DE COPÉRNICO A NEWTON: O ENSINO DA GRAVITAÇÃO E O MOVIMENTO DAS MARÉS
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45971Palavras-chave:
História da Astronomia. Ensino da Gravitação. Aprendizagem Significativa e Aprendizagem Baseadas em Equipes.Resumo
Este trabalho consiste no desenvolvimento de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) que aborda o tema Gravitação para turmas do segundo ano do ensino médio. Através dessa UEPS e da chamada metodologia da Aprendizagem Baseada em Equipes, emprega-se considerações e personagens da História da Astronomia para ensinar Interação Gravitacional e o Movimento das Marés, suas possíveis causas e relações com fenômenos astronômicos. A UEPS foi elaborada de modo a propiciar aos estudantes momentos, interações, materiais e estratégias que possam viabilizar uma aprendizagem significativa de conteúdos e conceitos, tais como: configuração e movimentos no sistema Sol-Terra-Lua, e força gravitacional.
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