O ESTUDO DO LOOPING VERTICAL DE UM BALDE COM ÁGUA COM APLICATIVO DE VIDEOANÁLISE PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v2i2.11893Palavras-chave:
Movimento Circular. ensino de Física. videoanálise. dispositivos móveis.Resumo
O presente trabalho apresenta uma proposta de como explorar o looping vertical de um balde com água utilizando o aplicativo de videoanálise NewtonDV. Com a análise do vídeo do movimento foi possível verificar a força exercida pelo balde sobre a água no topo da trajetória circular, o menor valor da velocidade tangencial que mantém a água no balde e a força exercida pelo balde sobre a água no ponto mais baixo de sua trajetória. A utilização deste aplicativo de videoanálise permite estabelecer uma interação entre a teoria e a aplicação do conhecimento físico a situações concretas, possibilitando o aprendizado com diferentes representações como gráficos, diagramas, tabelas, imagens e o próprio vídeo. Desta maneira, espera-se que este trabalho norteie a ação pedagógica do professor, fazendo com que os smartphones/tablets sejam vistos como recursos didáticos para as aulas de Física.
Downloads
Referências
LAWS,P.; PFISTER,H. Using Digital Video Analysis in Introductory Mechanics Projects. The Physics Teacher.1998. Disponível em: https://cienciaescolar.files.wordpress.com/2009/12/usando-analisis-video-digital-en-proyectos-de-fisica.pdf,1998. Vol. 36. 282-287. Último acesso em: 18 de setembro de 2017.
OLDKNOW, A. Mathematics from still and video images. Micromath Summer.2003. Disponível em: https://www.mah.se/pages/74006/video1.pdf . 30-34. Último acesso em: 18 de setembro de 2017.
HIRTH, M; KUHN, J; MÜLLER, A; ROHS, M; KLEIN, P. .iMobilePhysics: Seamless Learning durch Experimente mit Smartphones & Tablets in Physik. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/308723033_iMobilePhysics_Seamless_Learning_durch_Experimente_
mit_Smartphones_Tablets_in_Physik, 2016. Último acesso em: 24 de junho de 2017.
KLEIN,P.;GRÖBER,S.; KUHN,J.;WILHELM,T. Bewegungen mit der App Video Analysisanalysieren. Smart Physik, Disponível em: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/piuz.201590033/abstract,2015. Último acesso em: 18 de setembro de 2017.
KLEIN,P.;GRÖBER,S.; KUHN,J ; MÜLLER, A. Video analysis of projectile motion using tablet computers as experimental tools. Disponível em: http://iopscience.iop.org/article/10.1088/0031-9120/49/1/37/meta, 2014. Último acesso em: 18 de setembro de 2017.
SADEK, R. VidAnalysis ”“ Videoanalyse für Android. Disponível em: http://pluslucis.univie.ac.at/PlusLucis/151/S45.pdf,2015. . Último acesso em: 18 de setembro de 2017.
KLEIN, P; KUHN, J.; MÜLLER, A. (2015) Mobile Videoanalyse - Wurf vom fahrenden Skateboard. Naturwissenschaften im Unterricht Physik: Materialien & Methoden. Experimentieren mit Smartphone und Tablet. v. 145, 24-26.
KLEIN, P; KUNH, J; MÜLLER, A.; GRÖBER, S., Video Analysis Exercises in regular Introductory Physics Courses: Effects of Conventional Methods and Possibilities of Mobile Devices, p. 270-288, Multidisciplinary Research on Teaching and Learning, 2015. Disponível em:. Último acesso: 11 de Dezembro de 2016.
OLDKNOW, A; TAYLOR, R; TETLOW, L. Teaching Mathematics Using ICT. Continuum International Publishing Group. 3rd Edition (2010).
ARAÚJO, F.A.G; OLIVEIRA, M.M.; NOBRE, E.F.; PINHEIRO, A.G.; CUNHA, M.S. Estudo do Movimento com o Aplicativo VidAnalysis: Possibilidades no Estudo de Lançamento de projéteis. Rev Prof de Física. 1, n.2 (2017). Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/25088/19826. Acesso em: 17 de fevereiro de 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).