ABORDAGEM DO FENÔMENO DA SUPERCONDUTIVIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.46012Palavras-chave:
Física. Ensino. Supercondutividade. Pixton. Educação básica.Resumo
Neste trabalho científico apresentamos uma proposta de abordagem da Supercondutividade para educação básica. Nosso objetivo foi o de criar um produto educacional alternativo em formato de história em quadrinhos (e-book), cujo enredo visa apresentar e introduzir o fenômeno da Supercondutividade para os alunos do ensino médio. Levamos em consideração os pressupostos teóricos da aprendizagem significativa de David Ausubel e Novak, a Transposição Didática de Ives Chevallard e os mapas mentais de Johnson-Laird. Nossa história em quadrinho foi desenvolvida a partir do software on line Pixton. Este produto educacional foi implementado em uma intervenção pedagógica com alunos do ensino médio técnico na modalidade concomitante do Instituto Federal do Amazonas – IFAM, em meio a pandemia do COVID-19. A pesquisa teve um enfoque qualitativo, descritivo e exploratório. Os resultados sinalizam a viabilidade do aprendizado significativo do fenômeno da Supercondutividade a partir da utilização da referida história em quadrinhos.
Downloads
Referências
BANDEIRA, SERGILANIO LIMA. Aprendizagem de tópicos de física moderna e contemporânea no ensino médio profissionalizante utilizando arduino.2017.144f. Dissertação (Mestrado em ensino de Física). Universidade Federal do Semiárido. Mossoró.
COSTA, Marconi B.S.; PAVÃO, Antonio C. Supercondutividade: Um século de desafios e superação. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 34, n. 2. Recife, 2012. https://doi.org/10.1590/S1806-11172012000200017.
FERREIRA, Marcello et al. Ensino de astronomia: uma abordagem didática a partir da Teoria da Relatividade Geral. Revista Brasileira de Ensino de Física, vol. 43, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2021-0157.
PAIVA, RENDISLEY ARISTÓTELES DOS SANTOS. A importância do uso de cartuns como ferramentas auxiliares no ensino de conceitos de mecãnica quântica no ensino médio. 88f. Dissertação (Mestrado em ensino de Física). Brasília, 2015
RODRIGUES, Angela Maria; GHEDIN, Evandro. A teoria da aprendizagem significativa de david ausubel e o ensino de ciências. Roraima: UERR Editora, 2005.
SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, María Del Pilar Baptista. Metodologia de Pesquisa. 5aed. Porto Alegre: McGrawHill, 2013.
VIEIRA, David Menegassi. Supercondutividade: uma proposta de inserção no ensino médio. 152f.Dissertação (Mestrado em Ensino de Física). Vitória, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista do Professor de Física
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).