Espaço urbano, escola e desigualdade social

Autores

  • Maria Zélia Borba Rocha Universidade de Brasília (UnB)

Palavras-chave:

desigualdade social, cultura política, representações sociais, democracia e escola

Resumo

Este artigo objetiva estabelecer a possível relação existente entre a constituição do espaço urbano e o surgimento do espaço escolar como conceito e como organização. Discute a contribuição dos procederes formativos educacionais aos processos de criação e disseminação das representações sociais e de formação de personalidades democráticas em um contexto de desigualdade social. Conclui que a inserção do indivíduo no mundo do saber escolarizado é imprescindível, na sociedade contemporânea, para a elaboração e difusão de representações sociais, assim como para a constituição de personalidades mais democráticas, consistindo a escola numa instituição fulcral ao processo de consolidação da democracia no Brasil.

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Biografia do Autor

Maria Zélia Borba Rocha, Universidade de Brasília (UnB)

Mestre em Sociologia e professora na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.

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Publicado

12-08-2022

Como Citar

Rocha, M. Z. B. . (2022). Espaço urbano, escola e desigualdade social. Sociedade E Estado, 14(02), 349–368. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/44366

Edição

Seção

Artigos