UEPS SOBRE O ESTUDO DA CINEMÁTICA NO DIAGRAMA ESPAÇO-TEMPO EM NÍVEL DE ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.46020Palavras-chave:
Cinemática. Diagrama espaço-tempo. UEPS.Resumo
Propõe-se uma sequência didática no formato de Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para o ensino de cinemática relativística, baseado no livro An illustrated guide to relativity, Takeuchi (2010). As aulas estão distribuídas pelos seguintes tópicos: estudo sobre referencial, estudo sobre velocidade relativa, estudo sobre velocidade relativa no diagrama espaço-tempo, estudo sobre a velocidade da luz, estudo sobre velocidade relativa relativística no diagrama espaço-tempo, estudo sobre causalidade no diagrama espaço-tempo, estudo sobre sincronização dos relógios no diagrama espaço-tempo, estudo sobre dilatação dos relógios no diagrama espaço-tempo e estudo sobre contração de Lorentz. A sequência prevê uma aula para resoluções de problemas quantitativos e outra aula para questões qualitativas, que utilizará a metodologia ativa, instruções por colegas, peer instruction, para obter uma consolidação da aprendizagem. Espera-se que na UEPS, a cinemática clássica de Galileu facilite o atendimento da cinemática relativística e que o peer instruction facilite a aprendizagem através das interações entre colegas.
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Referências
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