Cidadania em espaços (sub)urbanos:

o Teatro do Oprimido no Alto da Cova da Moura e no Vale da Amoreira

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0102-699220183302015

Palabras clave:

cidade, cidadania, arte, Teatro do Oprimido

Resumen

A partir do estudo das atividades desenvolvidas por dois grupos comunitários de Teatro do Oprimido - DRK (Alto da Cova da Moura, Amadora) e ValArt (Vale da Amoreira, Moita) -, procura-se compreender como pode a cidadania, através da arte, contribuir para a construção de cidades mais justas, e quais os desafios e limites que este processo enfrenta. A pesquisa desenvolvida juntamente com os jovens pertencentes a ambos os grupos mostra que é sobretudo através da revelação e valorização de suas experiências, histórias e narrativas pessoais e contextuais no âmbito de sua intervenção social e política através do teatro, que se combatem alguns dos efeitos nefastos da urbanização contemporânea e que se diluem as fronteiras que separam estes bairros do seu entorno.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

André Carmo, Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa (CEG-UL)

Investigador do Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa (CEG-UL), Lisboa, Portugal.

 

Citas

ABBING, Hans. Why are artists poor? The exceptional economy of the arts. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2002.

ANDRÉ, Isabel; VALE, Mário. Lisboa: tensiones entre la ciudad y la metrópoli. BALBO, Marcello (Coord.). Europa: la ciudad central en el sistema urbano, p. 209-239. Quito: Olacchi, 2012.

BENÃTEZ, Hans. “The moment of testimonio is over”: problemas teóricos y perspectivas de los estudios testimoniales. Ãkala, Revista de Lenguage y Cultura, n. 15, p. 47-71, 2010.

BISHOP, Claire. Introduction. Viewers as producers. In: BISHOP, Claire (Ed.). Participation, p. 10-17. London; Cambridge (MA): Whitechapel; MIT Press, 2006.

BOAL, Augusto. A estética do oprimido. Rio de Janeiro: Fundação Nacional de Artes (Funarte), 2009.

---- . Hamlet and the baker’s son: my life in theatre and politics. London: Routledge, 2001.

BORJA, Jordi. La ciudad conquistada. Madrid: Alianza Editorial, 2003.

BAVO. Always choose the worst option artistic resistance and the strategy of over-identification. In: BAVO (Ed.) Cultural activism today: the art of over-identification, p. 18-39. Roterdam: Episode Publishers, 2007.

CAPUCHA, Luís. Territórios da pobreza, onde é preciso voltar. Sociedade e Território, n. 30, p. 8-15, 2000.

CASTELLS, Manuel. The process of urban social change. In: CUTHBERT, Alexander (Ed.) Designing cities: critical readings in urban design, p. 23-27. Oxford (UK): Blackwell, 2003.

COHEN-CRUZ, Jan. Redefining the private: from personal storytelling to political act. In: COHEN-CRUZ, Jan; SCHUTZMAN, Mady (Eds.). A Boal companion: dialogues on theatre and cultural politics, p. 103-113. New York; London: Routledge, 2006.

CORREIA, André. Teatro fora dos teatros. Arte dramática na prisão, no jardim e no bairro. Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 67, p. 55-73, 2003.

DUNCOMBE, Stephen. Notes from underground: zines and the politics of alternative culture. Bloomington (IN): Microcosm Publishing, 2008.

FORTUNA, Carlos; FERREIRA, Claudino; ABREU, Paula. Espaço público urbano e cultura em Portugal. Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 52/53, p. 85-117, 1998/1999.

GAT. Operação Vale da Amoreira: diagnóstico. Lisboa: INH, 2006.

GUERRA, Isabel. A cidade multicultural e multiétnica: gestão da diversidade e procura da democracia. In: LAGES, Mário Ferreira; MATOS, Artur Teodoro (Coords.). Portugal: percursos de interculturalidade 2, p. 97-118. Lisboa: Acime, 2008.

HAIG-BROWN, Celia. Creating spaces: testimonio, impossible knowledge, and academe. Qualitative Studies in Education, n. 16, p. 415-433, 2003.

HORTA, Ana. Contested citizenship: immigration politics and grassroots migrants’ organizations in post-colonial Portugal. New York: Center for Migration Studies, 2004.

KANNGIESER, Anja. Breaking Out of the specialist “ghetto”: performative encounters as participatory praxis in radical politics. Thamyris/Intersecting, n. 21, p. 115-136, 2010.

KERSHAW, Baz. The politics of performance: radical theatre as cultural intervention. London; New York: Routledge, 1992.

LABORATORY OF INSURRECTIONARY IMAGINATION. A user’s guide to the impossible. London: Labofii, 2010.

LACLAU, Ernesto; MOUFFE, Chantal (Eds). Hegemony and socialist strategy: towards a radical democratic politics. London, Verso, 2001.

LARSEN, Lars. Social æsthetics. In: BISHOP, Claire (Ed.). Participation, p. 172-183. London; Cambridge (MA): Whitechapel; MIT Press, 1999/2006.

LINDS, Warren. a journey in metaxis: theatre of the oppressed as enactivist praxis. NJ, n. 22, p. 71-85, 1998.

LOPES, Silvina. Precedências desajustadas. In: MAIA, Tomás (Org.). Persistência da obra: arte e política, p. 41-66. Lisboa: Assírio & Alvim, 2011.

MALHEIROS, Jorge; MENDES, Manuela; BARBOSA, Carlos; SILVA, Sandra; SCHILTZ, Aline; VALA, Francisco. Espaços e expressões de conflito e tensão entre autóctones, minorias migrantes e não migrantes na área metropolitana de Lisboa. Lisboa: Acime, 2007.

MALHEIROS, Jorge; VASCONCELOS, Lia; ALVES, Francisco (Coords). Operação Cova da Moura. Volume I “Diagnóstico para a intervenção sócio-territorial”. Lisboa: INH, 2006.

MANCHEV, Boyan. A persistência das formas. Para uma nova política æstética. In: MAIA Tomás (Org.). Persistência da obra: arte e política, p. 29-40. Lisboa: Assírio & Alvim, 2011.

MARCUSE, Peter; KEMPEN, Ronald. States, cities, and the partitioning of urban space. In: MARCUSE, Peter; KEMPEN, Ronald (Eds.). Of States and cities: the partitioning of urban space, p. 3-10. Oxford (UK): Oxford University Press, 2002.

MASSET, Delphine. Art et démocratie (Éditorial). Émulations, n. 9, p. 9-20, 2011.

MERRIFIELD, Andy; SWYNGEDOUW, Erik (Eds.). The urbanization of injustice. London: Lawrence & Wishart, 1996.

MESKIMMON, Marsha. Contemporary art and the cosmopolitan imagination. London; New York: Routlege, 2011.

MOORE, Alan. Political economy as subject and form in contemporary art. Review of Radical Political Economics, n. 36, p. 471-486, 2004.

MOUFFE, Chantal. Artistic activism and agonistic spaces. Art & Research - A Journal of Ideas, Contexts and Methods, v. 1, n. 2, p. 1-5, 2007.

---- . The democratic paradox. London: Verso, 2000.

MOUFFE, Chantal; DEUTSCHE, Rosalyn; JOSEPH, Branden; KEENAN, Thomas. Every form of art has a political dimension. Grey Room, n. 2, p. 98-125, 2001.

NAWRATEK, Krzysztof. City as a political idea. Plymouth (UK): University of Plymouth Press, 2011.

NEGRO, Francesca; CARVALHO, Manuela. Cidades: mundos de fragilidade e força. Próximo Futuro: II workshop de investigação - As Cidades. Lisboa: FCG, 2010.

NUNES, João. Teoria crítica, cultura e ciência: O(s) espaço(s) e o(s) conhecimento(s) da globalização. In: SANTOS, Boaventura de Sousa (Org.). Globalização: fatalidade ou utopia?, p. 297-338. Porto (PT): Afrontamento, 2001.

PAIS, José Machado. Lufa-lufa quotidiana: ensaios sobre cidade, cultura e vida urbana. Lisboa: ICS, 2010.

PADILLA, Beatriz. Recriando identidades juvenis entre jovens de descendência africana na Área Metropolitana de Lisboa. In: PAIS, José Machado; BENDIT, René; FERREIRA, Vítor Sérgio (Orgs.). Jovens e Rumos, p. 159-180. Lisboa: ICS, 2011.

POIRIER, Jean; CLAPIER-VALLADON, Simone; RAYBAUT, Paul. Histórias de vida: teoria e prática. Oeiras (PT): Celta, 1999.

RANCIÈRE, Jacques. Æsthetics and its discontents. Cambridge (UK): Polity Press, 2009.

---- . The æsthetic revolution and its outcomes: emplotments of autonomy and heteronomy. New Left Review, n. 14, p. 133-151, 2002.

RANDALL, Margaret. ¿Qué és y cómo se hace un testimonio? In: BEVERLEY, John; ACHUGAR, Hugo (Eds.). La voz del otro: testimonio, subalternidad y verdad narrativa, p. 33-57. Guatemala: Abrapalabra, 2002.

RIBEIRO, Luiz. Segregação residencial e políticas públicas: análise do espaço social da cidade na gestão do território. Cidades - Comunidades e Territórios, n. 6, p. 33-50, 2003.

SANTOS, Maria (Coord.). Diagnóstico da população imigrante no concelho da Moita: desafios e potencialidades para o desenvolvimento local. Lisboa: Acidi, 2011.

SCHECHNER, Richard. A polity of its own called art?. In: CAMPBELL, Mary Schmidt; MARTIN, Randy (Eds.). Artistic citizenship: a public voice for the arts, p. 33-41. New York: Routledge, 2006.

SCHUTZMAN, Mady. Brechtian Schamanism: The political therapy of Augusto Boal. In: SCHUTZMAN, Mady; COHEN-CRUZ, Jan (Eds.). Playing Boal: theatre, therapy, activism, p. 137-155. London; New York: Routledge, 1994.

SCHUTZMAN, Mady; COHEN-CRUZ, Jan. Introduction. In: COHEN-CRUZ, Jan; SCHUTZMAN, Mady (Eds.). A Boal companion: dialogues on theatre and cultural politics, p. 1-9. New York; London: Routledge, 2006.

SELZ, Peter. Art of engagement: visual politics in California and beyond. Berkeley (CA): University of California Press, 2006.

SILVA, Manuel Carlos. Racismo e conflito interétnico: elementos para uma investigação. Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 56, p. 61-79, 2000.

SOJA, Edward. Postmetropolis: critical studies of cities and regions. Oxford (UK): Blackwell Publishing, 2000.

TUCKER, Kenneth. Workers of the world, enjoy! Æsthetic politics from revolutionary syndicalism to the global justice movement. Philadelphia (PA): Temple University Press, 2010.

VASCONCELOS, Lia. Cova da Moura: uma experiência de intervenção sócio-territorial participada. Inforgeo, n. 20/21, p. 107-113, 2007.

VICENTE, Paula; REIS, Elizabeth; FERRÃO, Fátima. Sondagens: a amostragem como factor decisivo de qualidade. Lisboa: Edições Sílabo, 2001.

VIDAL, Carlos. Definição da arte política: o radicalismo, a desconstrução, o artifício e todos os seus paradoxos. Lisboa: Fenda, 1997.

WACQUANT, Loïc. Urban outcasts: a comparative sociology of advanced marginality. Cambridge (UK): Polity Press, 2008.

---- . A estigmatização territorial na idade da marginalidade avançada. Sociologia: Revista do Departamento de Sociologia da FLUP, v. 1, n. 16, p. 251-268, 2006.

YOUNG, Iris. Justice and the politics of difference. New Jersey (NJ): Princeton University Press, 1990.

Publicado

2018-10-30

Cómo citar

Carmo, A. (2018). Cidadania em espaços (sub)urbanos:: o Teatro do Oprimido no Alto da Cova da Moura e no Vale da Amoreira. Sociedade E Estado, 33(02), 581–603. https://doi.org/10.1590/s0102-699220183302015