ABORDAGEM DO FENÔMENO DA SUPERCONDUTIVIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Daniel Gomes da Silva MNPEF
  • Igor Tavares Padilha UFAM
  • Márcio Gomes da Silva IFAM

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.46012

Palavras-chave:

Física. Ensino. Supercondutividade. Pixton. Educação básica.

Resumo

Neste trabalho científico apresentamos uma proposta de abordagem da Supercondutividade para educação básica. Nosso objetivo foi o de criar um produto educacional alternativo em formato de história em quadrinhos (e-book), cujo enredo visa apresentar e introduzir o fenômeno da Supercondutividade para os alunos do ensino médio. Levamos em consideração os pressupostos teóricos da aprendizagem significativa de David Ausubel e Novak, a Transposição Didática de Ives Chevallard e os mapas mentais de Johnson-Laird. Nossa história em quadrinho foi desenvolvida a partir do software on line Pixton. Este produto educacional foi implementado em uma intervenção pedagógica com alunos do ensino médio técnico na modalidade concomitante do Instituto Federal do Amazonas – IFAM, em meio a pandemia do COVID-19. A pesquisa teve um enfoque qualitativo, descritivo e exploratório. Os resultados sinalizam a viabilidade do aprendizado significativo do fenômeno da Supercondutividade a partir da utilização da referida história em quadrinhos.

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Referências

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Publicado

2022-12-07

Como Citar

GOMES DA SILVA, Daniel; TAVARES PADILHA, Igor; GOMES DA SILVA, Márcio. ABORDAGEM DO FENÔMENO DA SUPERCONDUTIVIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. Especial, p. 504–509, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v1i1.46012. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/46012. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Anais do Encontros Integrados em Física e Seu Ensino 2022