A cidade em close up — imagens e apropriações do espaço em campanha eleitoral

Autores

  • Irlys Alencar Firmo Barreira Universidade Federal do Ceará (UFC)

Palavras-chave:

Imaginário urbano, espaço simbólico, identidades urbanas, poder local, carências sociais.

Resumo

O artigo analisa os discursos e práticas acionados por diferentes candidaturas ao pleito municipal de 1996 nas cidades de Natal, Maceió e Fortaleza, articulando pontos convergentes e simbologia típica do que poderia ser nomeado de “imaginário citadino de campanha”. A hipótese desenvolvida é a de que as campanhas políticas mobilizam símbolos sociais e ideológicos que se organizam em torno da construção de uma imagem de cidade. Seja na acentuação de “sua história”, na promessa de gestão das desigualdades ou acenos à participação popular, as eleições possuem a marca dos ritos de passagem. O artigo discute a cidade como campo de investimento simbólico que se explicita na luta por domínio de espaços e na emergência de uma espécie de “linguagem” das obras e edificações urbanas, vistas como sinais de eficácia e visibilidade na conjuntura atual.

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Biografia do Autor

Irlys Alencar Firmo Barreira, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professora do Programa de Pós Graduação em Sociologia da UFC. Este artigo foi originalmente apresentado no VII Congresso da Sociedade Brasileira de Sociologia, realizado em Brasília em 6-8 de agosto de 1997, no Grupo Temático Novos Olhares Sociológicos sobre o Urbano.

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Publicado

12-08-2022

Como Citar

Barreira, I. A. F. . (2022). A cidade em close up — imagens e apropriações do espaço em campanha eleitoral. Sociedade E Estado, 13(01), 135–162. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/44234