CARAVANA "LUAR DO SERTÃO": UNINDO POLOS DO MNPEF PARA O ENSINO DE FISICA E ASTRONOMIA NO NORDESTE
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.46014Palavras-chave:
Astronomia. Letramento científico. Inclusão. Projeto Artemis. Rede de Ensino.Resumo
Apresentamos neste trabalho a formação de um grupo de polos do MNPEF/Nordeste dedicado ao Ensino e Divulgação da Física e Astronomia, somando esforços locais para uma ação regional colaborativa de pelo menos dois anos. Assim, celebrando os 50 anos das missões Apollo e o atual Projeto Artemis, em que a primeira mulher e a primeira pessoa negra pisarão na Lua, apresentaremos as ações de divulgação científica propostas em espaços públicos para promover os sensos crítico e de inclusão. Partindo de observações telescópicas itinerantes de nosso satélite e atividades paralelas, apresentaremos refutações às teorias de conspiração que negam a ida da humanidade à Lua e o formato esférico da Terra. Em parceria com os polos do MNPEF, um módulo sobre “Astronomia e Exploração Espacial”, à luz da BNCC e do Novo Ensino Médio será ofertado aos nossos discentes, tornando-os polos multiplicadores. Com esta capilaridade e logística em parcerias feitas com as Secretarias de Educação, prepararemos os professores para as observações noturnas e atividades formativas, com a participação de seus estudantes e da população. Materiais e estratégias da ação já estão definidos, e impactarão as comunidades de 30 municípios nordestinos, compartilhando uma experiência dialógica e lúdica entre saberes locais e científicos. Aprovado em primeira colocação na chamada 36/2022 do CNPq, o projeto deverá deixar como legado as conexões interinstitucionais e comunitárias; materiais que favoreçam o letramento científico e a formação de multiplicadores e; recursos que alavanquem as atividades de extensão, ensino e pesquisa de nossa rede, que pretendemos ampliar a uma escala nacional.
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