Atores políticos e promoção de conteúdo desinformativo no Twitter: Caso da Espanha

Cas de l'Espagne

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0102-6992-202237020009

Palavras-chave:

Contenido desinformativo, políticos, comunicação política, Twitter, Fact Checking

Resumo

O artigo tem como objetivo conhecer o papel desempenhado pelos principais grupos políticos espanhóis na promoção de conteúdos desinformativos no Twitter. O estudo aplica análise estatística e temática ao total de tweets publicados em espanhol (n = 40.445 tweets), entre setembro de 2019 e fevereiro de 2020, pelas contas oficiais dos partidos, dirigentes e porta-vozes de cada um dos principais políticos grupos na Espanha (PSOE, Partido Popular, Unidas Podemos, Vox e Ciudadanos); e o conteúdo desinformativo identificado entre agosto de 2019 e março de 2020, por dois dos principais projetos jornalísticos de Fact-Checking (n = 2.730 conteúdos desinformativos) na Espanha (Maldita.es e Newtral.es). Os dados permitem perceber como os grupos políticos analisados apresentam um elevado grau de coocorrência com os conteúdos desinformativos identificados por Maldita.es e Newtral.es. O que estaria confirmando o papel ativo desses atores na expansão desse tipo de conteúdo no Twitter.

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Biografia do Autor

Elias Said-Hung, Universidad Internacional de la Rioja

Professor da Faculdade de Educação, membro do grupo de pesquisa PROCOMM e Diretor do Mestrado Universitário em Educação Inclusiva e Intercultural da Universidade Internacional de Rioja (UNIR); além de ser presidente da Associação de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CITESOC). É bacharel em Sociologia pela Universidade Central da Venezuela e doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade Complutense de Madrid, Espanha.

Iago Ocarranza-Prado, Universidade de Vigo

Engenheiro superior em telecomunicações pela Universidade de Vigo, e doutorando no Programa de Métodos Matemáticos e Simulação Numérica em Engenharia e Ciências Aplicadas, também na Universidade de Vigo, Espanha.

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Publicado

01-08-2022

Como Citar

Said-Hung, E., & Ocarranza-Prado, I. (2022). Atores políticos e promoção de conteúdo desinformativo no Twitter: Caso da Espanha: Cas de l’Espagne. Sociedade E Estado, 37(02), 575–598. https://doi.org/10.1590/s0102-6992-202237020009

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