DE COPÉRNICO A NEWTON: O ENSINO DA GRAVITAÇÃO E O MOVIMENTO DAS MARÉS

Autores

  • Allinne Vezula Mateveli Gonzaga Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), PPGEnFis/MNPEF Polo 12, ES, Brasil
  • Flávio Gimenes Alvarenga Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), PPGEnFis/MNPEF Polo 12, ES, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45971

Palavras-chave:

História da Astronomia. Ensino da Gravitação. Aprendizagem Significativa e Aprendizagem Baseadas em Equipes.

Resumo

Este trabalho consiste no desenvolvimento de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) que aborda o tema Gravitação para turmas do segundo ano do ensino médio. Através dessa UEPS e da chamada metodologia da Aprendizagem Baseada em Equipes, emprega-se considerações e personagens da História da Astronomia para ensinar Interação Gravitacional e o Movimento das Marés, suas possíveis causas e relações com fenômenos astronômicos.  A UEPS foi elaborada de modo a propiciar aos estudantes momentos, interações, materiais e estratégias que possam viabilizar uma aprendizagem significativa de conteúdos e conceitos, tais como: configuração e movimentos no sistema Sol-Terra-Lua, e força gravitacional.

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Publicado

2022-12-07

Como Citar

MATEVELI GONZAGA, Allinne Vezula; GIMENES ALVARENGA, Flávio. DE COPÉRNICO A NEWTON: O ENSINO DA GRAVITAÇÃO E O MOVIMENTO DAS MARÉS. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. Especial, p. 347–352, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v1i1.45971. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/45971. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Anais do Encontros Integrados em Física e Seu Ensino 2022