ENGAJAMENTO ACADÊMICO: UMA INVESTIGAÇÃO COM DISCENTES DO CURSO DE FÍSICA SOBRE A UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS INOVADORAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45924Palavras-chave:
Ensino de Física, Engajamento, práticas inovadoras e estágio supervisionado.Resumo
O objetivo desta pesquisa foi investigar o engajamento dos estudantes no uso de práticas de ensino inovadoras, por meio da análise dos relatórios de estágio curricular obrigatório do curso de graduação de licenciatura em física do campus prof. Alberto Carvalho em Itabaiana, Sergipe. Para tanto, a metodologia utilizada se caracteriza por uma pesquisa exploratória de cunho qualitativo, com abordagem do tipo pesquisa bibliográfica e documental. Como resultado, foi possível identificar a predominância do método tradicional de ensino como metodologia principal, pois os estagiários consideram que este método auxilia mais no controle emocional e facilita na administração de tempo, direcionando mais dedicação para os estudos, expuseram também que, a principal dificuldade na utilização de metodologias inovadoras está relacionada com a disposição do tempo em preparar as aulas, e não com a falta de competências necessárias para aquisição de um material de maior qualidade. Dessa forma, podemos verificar indícios da necessidade do estágio como objeto de constante investigação e, a partir de uma análise reflexiva pedagógica, a necessidade de buscar no estudante os elementos que constituem um professor, posto que o estágio configura-se em um momento importante de aproximação entre o futuro profissional docente e a escola. Muitas situações favorecem o engajamento acadêmico, permitindo vários saberes comportamentais, cognitivos, emocionais e sociais, mas ao realizar atividades que envolvem observação participativa e regência desprovidas de uma meta investigativa, pode colocar o estagiário em uma posição indesejável e levar o estudante a desengajar-se.
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