O ESTUDO DE DINÂMICA DOS FLUIDOS COM O APLICATIVO WIND TUNNEL

ANALISANDO O VOO DE UM AVIÃO

Autores

  • Francisco Adeil Gomes de Araújo Secretaria de Educação Básica do Ceará
  • Meirivâni Meneses de Oliveira Secretaria de Educação Básica do Ceará
  • Eloneid Felipe Nobre Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Alexandre Gonçalves Pinheiro Universidade Estadual do Ceará
  • Marcony Silva Cunha Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v1i2.7070

Palavras-chave:

Aplicativos;, Ensino de Física;, Aerodinâmica

Resumo

Como os aviões conseguem voar? Este trabalho tem como objetivo geral fornecer aos estudantes, fundamentação teórica e orientação prática, a fim de lhes dar as condições de aprendizagem para responder esta pergunta, através de simulações do aplicativo Wind Tunnel no estudo de dinâmica dos fluidos para analisar o voo de um avião. Para alcançar este objetivo são propostas quatro atividades usando os aplicativos e materiais de fácil aquisição. A primeira consiste em utilizar os perfis aerodinâmicos, já existentes no aplicativo, dando aos estudantes a oportunidade de explorar os conteúdos expostos pelo professor em sala de aula. Na segunda atividade, os estudantes, usando o aplicativo, simulariam um perfil aerodinâmico que resulte a melhor relação entre a sustentação e o arrasto. Seguindo a segunda atividade, eles construirão em 3D, o protótipo da asa de avião usando, preferencialmente, materiais de baixo custo, como papel, cola, arame, usando como modelo, o perfil escolhido e criado na atividade anterior. Finalmente, na quarta atividade, os estudantes apresentarão seus projetos na sala de aula, explicando cada passo seguido para alcançar seus resultados. Como um passo além no estudo de dinâmica dos fluidos, o professor promoverá discussões em sala de aula, fornecendo pesquisas recentes sobre o uso de superfluidos em túneis de vento. 

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Biografia do Autor

Francisco Adeil Gomes de Araújo, Secretaria de Educação Básica do Ceará

Secretaria de Educação Básica do Ceará- SEDUC, EEFM Poeta Patativa do Assaré,
Rua: Descartes Braga, 4269, Bom Jardim, Fortaleza-CE, CEP 60540-096

 

 

Meirivâni Meneses de Oliveira, Secretaria de Educação Básica do Ceará

Secretaria de Educação Básica do Ceará- SEDUC, EEFM Anísio Teixeira,
Rua Rio Grande do Sul, 680, Pan Americano, Fortaleza - CE, CEP: 60441-380

 

 

 

Eloneid Felipe Nobre, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Inst. Fed. de Ed. Ciên. e Tec. do Ceará- IFCE Campus Tianguá - Rodovia CE 187, s/n - Aeroporto, CE-187, Tianguá ”“ CE, CEP 62320-000

 

 

Alexandre Gonçalves Pinheiro, Universidade Estadual do Ceará

Fac. de Ed., Ciên. e Let. do Sertão Central, Univ. Est. do Ceará- UECE - Rua José de Queiroz Pessoa, No 2554 - Quixadá-CE, CEP: 63.900-000

 

 

Marcony Silva Cunha, Universidade Estadual do Ceará

Departamento de Física, Universidade Estadual do Ceará - UECE - Av. Dr. Silas Munguba,1700, Itaperi, 60714-903, Fortaleza-CE

Referências

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Publicado

2017-12-21

Como Citar

ARAÚJO, F. A. G. de; OLIVEIRA, M. M. de; NOBRE, E. F.; PINHEIRO, A. G.; CUNHA, M. S. O ESTUDO DE DINÂMICA DOS FLUIDOS COM O APLICATIVO WIND TUNNEL: ANALISANDO O VOO DE UM AVIÃO. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 25–36, 2017. DOI: 10.26512/rpf.v1i2.7070. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/7070. Acesso em: 30 nov. 2022.

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