O mercado de galerias e o comércio de arte moderna:

São Paulo e Rio de Janeiro nos anos 1950-1960

Autores

  • Maria Lúcia Bueno

Palavras-chave:

Sociologia da arte, Sociologia da cultura, Mercado de arte, Arte contemporânea, Instituições artísticas, Mundialização

Resumo

Os anos 50 no Brasil transitaram do Nacionalismo de Vargas ao Desenvolvimento de JK, passando pela implantação definitiva de uma sociedade urbana modernizada. Sintonizada com a atmosfera desponta uma geração, imbuída de uma nova sensibilidade estética e novos hábitos de consumo. Neste universo criou-se a base da primeira estrutura de mercado de arte no país, nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, tendo como condutor as galerias privadas de arte moderna e comtemporânea.

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Biografia do Autor

Maria Lúcia Bueno

Doutora em Ciências Sociais pelo IFCH-UNICAMP e pesquisadora na área de sociologia da arte, da cultura e da moda. É professora universitária e coordenadora do Mestrado Acadêmico em Moda, Cultura e Arte do Centro Universitário Senac em São Paulo.

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Publicado

06-05-2011

Como Citar

Bueno, M. L. (2011). O mercado de galerias e o comércio de arte moderna:: São Paulo e Rio de Janeiro nos anos 1950-1960. Sociedade E Estado, 20(2). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5177

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