Aprendizagem da cidadania: justificativas para educação em direitos humanos, ensino religioso, filosofia e sociologia no Brasil (1987/2006)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0102-6992-e45732

Palavras-chave:

educação, direitos humanos, ensino religioso, filosofia, sociologia, cidadania.

Resumo

Analisamos propostas de conteúdos educacionais e disciplinas escolares elaboradas no Brasil no período entre os anos de 1987 e 2006; em particular, educação em direitos humanos, ensino religioso, filosofia e sociologia. Procuramos identificar justificativas para a institucionalização destes conhecimentos, especialmente o modo como foram relacionados ao que chamamos de “aprendizagem da cidadania”. Os documentos que foram fonte desta análise pertencem aos acervos da Comissão Justiça e Paz de São Paulo, Câmara de Deputados, Senado Federal e Conselho Federal de Educação e compreendem esboço de propostas, projetos de lei, relatórios e pareceres. Analisamos ainda textos oficiais, livros e manuais que compõem a produção das agências e agentes favoráveis à rotinização dos referidos conhecimentos. Esperamos contribuir para a análise das expectativas de democratização no Brasil interpelando processos de formulação das finalidades educacionais de certos conteúdos referidos às "humanidades".

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Biografia do Autor

Simone Meucci, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Professora da Universidade Federal do Paraná, onde coordena o Programa de Pós-Graduação em Sociologia, PR, Brasil.

Sabrina Cesar Freitas, Serviço Social do Comércio - SESC/PR

Mestra em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Paraná e Analista de Educação no SESC-PR, Curitiba, PR, Brasil.

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15-12-2023

Como Citar

Meucci, S., & Freitas, S. C. (2023). Aprendizagem da cidadania: justificativas para educação em direitos humanos, ensino religioso, filosofia e sociologia no Brasil (1987/2006). Sociedade E Estado, 38(03), e45732. https://doi.org/10.1590/s0102-6992-e45732

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