Atores políticos e promoção de conteúdo desinformativo no Twitter: Caso da Espanha

Cas de l'Espagne

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0102-6992-202237020009

Palavras-chave:

Contenido desinformativo, políticos, comunicação política, Twitter, Fact Checking

Resumo

O artigo tem como objetivo conhecer o papel desempenhado pelos principais grupos políticos espanhóis na promoção de conteúdos desinformativos no Twitter. O estudo aplica análise estatística e temática ao total de tweets publicados em espanhol (n = 40.445 tweets), entre setembro de 2019 e fevereiro de 2020, pelas contas oficiais dos partidos, dirigentes e porta-vozes de cada um dos principais políticos grupos na Espanha (PSOE, Partido Popular, Unidas Podemos, Vox e Ciudadanos); e o conteúdo desinformativo identificado entre agosto de 2019 e março de 2020, por dois dos principais projetos jornalísticos de Fact-Checking (n = 2.730 conteúdos desinformativos) na Espanha (Maldita.es e Newtral.es). Os dados permitem perceber como os grupos políticos analisados apresentam um elevado grau de coocorrência com os conteúdos desinformativos identificados por Maldita.es e Newtral.es. O que estaria confirmando o papel ativo desses atores na expansão desse tipo de conteúdo no Twitter.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elias Said-Hung, Universidad Internacional de la Rioja

Professor da Faculdade de Educação, membro do grupo de pesquisa PROCOMM e Diretor do Mestrado Universitário em Educação Inclusiva e Intercultural da Universidade Internacional de Rioja (UNIR); além de ser presidente da Associação de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CITESOC). É bacharel em Sociologia pela Universidade Central da Venezuela e doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade Complutense de Madrid, Espanha.

Iago Ocarranza-Prado, Universidade de Vigo

Engenheiro superior em telecomunicações pela Universidade de Vigo, e doutorando no Programa de Métodos Matemáticos e Simulação Numérica em Engenharia e Ciências Aplicadas, também na Universidade de Vigo, Espanha.

Referências

ALLCOTT, Hunt; GENTZKNOW, Matthew; YU, Chuan. Trends in the diffusion of misinformation on social media. Research & Politics, v. 6, n. 2, p. 1-8, 2019.

AMEZEEN, Michelle A. Journalistic interventions: the structural factors affecting the

global emergence of. Journalism, v. 21, n. 1, p. 95-111, 2017.

______. Revisiting the epistemology of fact-checking. Critical Review, v. 27, n. 1, p.

-22, 2015.

ANDRADE DEL CID, Patricia; FLORES GONZÁLEZ, Rubén; PABLO CONTRERAS, Mariangel. Comportamiento de las comunidades digitales en Twitter durante las elecciones México 2018. Revista de Comunicación, v. 19, n. 1, p. 19-36, 2020.

ARNALDO ALCUBILLA, Enrique. El funcionamiento del sistema electoral español.

Revista de Derecho Electoral, v. 28, p. 177-183, 2019.

ARUN, R.; SURESH, V.; VENI, C.E.; NARASIMHA, M.N. On finding the natural number

of topics with latent dirichlet allocation: some observations. Neurocomputing: An

International Journal, v. 72, n. 7-9, p. 1775-1781, 2010.

BERNAL-TRIVIÑO, Ana; CLARES GAVILÁN, Judith. Uso del móvil y las redes sociales

como canales de verificación de fake news. El caso de Maldita.es. El Profesional de

la Información. v. 28, n. 3, 2019.

CAO, Juan; XIA, Tian; LI, Jintao; ZHANG, Yongdong; TANG, Sheng. A density-based

method for adaptive LDA model selection. Neurocomputing: An International Journal, v. 72, n. 7-9, p. 1775-1781, 2009.

CARRAL, Uxía; TUÑÓN-NAVARRO, Jorge. Estrategia de comunicación organizacional

en redes sociales: análisis electoral de la extrema derecha francesa en Twitter. Profesional de la Información, v. 29, n. 6, 2020.

CERVI, Laura; ROCA, Nuria. La modernización de la campaña electoral para las elecciones generales de España en 2015 ¿Hacia la americanización? Comunicación y

Hombre, v. 13, p. 133-150, 2017.

CINELLI, Matteo; DE FRANCISCI MORALES, Gianmarco; GALEAZZI, Alessandro;

QUATTROCIOCCHI, Warter; STARNINI, Michele. The echo chamber effect on social

media. Proceedings of the National Academy of Sciences, v. 111, n. 9, e2023301118,

COMISIÓN EUROPEA. Lucha contra la desinformación en línea, 2018. Disponible en:

<https://ec.europa.eu/commission/presscorner/detail/es/IP_18_1746>. Accedido

en: 15 Mayo 2021.

DEBNATH, Ramit; BARDHAN, Ronita. India nudges to contain Covid-19 pandemic: a

reactive public policy analysis using machine-learning based topic modelling. PLoS

ONE, v. 15, n. 9, e0238972, 2020.

DE-KEERSMAECKER, Jonas; ROETS, Arne. “Fake news”: incorrect, but hard to correct. The role of cognitive ability on the impact of false information on social impressions. Intelligence, v. 65, p. 107-110, 2017.

DEVEAUD, Romain; SANJUAN, Eric M.; BALLOT, Patrick. Accurate and effective latent

concept modeling for ad hoc information retrieval. Document Numérique, p. 61-84.

EADY, G.; NAGLER, J.; GUESS, A.; ZILINSKY, J.; TUCKER, J. How Many People Live in

Political Bubbles on Social Media? Evidence From Linked Survey and Twitter Data.

Sage Open, v. 9, n. 1, 2019.

GARCÍA, Klaifer; BERTON, Lilian. Topic detection and sentiment analysis in Twitter

content related to COVID-19 from Brazil and the USA. Applied Soft Computing. v.

, 2021.

GARCÍA, Gloria; LÓPEZ, Xosé. La verificación de datos en Europa. Análisis de 5 iniciativas europeas: Maldita.es, Newtral, Pagella Política, Les Décodeurs y BBC Reality

Check. adComunica: Revista Científica de Estrategias, Tendencias e Innovación en

Comunicación, n. 21, p. 235-264, 2021.

GRAVES, Lucas. Anatomy of a fact check: objective practice and the contested epistemology of fact checking. Comunication, Culture & Critique, v. 10, n. 3, p. 518-537,

GRIFFITHS, Thomas; STEYVERS, Mark. Finding scientific topics. Proceedings of the

National Academy of Sciences, v. 101, suppl. 1, Apr. 2004. Disponible en:

www.pnas.org/content/101/suppl_1/5228>. Accedido en: 15 Mayo 2021.

GRUZD, Anatoliy; ROY, Jeffrey. Investigating political polarization on twitter: a Canadian perspective. Policy and Internet, v. 6, n. 1, p. 28-45, 2014.

HRCKOVÁ, Andrea; SRBA, Ivan; MÓRO, Róbert; BLAHO, Radoslav; ŠIMKO, Jakub;

NÁVRAT, Pavol; BIELIKOVÁ, Mária. Unravelling the basic concepts and intents of

misbehavior in post-truth society. Bibliotecas. Anales de Investigación. v. 15, n. 3,

p. 421-428, 2019.

KELLER, Franziska; SCHOCH, David, STIER, Sebastian; YANG, JungHwang. Political astroturfing on Twitter: how to coordinate a disinformation campaign. Political Communication, v. 37, n. 2, p. 256-280, 2020. Disponible en: <https://doi.org/10.1080/

2019.1661888>. Accedido en: 30 Jun. 2020.

LEE, Kathy; PALSETIA, Diana; NARAYANAN, Ramanathan; PATWARY, Ali; AGRAWAL,

Ankil; CHOUDHARY, Aloc. Twitter trending topic classification. IEEE 11th International Conference on Data Mining Workshops, p. 251-258, 2011.

LIM, Chloe. Checking how fact-checkers check. Research & Politics, v. 5, n. 3, p. 1-7,

MALDITA.ES. Metodología de maldito bulo. Disponible en: <https://maldita.es/metodologia-de-maldito-bulo>. Accedido en: 19 Dic. 2021.

MEHROTRA, Rishabh; SANNER, Scott; BUNTINE, Wray; XIE, Lexing. Improving LDA

topic models for microblogs via tweet poolings and automatic labeling. Proceedings

of the 36th international ACM SIGIR Conference on Research and Development in

Information Retrieval (889-892). ACM, 2013. Disponible en: <https://dl.acm.org/

doi/10.1145/2484028.2484166>. Accedido en: 21 Jun. 2021.

MIMNO, David; WALLACH, Hanna; TALLEY, Edmund; LEENDERS, Miriam; MCCALLUM, Andrew. Optimizing semantic coherence in topic models, 2011. Disponible

en: <http://dirichlet.net/pdf/mimno11optimizing.pdf >. Accedido en: 21 Jun. 2021.

NEWTRAL.ES. Metodología y transparencia. Disponible en: <https://www.newtral.

es/metodologia-transparencia/>. Accedido en: 19 Dic. 2021.

PAPACHARISSI, Zizi. Forget Messiahs. Social Media+Society, v. 5, n. 3, 2019.

PÉREZ-CURIEL, Concha; GARCÍA-GORDILLO, Mar. Del debate electoral en TV al ciberdebate en Twitter. Encuadres de influencia en las elecciones generales en España

(28A). El Profesional de la Información, v. 29, n. 4, e290405, 2020.

PRADA ESPINEL, Óscar; ROMERO RODRÍGUEZ, Luis Miguel. Población y demonización en la campaña presidencial de Colombia de 2018: análisis del comportamiento comunicacional en el Twitter de Gustavo Petro e Iván Duque. Revista Humanidades, v. 9, n. 1, p. 1-26, 2019.

RECUERO, Raquel; BONOW SOARES, Felipe; GRUZD, Anatoliy. Hyperpartisanship,

Disinformation and political conversations on twitter: the brazilian presidential

election of 2018. Proceedings of the Fourteenth International AAAI Conference on

Web and Social Media (ICWSM 2020), 2020. Disponible en: <https://ojs.aaai.org//

index.php/ICWSM/article/view/7324>. Accedido en: 21 Jun. 2021.

SAID-HUNG, Elías Manuel; MERINO-ARRIBAS, María Adoración; MARTINEZ-TORRES, Javier. Evolución del debate académico en la Web of Science y Scopus sobre

unfaking news (2014-2019). Estudios Sobre el Mensaje Periodístico, v. 26, n. 3, p.

-971, 2021.

SÁNCHEZ-DUARTE, José Manuel; MAGALLÓN ROSA, Raúl. Infodemia y Covid-19.

Evolución y viralización de informaciones falsas en España. Revista Española de Comunicación en Salud, n. 1, p. 31-41, 2020.

SCHEUFELE, Dietram; KRAUSE, Nicole. Science audiences, misinformation, and fake

news. Proceedings of the National Academy of Sciences, v. 116, n. 16, p. 7662-7669,

SONG, Min; KIM, Meen; JEONG, Yoo. Analyzing the political landscape of 2012 Korean Presidential Election in Twitter. IEEE Intelligent Systems, v. 29, n. 2, p. 18-26,

SOON, Carol; GOH, Shawn. Fake news, false information and more: countering human

biases Ips, 2018. Disponible en: <https://lkyspp.nus.edu.sg/docs/default-source/

ips/ips-working-paper-31_fake-news-false-information-and-more_260918.pdf>.

Accedido en: 14 Mayo 2021.

USCINSKI, Joseph. The epistemology of fact checking (is still naïve): rejoinder to

amazeen. Critical Review: A Journal of Politics and Society, v. 27, n. 2, p. 1-10. 2015.

VÁZQUEZ-HERRERO, Jorge; VIZOSO, Ángel; LÓPEZ-GARCÍA, Xosé. Innovación tecnológica y comunicativa para combatir la desinformación: 135 experiencias para un

cambio de rumbo. El Profesional de la Información, v. 28, n. 3, 2019.

VOSOUGHI, Soroush; ROY, Deb; ARAL, Sinan. The spread of true and false news online. Science, v. 359, n. 6380, p. 1146-1151, 2018.

WALKER, Richard; CHANDRA, Yanto; ZHANG, Jiansheng; VAN WITTERLOOSTUIJN,

Arjen. Topic modeling the research-practice gap in public administration. Public Administration Review, v. 79, n. 6, p. 931-937, 2019.

Publicado

01-08-2022

Como Citar

Said-Hung, E., & Ocarranza-Prado, I. (2022). Atores políticos e promoção de conteúdo desinformativo no Twitter: Caso da Espanha: Cas de l’Espagne. Sociedade E Estado, 37(02), 575–598. https://doi.org/10.1590/s0102-6992-202237020009

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.