UEPS SOBRE O ESTUDO DA CINEMÁTICA NO DIAGRAMA ESPAÇO-TEMPO EM NÍVEL DE ENSINO MÉDIO

Autores

  • José Roberto Gomes Soeiro Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física/MNPEF-Polo 12
  • Flávio Gimenes Alvarenga Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física/MNPEF-Polo 12
  • Laércio Ferracioli Evandro da Silva Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física/MNPEF-Polo 12

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.46020

Palavras-chave:

Cinemática. Diagrama espaço-tempo. UEPS.

Resumo

Propõe-se uma sequência didática no formato de Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para o ensino de cinemática relativística, baseado no livro An illustrated guide to relativity, Takeuchi (2010). As aulas estão distribuídas pelos seguintes tópicos: estudo sobre referencial, estudo sobre velocidade relativa, estudo sobre velocidade relativa no diagrama espaço-tempo, estudo sobre a velocidade da luz, estudo sobre velocidade relativa relativística no diagrama espaço-tempo, estudo sobre causalidade no diagrama espaço-tempo, estudo sobre sincronização dos relógios no diagrama espaço-tempo, estudo sobre dilatação dos relógios no diagrama espaço-tempo e estudo sobre contração de Lorentz. A sequência prevê uma aula para resoluções de problemas quantitativos e outra aula para questões qualitativas, que utilizará a metodologia ativa, instruções por colegas, peer instruction, para obter uma consolidação da aprendizagem. Espera-se que na UEPS, a cinemática clássica de Galileu facilite o atendimento da cinemática relativística e que o peer instruction facilite a aprendizagem através das interações entre colegas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVAREZ-ALVARADO, Manuel S.; MORA, Cesar; CEVALLOS-REYES, Cesar B. Peer instruction to address alternative conceptions in Einstein's special relativity. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 41, 2019.

AUSUBEL, David Paul; NOVAK, Joseph D.; HANESIAN, Helen. Psicologia educacional. Interamericana, 1980.

MOREIRA, Marco Antonio. UNIDADES DE ENSEÑANZA POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS-UEPS (Potentially Meaningful Teaching Units–PMTU). 2011.

TAKEUCHI, Tatsu. An Illustrated guide to relativity. Cambridge: Cambridge University Press, 2010.

VERGNAUD, Gérard. La teoría de los campos conceptuales. Recherches en didactique des mathématiques, v. 10, n. 2, p. 3, 1990.

Downloads

Publicado

2022-12-07

Como Citar

GOMES SOEIRO, José Roberto; GIMENES ALVARENGA, Flávio; EVANDRO DA SILVA, Laércio Ferracioli. UEPS SOBRE O ESTUDO DA CINEMÁTICA NO DIAGRAMA ESPAÇO-TEMPO EM NÍVEL DE ENSINO MÉDIO. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. Especial, p. 572–580, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v1i1.46020. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/46020. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Anais do Encontros Integrados em Física e Seu Ensino 2022