O ESTUDO DE DINÂMICA DOS FLUIDOS COM O APLICATIVO WIND TUNNEL
ANALISANDO O VOO DE UM AVIÃO
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v1i2.7070Palavras-chave:
Aplicativos;, Ensino de Física;, AerodinâmicaResumo
Como os aviões conseguem voar? Este trabalho tem como objetivo geral fornecer aos estudantes, fundamentação teórica e orientação prática, a fim de lhes dar as condições de aprendizagem para responder esta pergunta, através de simulações do aplicativo Wind Tunnel no estudo de dinâmica dos fluidos para analisar o voo de um avião. Para alcançar este objetivo são propostas quatro atividades usando os aplicativos e materiais de fácil aquisição. A primeira consiste em utilizar os perfis aerodinâmicos, já existentes no aplicativo, dando aos estudantes a oportunidade de explorar os conteúdos expostos pelo professor em sala de aula. Na segunda atividade, os estudantes, usando o aplicativo, simulariam um perfil aerodinâmico que resulte a melhor relação entre a sustentação e o arrasto. Seguindo a segunda atividade, eles construirão em 3D, o protótipo da asa de avião usando, preferencialmente, materiais de baixo custo, como papel, cola, arame, usando como modelo, o perfil escolhido e criado na atividade anterior. Finalmente, na quarta atividade, os estudantes apresentarão seus projetos na sala de aula, explicando cada passo seguido para alcançar seus resultados. Como um passo além no estudo de dinâmica dos fluidos, o professor promoverá discussões em sala de aula, fornecendo pesquisas recentes sobre o uso de superfluidos em túneis de vento.
Downloads
Referências
GENSZ, F.; VYEIRA, R. Evaluating the use of flight simulators of the NASA/AAPT “Aeronautics for introductory Physics” Educator Guide. Proceedings of the 20th INternational Conference on Multimedia in Physics Teaching and Learning, (p. 312-322) European Physical Society. Disponível em: . Último acesso em: 01 de novembro de 2016.
COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de Informação e comunicação nas escolas brasileiras: TIC educação 2015. Disponível em: . Último acesso em: 01 de novembro de 2016.
KUHN, J; VOGHT, P. Smartphones and Co. in Physics education: Effects os Learning with New Media Experimental tools in Acoustic. In A. Kauertz H. Ludwig, Disponível em: . Último acesso em: 01 de novembro de 2016.
NASA; AATP,. WITH YOU WHEN YOU FLY: Aeronautics for Introducory Physics, 2015, Disponível em: http://www.aeronautics.nasa.gov/pdf/aero-intro-physics.pdf. Último acesso em: 07 de novembro de 2016.
BAUER, W; WESTFALL, G. D; DIAS, H. Física para universitários: relatividade, oscilações, ondas e calor, 1ª Edição, Bookman, McGrawHill, Porto Alegre, 2013.
ALGORIZK, A realistic simulation..., Disponível em: http://www.algorizk.com/windtunnel/overview/. Último acesso em: 07 de novembro de 2016.
SAMUELS, D.C. Superfluid Turbulence. Disponível em: . Último acesso em: 07 de novembro de 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).