Dispositivo militarizado da segurança pública.

Tendências recentes e problemas no Brasil

Autores

  • Luís Antônio Francisco de Souza Universidade Estadual Paulista

Palavras-chave:

Segurança, Polícia, Polícia Militar, Militares, Forças Armadas

Resumo

O Brasil não espantou totalmente todos os fantasmas de seu recente passado de regime de exceção. Ainda não houve o restabelecimento completo da normalidade democrática, não obstante a consagração dos princípios da democracia formal e do Estado democrático de direito. O país ainda não conseguiu levar, para parcelas importantes da população, os princípios de justiça, paz, desenvolvimento e equidade. O aparato estatal ”“ particularmente polícia e justiça ”“ ainda apresenta limitações em termos de controle social, transparência e efetividade. Diante de tantas incompletudes, enfrenta-se a escalada da violência, da criminalidade, do crime organizado e da desestrutura urbana. Como resposta aos problemas percebidos como urgentes, a jovem democracia brasileira apela para as instituições da segurança pública e, na falta e insuficiência destas, para as forças privadas de vigilância. As Forças Armadas, igualmente, são acionadas como garantidoras da ordem e da paz dentro do território e das comunidades. Estamos diante de uma tendência de militarização da segurança pública? Esta tendência é nova? Corresponde a que práticas e a que aspirações da sociedade brasileira globalizada? É o que se pretende discutir no presente artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luís Antônio Francisco de Souza, Universidade Estadual Paulista

Professor do Departamento de Sociologia e Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Marília.

Downloads

Publicado

20-04-2016

Como Citar

Souza, L. A. F. de. (2016). Dispositivo militarizado da segurança pública.: Tendências recentes e problemas no Brasil. Sociedade E Estado, 30(1), 207–223. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5958

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.