SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO SOBRE O TEMPO: BREVES IMPLICAÇÕES FILOSÓFICAS SOBRE O TEMPO E A TEORIA DA RELATIVIDADE RESTRITA
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45974Palavras-chave:
Ensino de Física. UEPS. Teoria da Relatividade Restrita. Mapas Conceituais.Resumo
A construção Física é dotada de várias relações devido a Newton, Maxwell, Einstein, Schrödinger, entre outros, no entanto a Física é uma Ciência que descreve como os fenômenos variam no tempo, até então nada é estranho até perceber que a natureza do tempo é desconhecida e um dos maiores mistérios da Física. O que se conhece sobre o tempo começa nas reflexões filosóficas e tem como único avanço consensual no trabalho de Einstein com sua Teoria da Relatividade Restrita ou Especial. A proposta deste trabalho é apresentar um desenvolvimento histórico e filosófico perpassando por reflexões sobre o tempo de Aristóteles, Santo Agostinho, Galileu Galilei, Isaac Newton, Immanuel Kant, Bergson, Heidegger até a cinemática relativística de Einstein. Esse conjunto de ideias e teorias foram organizadas através de mapas conceituais de Novak e pela aplicação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para alunos de Ensino médio.
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