A VIDEOANÁLISE DO MOVIMENTO DE UM FOGUETE DE PALITO DE FÓSFORO
UMA POSSIBILIDADE NO ESTUDO DO LANÇAMENTO DE PROJÉTEIS
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v1i2.7073Keywords:
Launching of projectiles;, Physics teaching;, Videoanalysis.Abstract
The present work sought to contribute to the study of the launching of projectiles in the classroom for first year students of high school, using the application VidAnalysis. To achieve the objectives, it is proposed, as an example, the launching of a projectile, the launching of a rocket built with low cost materials. His movement was filmed and analyzed from the data and graphics generated by the application. In order to guide the students’ work in the classroom, the teacher can guide them to investigate the tangent of the angle of inclination of the base, the rise and fall time of the rocket, its range, speed and position on each axis, in addition to their functions. Students are also encouraged to work collaboratively, in which a team records a video and sends it to other teams to analyze and reports presenting graphs, tables, and team-based considerations.
Downloads
References
COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de Informação e comunicação nas escolas brasileiras: TIC educação 2015. Disponível em: . Último acesso em: 01 de novembro de 2016.
COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de Informação e comunicação nas escolas brasileiras: TIC educação 2015. Artigo: Educação Escolar e Redes Sociais em diálogo: Vislumbrando possibilidades. Disponível em: . Último acesso em: 01 de novembro de 2016.
GIRAFFA, L. M. M. Jornada nas Escol@s: A nova geração de professores e alunos. Revista Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, (Schools Trek: The new generation of teachers and students. Magazine Technology, Society and Knowledge) Campinas, v.1, n.1, p. 100-118. Disponível em: . Último acesso: 02 de Maio de 2015.
BORBA, M. G; PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
SEARS, ZEMANSKY, Física, Vol. 01, 12ª Edição. Pearson, 2009.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).