A cidade em close up — imagens e apropriações do espaço em campanha eleitoral
Palavras-chave:
Imaginário urbano, espaço simbólico, identidades urbanas, poder local, carências sociais.Resumo
O artigo analisa os discursos e práticas acionados por diferentes candidaturas ao pleito municipal de 1996 nas cidades de Natal, Maceió e Fortaleza, articulando pontos convergentes e simbologia típica do que poderia ser nomeado de “imaginário citadino de campanha”. A hipótese desenvolvida é a de que as campanhas políticas mobilizam símbolos sociais e ideológicos que se organizam em torno da construção de uma imagem de cidade. Seja na acentuação de “sua história”, na promessa de gestão das desigualdades ou acenos à participação popular, as eleições possuem a marca dos ritos de passagem. O artigo discute a cidade como campo de investimento simbólico que se explicita na luta por domínio de espaços e na emergência de uma espécie de “linguagem” das obras e edificações urbanas, vistas como sinais de eficácia e visibilidade na conjuntura atual.
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