A VIDEOANÁLISE DO MOVIMENTO DE UM FOGUETE DE PALITO DE FÓSFORO
UMA POSSIBILIDADE NO ESTUDO DO LANÇAMENTO DE PROJÉTEIS
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v1i2.7073Palavras-chave:
Lançamento de projéteis;, Foguete;, Ensino de Física;, VideoanáliseResumo
O presente trabalho procurou contribuir para o estudo do lançamento de projéteis em sala de aula para alunos do primeiro ano do Ensino Médio, utilizando aplicativos de videoanálises. Para alcançar os objetivos é proposto, como exemplo do lançamento de um projétil, o lançamento de um foguete construído com materiais de baixo custo. Seu movimento foi filmado e a partir dos dados e gráficos gerados pelos aplicativos Vídeo Physics e o Graphical Analysis, ele foi analisado. Para orientar o trabalho dos alunos em sala de aula, propõe-se que o professor peça-lhes que investiguem sobre a tangente do ângulo de inclinação da base, o tempo de subida e descida do foguete, seu alcance, sua velocidade e posição em cada eixo, além de suas funções. Propõe-se também que os alunos trabalhem em regime de colaboração, em que uma equipe grava um vídeo e envia para outras equipes analisarem e redigirem relatórios apresentando os gráficos, as tabelas e as considerações feitas em equipe.
Downloads
Referências
COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de Informação e comunicação nas escolas brasileiras: TIC educação 2015. Disponível em: . Último acesso em: 01 de novembro de 2016.
COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de Informação e comunicação nas escolas brasileiras: TIC educação 2015. Artigo: Educação Escolar e Redes Sociais em diálogo: Vislumbrando possibilidades. Disponível em: . Último acesso em: 01 de novembro de 2016.
GIRAFFA, L. M. M. Jornada nas Escol@s: A nova geração de professores e alunos. Revista Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, (Schools Trek: The new generation of teachers and students. Magazine Technology, Society and Knowledge) Campinas, v.1, n.1, p. 100-118. Disponível em: . Último acesso: 02 de Maio de 2015.
BORBA, M. G; PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
SEARS, ZEMANSKY, Física, Vol. 01, 12ª Edição. Pearson, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).