NOVAS TECNOLOGIAS, COMUNICAÇÃO E CONSTITUINTE

Autores

  • José Salomão David Amorim Universidade de Brasília (UnB)

Palavras-chave:

.

Resumo

A importância da difusão de novas tecnologias de comunicação não poderá ser ignorada na próxima Constituição. O propósito deste trabalho é analisar alguns dos desafios colocados pelas NTC (Novas Tecnologias de Comunicação) à criação de um sistema de comunicação social democrático e de sugerir tópicos e medidas que deverão ser objeto de atenção na Constituinte, no propósito de garantir em nível legal a democratização da comunicação social.
Após uma constatação dos aspectos antidemocráticos atuais da comunicação, o autor examina as exigências de uma comunicação democrática no que concerne a audiovisual e a imprensa e, em conclusão, propõe os temas que devem ser objeto de legislação para um modelo democrático de comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Salomão David Amorim, Universidade de Brasília (UnB)

Jornalista e professor do Departamento de Comunicação da Universidade de Brasília.

Referências

AMORIM, José Salomão. “A Transição Política e a Democratização da Comunicação: Alternativas para a Ação de um Governo Democrático”. Brasília, CEC — Centro de Estudos da Comunicação e Cultura, 1984.

---------COMUNICAÇÃO E TRANSIÇÃO NO BRASIL: Propostas de Mudanças de Políticas de Comunicação — Estado, Cidadania e Movimentos Sociais. Sociedade e Estado, vol. 1, n? 1, Brasília, Editora Universidade de Brasília, 1986.

ENCONTRO NACIONAL DOS JORNALISTAS. Resolução sobre "A Comunica- cação na Constituinte”. Brasília, 1986, 17-21 de abril.

FUENZALLIDA, Valério. "Tecnologia, Comunicación y Democracia”. Seminário sobre Democracia y Comunicación en America y Europa Latinas. Barcelona, setembro de 1982, mimeo.

GUBERN, Roman. "Condicionamentos Políticos y Estructurales de la Libertad de Expresión” — / Foro Internacional de la Comunicación Social, Lima, 7-11 de julho de 1982, mimeo.

MARQUES, Ivan da Costa. Computadores: Parte de um caso amplo da sobrevivência e da Soberania Nacional, Revista de Administração Pública. Rio de Janeiro, outubro/dezembro de 1980.

NUNES, Arthur Pereira. "Constituinte e Informática”. Brasília, 1985, p. 1, mimeo.

PELINSKI, Marike. "Poder y Control en los Discursos sobre las Nuevas Tecnologias de Comunicación”, mimeo.

TOFFLER, Alvim. A Terceira Onda. Rio de Janeiro, Record, 1984, capítulo XIII

Downloads

Publicado

12-08-2022

Como Citar

Amorim, J. S. D. (2022). NOVAS TECNOLOGIAS, COMUNICAÇÃO E CONSTITUINTE. Sociedade E Estado, 1(02), 55–64. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/39418

Edição

Seção

Artigos