As faculdades de direito e o recrutamento de professores de ensino superior na Primeira República

Autores

  • Rodrigo da Rosa Bordignon Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0102-69922017.3203009

Palavras-chave:

Recrutamento; Faculdades de Direito; Professores de ensino superior; Primeira República.

Resumo

O presente texto é resultante do aproveitamento parcial de um conjunto de informações que compuseram uma pesquisa mais ampla sobre as relações entre a transformação de princípios de legitimação e os processos de recrutamento e recomposição de elites no Brasil. A análise aqui desenvolvida centra-se nas condições sociais e institucionais de ingresso na condição de professor de ensino superior nas faculdades de direito após a instauração do regime republicano, em 1889. O material empírico utilizado é composto por um total de 62 agentes que integram os quadros docentes do no ensino jurídico em fins do XIX. O objetivo central é apreender os efeitos da diversificação institucional para o recrutamento e carreiras dos professores de ensino superior. Neste sentido, os principais resultados apontam para uma diferenciação nas bases sociais do recrutamento e, ao mesmo tempo, a manutenção de determinados padrões de carreiras.

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Biografia do Autor

Rodrigo da Rosa Bordignon, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do Departamento de Sociologia e Ciência Política e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

23-02-2018

Como Citar

Bordignon, R. da R. (2018). As faculdades de direito e o recrutamento de professores de ensino superior na Primeira República. Sociedade E Estado, 32(3), 748–769. https://doi.org/10.1590/s0102-69922017.3203009

Edição

Seção

Artigos