os vermes. São Paulo: Companhia das Letras.
------------------. (1988). Os andarilhos do bem. Feitiçarias e cultos agrários nos séculos XVI e XVII. São Paulo: Companhia das Letras. 1
-------------------. (1991). História noturna. Descifrando o sabá. São Paulo: Companhia das Letras.
Hald. S. (1986). “Witches and thieves: deviant motivations in gisu society” Man 21.1.
Handelman, D. (1973). “Gossip in encounters: The transmission of information in a bounded social setting” Man 8.2.
Henningsen, G. (1983). Elabogado delas brujas. Brujeria vasca e Inquisition espahola. Madrid: Alianza Universidad
Jackson, M. (1975). “Structure and Event: witch confession among the Kuranko” Man 10.8.
Kamen, H. (1977). Historia de la Inquisition espaflola. Barcelona: Grijalho.
Larner, C. (1984). Witchcraft and Religion. The Politics of Popular Belief. London: Basill Blackwell. Lévi-Strauss (1950). ‘Introduction’ a Marcel Mauss, 1950. Paris: PUP
-------------------. (1958). “L’efficacité symbolique” Anthropologie Structural. Paris: Pion. Lewis, I. (1971). Static religion. London: Penguin.
Lex, B. (1974). “Woodoo Death: New Thoughts on an Old Explanation” American Anthropologist 76.
Macfarlane, A. (1970). Witchcraft in Tudor and Stuart England. London: Routledge & Kegan Paul
Mair, L. (1959). La brujeria en los pueblos primitivos actuates. Madrid: Guadarrama
Mandrou, R. (1979) Magistrados e feiticeiros na França do século XVII. São Paulo: Ed. Perspectiva.
Marwick. M. (1964). “Witchcraft as a social Strain-Gauge” Australian Journal of Science, Vol. 26.
-------------------. (1967). “The sociology of sorcery in a central african tribe” Magic, Witchcraft and Curing. New York: Ed. by J.Middleton.
Mauss, M. (1950). Sociologie et anthropologie. Paris. PUF.
-------------------. (1974). Oeuvres. 2. répresentations collectives et diversité des civilisations. Paris: Minuit.
Metraux, A. (1958). Le vaudou haitien. Paris: Gallimard.
Messing, S. (1967). “Group Therapy and Social Status in the Zar Cult of Ethiopia” Magic, Witchcraft and Curing, J.Middleton (Ed.). New York: The Natural History Press.
Middleton, J. (1960) Lugbara religion. Londres: Oxford University Press
Nadel, (1952). “Witchcraft in Four African Societies”. American Anthropologist Vol.54
Paz, O. (1974). La búsqueda del comienzo (escritos sobre el surrealismo). Madrid: Espiral.
Turner, V. (1972) Schism and continuity in an African society. A study ofNdembu village life. Manchester: Manchester University Press
-------------------. (1980) La selva de los símbolos. Madrid: Siglo XXI.
Wilson, M. (1951). “Witch-Beliefs and Social Structure” America Journal of Sociology, Vol. 36 Wyllie, R. (1973). “Introspective Vitchcraft among the Eftutu of Southern Ghana” Man Vol. 8.