Princípios Organizadores das Representações de Rural e Cidade

Autores

  • Mariana Bonomo Universidade Federal do Espírito Santo
  • Lídio de Souza Universidade Federal do Espírito Santo
  • Giannino Melotti Universidade de Bolonha
  • Augusto Palmonari Universidade de Bolonha

Palavras-chave:

Cidade, Princípios Organizadores, Representação Social, Ruralidade

Resumo

O estudo foi desenvolvido com o propósito de conhecer os princípios que orga­nizam as tomadas de posição de integrantes de um grupo rural em frente às representa­ções de rural e cidade, a partir da análise dos processos de ancoragem psicológica, social e psicossocial. Foram realizadas entrevistas individuais com 200 integrantes de uma co­munidade rural, distribuídos em quatro gerações. O roteiro foi composto por questões que focalizavam: (1) dados sociodemográficos referentes ao sexo, idade, geração e se o participante já havia vivido em áreas urbanas; (2) experiência de preconceito, expec­tativa de vida na cidade para não migrados e recomendação para viver na cidade pelos participantes que já tinham vivido em território urbano; (3) valores sociais do rural; e (4) evocações livres associadas aos objetos de representação. Os resultados, sistematizados por meio da Análise de Conteúdo e processados por meio do software SPAD-T, indicaram a presença de três princípios organizadores dos significados vinculados aos objetos rural vs. cidade: mundo natural vs. mundo artificial, vida feliz vs. vida ruim e quase autossufi­ciente vs. centro dos recursos. As discussões focalizaram as funções das representações nos processos de elaboração da identidade social, destacando-se entre elas a de produzir equilíbrio e sustentar a defesa do espaço de pertencimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Bonomo, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Psico­logia, professora colabo­radora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo.

Lídio de Souza, Universidade Federal do Espírito Santo

 Doutor em Psico­logia Social, profes­sor associado III do Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvi­mento e do Progra­ma de Pós-Gradu­ação em Psicologia da Universidade Fe­deral do Espírito Santo.

Giannino Melotti, Universidade de Bolonha

Doutor em Psicologia, pesquisador em Psicologia Social no Departamento de Ciências da Educação da Universidade de Bolonha (Itália).

Augusto Palmonari, Universidade de Bolonha

 Doutor em Psi­cologia Social, pro­fessor Ordinário de Psicologia Social da Faculdade de Psi­cologia da Univer­sidade de Bolonha (Itália)

Downloads

Publicado

01-03-2016

Como Citar

Bonomo, M., de Souza, L., Melotti, G., & Palmonari, A. (2016). Princípios Organizadores das Representações de Rural e Cidade. Sociedade E Estado, 28(1), 91–118. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5708

Edição

Seção

Artigos