ENGAJAMENTO ACADÊMICO: UMA INVESTIGAÇÃO COM DISCENTES DO CURSO DE FÍSICA SOBRE A UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS INOVADORAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Autores

  • Raí Mendes de Farias Departamento de Física do Campus de Itabaiana (DFCI), Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Tiago Nery Ribeiro Departamento de Física (DFI), Universidade Federal de Sergipe (UFS)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45924

Palavras-chave:

Ensino de Física, Engajamento, práticas inovadoras e estágio supervisionado.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi investigar o engajamento dos estudantes no uso de práticas de ensino inovadoras, por meio da análise dos relatórios de estágio curricular obrigatório do curso de graduação de licenciatura em física do campus prof. Alberto Carvalho em Itabaiana, Sergipe. Para tanto, a metodologia utilizada se caracteriza por uma pesquisa exploratória de cunho qualitativo, com abordagem do tipo pesquisa bibliográfica e documental. Como resultado, foi possível identificar a predominância do método tradicional de ensino como metodologia principal, pois os estagiários consideram que este método auxilia mais no controle emocional e facilita na administração de tempo, direcionando mais dedicação para os estudos, expuseram também que, a principal dificuldade na utilização de metodologias inovadoras está relacionada com a disposição do tempo em preparar as aulas, e não com a falta de competências necessárias para aquisição de um material de maior qualidade. Dessa forma, podemos verificar indícios da necessidade do estágio como objeto de constante investigação e, a partir de uma análise reflexiva pedagógica, a necessidade de buscar no estudante os elementos que constituem um professor, posto que o estágio configura-se em um momento importante de aproximação entre o futuro profissional docente e a escola. Muitas situações favorecem o engajamento acadêmico, permitindo vários saberes comportamentais, cognitivos, emocionais e sociais, mas ao realizar atividades que envolvem observação participativa e regência desprovidas de uma meta investigativa, pode colocar o estagiário em uma posição indesejável e levar o estudante a desengajar-se.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ANTONOWISKI, R., ALENCAR, M. V., ROCHA, L. C. T. Dificuldades encontradas para aprender e ensinar física moderna. Scientific Electronic Archives [online]. 2017, v. 10.

BERNARDY, K.; PAZ, D.M. Importância do estágio supervisionado para a formação de professores. In: Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 17., 2012, Unicruz. Anais eletrônicos [...]. [s. l.: s. n.], 2012. 4 p. Tema: Ciência, Reflexividade e (In)Certezas.

VEIGA, F. H. Envolvimento dos alunos na escola: elaboração de uma nova escala de avaliação. International Journal of Developmental and Educational Psychology / INFAD Revista de Psicología, v. 1, n. 1, p. 441-450, 2013.

CORTE, A.C.D.; LEMKE, C.K. O estágio supervisionado e sua importância para a formação docente frente aos novos desafios de ensinar. In: EDUCERE, congresso nacional de educação, 12., 2015, PUCPR. Anais eletrônicos [...]. [s. l.: s. n.], 2015. 10 p.

COSTA, P. T.; CÔRTE VITÓRIA, M. I. C. Engajamento acadêmico: apoRtes para os processos de avaliação da Educação Superior. In: Educere – Congresso Nacional de Educação, 13, 2017, Curitiba. Anais do Congresso Nacional de Educação. Curitiba: Universitária Champagnat, 2017.

CURVO, L. R. V. Análise dos relatórios de estágio supervisionado do curso de ciências biológicas da Universidade Federal do Tocantins (UFT) - campus de Araguaína (Brasil), Revista Atlante: Cuadernos de Educación y Desarrollo, março. 2017.

FREDRICKS, J. A.; BLUMENFELD, P. C.; PARIS, A. H. School engagement: Potential of the concept, state of the evidence. Review of educational research, v. 74, n. 1, p. 59-109, 2004.

FREDRICKS, J. A., e MCCOLSKEY, W. (2012). The Measurement of Student Engagement: A Comparative Analysis of Various Methods and Student Self-report Instruments. In S. L. Christenson, A. L. Reschly, & C. Wylie (Eds.), Handbook of Research on Student Engagement (pp. 763-782). New York: Springer, 2012.

MANO, A.M.P; SARAVALI, E.G. Conteúdos difíceis de ensinar na perspectiva de professores de ciências. Formação inicial de professores da educação básica CAPES da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Unesp/Campus de Marília. 2016.

MARTINS, A.F.P. Estágio supervisionado em física: o pulso ainda pulsa.... Revista Brasileira de Ensino de Física [online]. 2009, v. 31, n. 3, pp. 3402.1-3402.7.

MARTINS, L. M. J. e RIBEIRO, L. D. Engajamento do estudante no ensino superior como indicador de avaliação. Avaliação, Campinas, 22 (1), 2017.

MARCURSCHI, B. e SUASSUNA, L. Avaliação em língua portuguesa: contribuições para a prática pedagógica. 1 ed., Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

PAULA, H. F.; TALIM, S. L., SALEMA, C. S. e CAMILLI, V. R. Engajamento de estudantes em um ensino remoto e emergencial de física. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. Belo Horizonte, n. 23, 2021

REEVE, J. e TSENG, C.-M. Agency as a fourth aspect of students’ engagement during learning activities. Contemporary Educational Psychology. Volume 36, Issue 4, 2011, p. 257-267.

SILVA, T.; MELO, J.; TEDESCO, P. Um modelo para promover o engajamento estudantil no aprendizado de programação utilizando gamification. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, p. 71, nov. 2016.

SILVA, T. S.C., MELO, J. C.B. & TEDESCO, P.C. A. R. A Model to Promote Student Engagement in Programming Learning Using Gamification. Brazilian Journal of Computers in Education, 26(3), 120-138. 2018.

SILVEIRA, C.T.M.A.; VITÓRIA, M.I.C. Engagement no ensino superior: narrativas discentes que contribuem para a implantação de estratégias institucionais. In: RODRIGUES, J.F (org.). Gestão, Avaliação e Inovação no Ensino Superior. Ponta Grossa, PR: Atena, 2019. v. 1, cap. 10, p. 105 - 113.

SILVEIRA, M. E.; JUSTI, F. R. R. Engajamento escolar: adaptação e evidências de validade da escala EAE-E4D. Psicol. teor. prat.,São Paulo, v. 20, n. 1, p. 110-125, abr. 2018.

Downloads

Publicado

2022-12-07

Como Citar

MENDES DE FARIAS, R.; NERY RIBEIRO, T. ENGAJAMENTO ACADÊMICO: UMA INVESTIGAÇÃO COM DISCENTES DO CURSO DE FÍSICA SOBRE A UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS INOVADORAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. Especial, p. 17–26, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v1i1.45924. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/45924. Acesso em: 5 fev. 2023.

Edição

Seção

Anais do Encontros Integrados em Física e Seu Ensino 2022

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)