Tradutores, intérpretes ou promotores de mudança? Cientistas sociais, educação sanitária rural e resistências culturais (1940-1960)

Autores

  • Marcos Chor Maio
  • Nísia Trindade de Lima

Palavras-chave:

Pensamento social, História das ciências sociais, Brasil, Serviço Especial de Saúde Pública, Desenvolvimento, Sociologia rural

Resumo

Este trabalho objetiva analisar as relações entre ciências sociais e saúde pública no Brasil, privilegiando o papel de sociólogos  e antropólogos que se colocaram na posição de “tradutores” entre  os profissionais de saúde e as populações rurais objeto da ação  de organismos governamentais. Educação sanitária, saneamento,  profilaxia e medicina curativa, medicina preventiva passam a ser  percebidos como ações cuja eficiência dependia diretamente do  profundo entendimento de um universo mais amplo e complexo  que a realidade concreta, ou seja, o universo cultural. Neste ponto  reside a posição central dos cientistas sociais no planejamento das  ações administrativas voltadas especialmente para a população rural  brasileira: o seu conhecimento das questões de natureza sociocultural  deveria antecipar e orientar quaisquer intervenções.    

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Chor Maio

Doutor em Ciência Política pelo Iuperj, pesquisador titular e professor do Programa de  Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (Fiocruz) e  vice-líder do Grupo de Pesquisa do CNPq “Ciência, saúde e pensamento social”. 

Nísia Trindade de Lima

Doutora em Sociologia pelo IUPERJ, pesquisadora titular e professora do Programa de  Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde, n Casa de Oswaldo Cruz (Fiocruz),  e líder do Grupo de Pesquisa do CNPq “Ciência, saúde e pensamento social”.      

Downloads

Publicado

11-04-2011

Como Citar

Maio, M. C., & Lima, N. T. de. (2011). Tradutores, intérpretes ou promotores de mudança? Cientistas sociais, educação sanitária rural e resistências culturais (1940-1960). Sociedade E Estado, 24(2), 529–561. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5475

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)