Mutações no tecido urbano: ângulos da ação social

Autores

  • Ana Clara Torres Ribeiro Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Palavras-chave:

Mutação, cotidiano, relações sociais, carências urbanas, sociabilidades urbanas

Resumo

O texto escolhe a noção de mutação social para abordar ângulos, considerados relevantes, da vida urbana. Com este objetivo, recupera a atual valorização, em curso no âmbito das ciências sociais, do cotidiano, do lugar, do senso comum e da ação possível. Esta recuperação - realizada através de aportes de Henri Léfèbvre, Hannah Arendt, Alain Badiou e Agnes Heller - orienta o diálogo com a análise do espaço, conforme proposta por Milton Santos, e a reflexão do tecido social. Assim, a partir de diversas opções analíticas e da citação de episódios da vida cotidiana, o artigo propõe o estudo de pequenas mutações em desdobramento nas conjunturas urbanas. Na exposição desta proposta, são considerados deslisamentos e deslocamentos de sentido em âmbitos da vida social, relevantes à compreensão atualizada de jogos de poder.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Clara Torres Ribeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora e pesquisadora do IPPUR/UFRJ e bolsista do CNPq. Este texto reflete o trabalho coletivo que vem sendo desenvolvido no âmbito do LASTRO (Laboratório da Conjuntura Social - tecnologia e território) do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da Univ. Federal do Rio de Janeiro.

Referências

Arendt, H. (1993) A dignidade da política: ensaios e conferências, org. Antonio Abranches, Trad. Helena Martins e outros. Rio de Janeiro: Rclume-Dumará.

Badiou, A. (1994) Para lima nova teoria do sujeito: conferências brasileiras. Trad. Emerson Xavier da Silva, Gilda Sodré; revisão técnica Ari Roitman, Paulo Becker. Rio de Janeiro: Relumé-Dumará.

Berger, P. e Luckmann, T. (1978) A construção social da realidade. Rio de Janeiro: Ed.Vozes.

Brunner, J. J. (1988) Un espejo trijado: ensayos sobre cultura y politicos culturales. Santiago: FLACSO.

Carvalho, E. G. de (1990) Direito e necessidade: a questão fundiária e a justiça no Rio de Janeiro. Tese de Mestrado apresentada ao IPPUR/UFRJ.

Castells, M. (1984) “La crisis, la planificación y la calidad de vida: el marco de las nuevas relaciones históricas entre espacio y sociedad”. Revista Mexicana de Sociologia, IV.46, n° 4, out-dez.

Castells, M. (1995) The informational city: information technology, economic reestructuring and the urban-regional process. Cambridge: Blackwell.

Garcia, F. S. (1997) Cidade espetáculo: política, planejamento e city marketing. Curitiba: Editora Palavra.

Guattari, F. (1985) “Espaço e poder: a criação de territórios na cidade”. Espaço & Debates, Ano V.

Heller, A. (1991) “A sociologia como desfetichização da modernidade”. Novos Estudos, n“ 30, julho.

Leers, B. (1987) “Filosofia, moral, ética, familia e sociedade no Brasil (1964-1984)” in Ivete Ribeiro (org.), Sociedade brasileira contemporânea: familia e valores. São Paulo: Loyola, Rio de Janeiro: Centro João XXIII.

Léfèbvre, H. (1969) O direito à cidade. Tradução de T. C. Netto. São Paulo: Ed. Documentos.

Léfèbvre, H. (1978) De lo rural a lo urbano. Barcelona: Ediciones Península, 4a ed.

Léfèbvre, H. (1991) A vida cotidiana no mundo moderno. Trad. Alcides João de Barros. São Paulo: Ed.Ática.

Lówy, M. (1987) As aventuras de Karl Marx contra o Barão de Munchausen: marxismo epositivismo na sociologia do conhecimento. Trad. Juarez Guimarães e Suzanne Felice Lõwy. São Paulo: Busca Vida.

Lyotard, F. (1988) O pós-moderno. Trad. Ricardo Corrêa Barbosa. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 3a ed.

Nunes, E. (1989) Carências urbanas, reivindicações sociais e valores democráticos. São Paulo: Lua Nova, nü 17.

Oliveira, F. (1972) “A economia brasileira: crítica à razão dualista”. Estudos CEBRAP, n“ 2, outubro.

Pacheco, R. (1995) “Gestão metropolitana em debate: arranjos institucionais'’ in Valladares, Lícia e Coelho, Magda Prates (org.), Governabilidade e pobreza no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

Palmeira, M. (1996) Participação em seminário organizado e editado por Ivo Lespaupin - Prefeituras do povo e para o povo. São Paulo: Edições Loyola, Rio de Janeiro: Centro João XXIII.

Ribeiro, A. C. T. e Elias, R. (1986) “A luta pelo lugar: os camelôs no centro do Rio de Janeiro”. Cadernos do CEAS, n° 103.

Ribeiro, A. C. T. (1995) “O espetáculo urbano no Rio de Janeiro”. Cadernos IPPUR/ UFRJ, Ano IX, n° 1/4, jan-dez.

Ribeiro, A. C. T. e Silva, C. A. (1997) “Impulsos globais nas metrópoles da periferia capitalista”. Buenos Aires: VI Encontro dos Geógrafos da América Latina.

Sadcr, E. (1988) Quando novos personagens entraram em cena (experiências, falas e lutas dos trabalhadores da Grande São Paulo 1970-1980). Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Santos, M. (1994) Técnica, espaço, tempo: globalização e meio técnico-científico e informational. São Paulo: HUCITEC.

Santos, M. (1996) A natureza do espaço (técnica e tempo/razão e emoção). São Paulo: HUCITEC

Downloads

Publicado

12-08-2022

Como Citar

Ribeiro, A. C. T. . (2022). Mutações no tecido urbano: ângulos da ação social. Sociedade E Estado, 13(01), 89–101. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/44232

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.