A VIDEOANÁLISE DO MOVIMENTO DE UM FOGUETE DE PALITO DE FÓSFORO

UMA POSSIBILIDADE NO ESTUDO DO LANÇAMENTO DE PROJÉTEIS

Autores

  • Francisco Adeil Gomes de Araújo Secretaria de Educação Básica do Ceará
  • Meirivâni Meneses de Oliveira Secretaria de Educação Básica do Ceará
  • Eloneid Felipe Nobre UniversidadeFederal do Ceará
  • Alexandre Gonçalves Pinheiro Universidade Estadual do Ceará
  • Marcony Silva Cunha Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v1i2.7073

Palavras-chave:

Lançamento de projéteis;, Foguete;, Ensino de Física;, Videoanálise

Resumo

O presente trabalho procurou contribuir para o estudo do lançamento de projéteis em sala de aula para alunos do primeiro ano do Ensino Médio, utilizando aplicativos de videoanálises. Para alcançar os objetivos é proposto, como exemplo do lançamento de um projétil, o lançamento de um foguete construído com materiais de baixo custo. Seu movimento foi filmado e a partir dos dados e gráficos gerados pelos aplicativos Vídeo Physics e o Graphical Analysis, ele foi analisado. Para orientar o trabalho dos alunos em sala de aula, propõe-se que o professor peça-lhes que investiguem sobre a tangente do ângulo de inclinação da base, o tempo de subida e descida do foguete, seu alcance, sua velocidade e posição em cada eixo, além de suas funções. Propõe-se também que os alunos trabalhem em regime de colaboração, em que uma equipe grava um vídeo e envia para outras equipes analisarem e redigirem relatórios apresentando os gráficos, as tabelas e as considerações feitas em equipe. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Adeil Gomes de Araújo, Secretaria de Educação Básica do Ceará

Secretaria de Educação Básica do Ceará- SEDUC
EEFM Poeta Patativa do Assaré, Bom Jardim, Fortaleza-CE CEP 60540-096

Meirivâni Meneses de Oliveira, Secretaria de Educação Básica do Ceará

Secretaria de Educação Básica do Ceará- SEDUC
EEFM Anísio Teixeira, Pan Americano, Fortaleza - CE CEP: 60441-380

Eloneid Felipe Nobre, UniversidadeFederal do Ceará

UniversidadeFederal do Ceará - UFCE Campus do Pici, BL 902
Av. Mister Hull, s/n - Pici, Fortaleza - CE, 60455-760

Alexandre Gonçalves Pinheiro, Universidade Estadual do Ceará

Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Universidade Estadual do Ceará- UECE, Planalto Universitário, Quixadá-CE, CEP: 63.900-000

Marcony Silva Cunha, Universidade Estadual do Ceará

Departamento de Física, Universidade Estadual do Ceará - UECE
Av. Dr. Silas Munguba,1700, Itaperi, 60714-903, Fortaleza-CE

Referências

COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de Informação e comunicação nas escolas brasileiras: TIC educação 2015. Disponível em: . Último acesso em: 01 de novembro de 2016.

COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de Informação e comunicação nas escolas brasileiras: TIC educação 2015. Artigo: Educação Escolar e Redes Sociais em diálogo: Vislumbrando possibilidades. Disponível em: . Último acesso em: 01 de novembro de 2016.

GIRAFFA, L. M. M. Jornada nas Escol@s: A nova geração de professores e alunos. Revista Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, (Schools Trek: The new generation of teachers and students. Magazine Technology, Society and Knowledge) Campinas, v.1, n.1, p. 100-118. Disponível em: . Último acesso: 02 de Maio de 2015.

BORBA, M. G; PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

SEARS, ZEMANSKY, Física, Vol. 01, 12ª Edição. Pearson, 2009.

Downloads

Publicado

2017-12-21

Como Citar

ARAÚJO, Francisco Adeil Gomes de; OLIVEIRA, Meirivâni Meneses de; NOBRE, Eloneid Felipe; PINHEIRO, Alexandre Gonçalves; CUNHA, Marcony Silva. A VIDEOANÁLISE DO MOVIMENTO DE UM FOGUETE DE PALITO DE FÓSFORO: UMA POSSIBILIDADE NO ESTUDO DO LANÇAMENTO DE PROJÉTEIS. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 68–80, 2017. DOI: 10.26512/rpf.v1i2.7073. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/7073. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)