SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO SOBRE O TEMPO: BREVES IMPLICAÇÕES FILOSÓFICAS SOBRE O TEMPO E A TEORIA DA RELATIVIDADE RESTRITA

Autores

  • Paulo Roberto Ferreira da Silva Sobrinho Fundação Matias Machline (FMM)
  • Márcio Gomes da Silva Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
  • Igor Tavares Padilha Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45974

Palavras-chave:

Ensino de Física. UEPS. Teoria da Relatividade Restrita. Mapas Conceituais.

Resumo

A construção Física é dotada de várias relações devido a Newton, Maxwell, Einstein, Schrödinger, entre outros, no entanto a Física é uma Ciência que descreve como os fenômenos variam no tempo, até então nada é estranho até perceber que a natureza do tempo é desconhecida e um dos maiores mistérios da Física. O que se conhece sobre o tempo começa nas reflexões filosóficas e tem como único avanço consensual no trabalho de Einstein com sua Teoria da Relatividade Restrita ou Especial. A proposta deste trabalho é apresentar um desenvolvimento histórico e filosófico perpassando por reflexões sobre o tempo de Aristóteles, Santo Agostinho, Galileu Galilei, Isaac Newton, Immanuel Kant, Bergson, Heidegger até a cinemática relativística de Einstein. Esse conjunto de ideias e teorias foram organizadas através de mapas conceituais de Novak e pela aplicação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para alunos de Ensino médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

EINSTEIN, A. A Teoria da Relatividade Especial e Geral. Tradução: Carlos Almeida Pereira. Editora Contraponto, 2017.

LORENTZ, A. A Teoria da Relatividade de Einstein. Tradução: Luís O. E. dos Santos. 1 ed. São Paulo: Ciadoebook, 2018. E-book.

MOREIRA, M. Unidades de ensino potencialmente significativas - UEPS. Aprendizagem Significativa em Revista, Vol. 1, N.2, pp.43-63 (2011).

NOVAK, J. Aprender a Aprender. Tradução: Carla Valadares. 1 ed. Lisboa: Plátano, 1984.

PESSOA, O. Filosofia da Física. Natureza Física do Tempo. p. 48-53. Notas de aula, 2020.

PUENTE, F. E. B. R. O tempo. 1 ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.

SCHLICK, M. Espaço e tempo na Física contemporânea – Uma introdução à Teoria da Relatividade. Editora *mundaréu. Tradução de Ricardo Ploch – 2016

SILVA SOBRINHO, P. R. F.; PADILHA I. T. Breves implicações filosóficas sobre o tempo e a teoria da relatividade. In: VIII SIMPÓSIO LASERA, 2021, Manaus. Anais. Manaus: Lasera, 2021. p. 61-64.

SILVA SOBRINHO, P. R. F.; PADILHA I. T. SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO SOBRE O TEMPO: Breves implicações filosóficas sobre o tempo e a Teoria da Relatividade Restrita. Dissertação de Mestrado, MNPEF Polo04 UFAM/IFAM, 2022, Manaus.

REICHENBACH, H. (1956). The direction of time, editado por Maria Reichenbach, University of California Press, Berkeley (manuscrito de 1953).

REIS, J. Estudo: O tempo em Heidegger. Revista Filosófica de Coimbra, n. 28, p. 369-414, 2005.

ROVELLI, C. A ordem do tempo. Tradução: Silvana Cobucci Leite. 1 ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2018.

Downloads

Publicado

2022-12-07

Como Citar

FERREIRA DA SILVA SOBRINHO, Paulo Roberto; GOMES DA SILVA, Márcio; TAVARES PADILHA, Igor. SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO SOBRE O TEMPO: BREVES IMPLICAÇÕES FILOSÓFICAS SOBRE O TEMPO E A TEORIA DA RELATIVIDADE RESTRITA. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. Especial, p. 370–379, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v1i1.45974. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/45974. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Anais do Encontros Integrados em Física e Seu Ensino 2022